FAQ's

Perguntas frequentes

Processo de inscrição e seleção

É necessário enviar algum documento no momento da pré-inscrição?

No momento da pré-inscrição, os candidatos têm que anexar toda a documentação obrigatória solicitada (cópia da cédula profissional e/ou certificado de habilitações e comprovativo de pagamento, se aplicável), sob pena de serem excluídos do processo de selecção, pelo facto de não estarem reunidas todas as condições de admissão.

Quais os meios disponíveis para efectuar a inscrição num dos cursos da master?

A pré-inscrição em qualquer evento formativo da Master pode ser efectuada:

(1) através do preenchimento do formulário no website;

(2) presencialmente, no escritório da Master;

(3) WhatsApp.

Quais os critérios de admissão num curso da master?

As pré-inscrições são analisadas com base nos seguintes critérios de selecção gerais:

  1. Habilitações literárias e certificação profissional
  2. Formação profissional realizada
  3. Conhecimentos específicos sobre o conteúdo em causa
  4. Experiência profissional
  5. Relevância das competências e dos conhecimentos visados na formação para a sua actividade profissional
  6. Interesse, motivação, expectativas, disponibilidade
  7. Requisitos de acesso e critérios administrativos relacionados com a inscrição
  8. Critérios de selecção com índole preferencial

Regime e formas de pagamento

De que forma é validada uma inscrição?

A inscrição só é considerada válida e efectivada após a recepção de toda a documentação obrigatória, efectuado o pagamento mínimo exigido e reunidos os critérios de selecção admissíveis. Respeitados estes critérios, o preenchimento das vagas é realizado com base na ordem de conclusão de inscrição.

Caso o cliente tenha optado pelo pagamento da propina faseado, fica obrigado a proceder ao pagamento integral do preço acordado no momento da compra.

As inscrições estão limitadas a um determinado número de vagas?

As inscrições são limitadas ao número de vagas existente em cada curso. Se o número de vagas já estiver preenchido, ainda que te seja permitido efectuar a tua pré-inscrição, serás posteriormente contactado pela Master, informando dos procedimentos seguintes com vista à devolução do valor pago, se esse for o caso.

Caso a inscrição seja efectuada 5 dias úteis antes do evento, o formando sujeita-se à não entrega do material pedagógico/documentação disponibilizada no primeiro dia do evento frequentado. Não obstante, esse material será enviado, posteriormente, por correio.

A master pode recusar a minha inscrição?

A Master pode recusar uma inscrição quando considerar que as habilitações do formando não se enquadram nos destinatários do evento e/ou nos pré-requisitos definidos. Os destinatários de cada formação são descritos na página do evento. Nestes casos, tendo já havido lugar a qualquer pagamento, a Master devolverá esse valor, descontando uma taxa de 25€ para despesas de processamento.

Após validação da inscrição, terei de assinar algum contrato de formação?

Uma vez confirmada a admissão do formando, o ingresso do mesmo na formação é formalizado através da celebração de um contrato de formação, que reitera as condições de frequência do curso, explicitando nomeadamente:

  • identificação da entidade formadora e do formando, a designação da acção e respectiva duração bem como as datas e locais de realização
  • direitos e deveres das partes
  • condições de frequência das acções, nomeadamente assiduidade, pagamentos e devoluções ou bolsas de formação
  • datas de assinatura e de início de produção de efeitos e duração do contrato
Porquê assinar um contrato de formação?

Ao definir por escrito o objecto e as condições do serviço prestado e as funções e responsabilidades de todas as partes envolvidas, garante-se o compromisso mútuo e a transparência nas relações comerciais e de parceria, prevenindo eventuais conflitos.

Alterei os meus dados pessoais. Devo comunicar à master?

Sim. É da responsabilidade do formando manter actualizados os seus dados pessoais e informações disponibilizadas na área pessoal, de modo a que possa receber as comunicações relacionadas com os cursos nos quais se encontra inscrito.

Para validar a minha inscrição tenho de efectuar o pagamento da propina?

A inscrição só é válida após o pagamento da propina, em parte ou integral, em função da modalidade de pagamento disponível e seleccionada pelo formando.

Quais são as modalidades de pagamento permitidas?

A Master disponibiliza duas modalidades de pagamento aos formandos: pronto pagamento e pagamento faseado.

O pagamento prestacional, implica a liquidação do montante total da propina, mesmo em caso de desistência, após o prazo legal de arrependimento (14 dias seguidos à compra).

Quais os meios de pagamento disponíveis? 

O valor da propina de inscrição pode ser liquidado das seguintes formas:

  1. Multibanco, através de referências geradas automaticamente pelo sistema (apenas para pagamentos efectuados em território nacional)
  2. Cartão Visa/Mastercard, através da plataforma Paypal
  3. Cartão multibanco, dinheiro ou cheque, nas instalações da Master
  4. MB Way

Condições de funcionamento e desenvolvimento da formação

Qual é o regime de assiduidade exigido durante a formação?

Sempre que o regime de frequência seja presencial, o formando deverá frequentar pelo menos 90% da carga horária total do curso. Sempre que a mesma não seja cumprida, a Master reserva-se o direito de não atribuir certificado de formação profissional.

Em que locais irão decorrer as formações da master?

O local de realização da formação é variável, consoante a modalidade e o projecto em causa, sendo divulgado aos formandos, no website e/ou via email e/ou SMS, de acordo com a formação na qual o formando se encontra inscrito.

Onde poderei consultar o horário da formação?

A definição dos cronogramas e horários da formação, elaborados pela coordenação pedagógica, é apresentado e divulgado aos formandos, através dos elementos de divulgação da ação.

Os detalhes da formação poderão ser alterados pela master?

Quando, por razões alheias à sua vontade e a si não imputáveis, a Master não puder cumprir integralmente o plano de acção previsto, poderá proceder aos devidos ajustamentos, desde que tal não comprometa os objectivos da acção.

Deste modo, a Master reserva-se no direito de proceder à alteração de formadores, local ou horário de realização da formação, desde que isso não inviabilize os objectivos da acção, comprometendo-se nestes casos, sempre que possível, a comunicar as alterações ocorridas com a antecedência possível.

Posso partilhar o manual de apoio da formação que frequentei a um colega?

O material didáctico de apoio, facultado no decorrer da formação, é da inteira responsabilidade do seu formador, no que respeita a direitos de autor, direitos conexos e/ou de propriedade intelectual, não podendo por isso ser divulgado nem cedido pelo formando presente no curso a terceiros.

A master poderá utilizar a minha imagem, livre de quaisquer ónus, para efeitos de publicidade?

A Master, livre de quaisquer ónus para com o formando, poderá captar som/vídeo/imagem, no decorrer do evento e em contexto global, utilizando posteriormente a sua imagem para fins de divulgação nos seus canais de comunicação e publicidade.

Não consinto a captação da minha imagem. O que devo fazer?

Caso não consinta a divulgação da sua imagem/voz, deverá enviar um email antes do início do evento, para o contacto cursos@master.com.pt, alertando para a não autorização de captação de imagem e/ou som.

Encontrei uma imagem minha num dos canais de comunicação da master e pretendo a sua remoção. O que devo fazer?

Caso não consinta a divulgação da sua imagem/voz, deverá enviar um email antes do início do evento, para o contacto cursos@master.com.pt, alertando para a não autorização de captação de imagem e/ou som.

Posso proceder ao registo fotográfico, videográfico ou fonográfico da formação que irei frequentar? 

Não é permitido aos formandos proceder ao registo fotográfico, videográfico ou fonográfico dos eventos, caso isso comprometa a protecção da informação divulgada no evento.

Posso divulgar publicamente os registos que recolhi durante a formação que frequentei?

Quando autorizados, os registos recolhidos deverão ser usados exclusivamente para fins pessoais e nunca para fins comerciais. O formando que divulgar publicamente os registos recolhidos com autorização, deverá proceder à identificação do contexto em que foi recolhido.

É obrigatória a minha participação enquanto modelo nas demonstrações técnicas?

No decorrer da formação, a participação do formando em demonstrações de técnicas ou intervenções terapêuticas, realizadas pelo formador, será sempre um acto voluntário, podendo o formando recusar-se a participar, sem qualquer prejuízo para o mesmo.

A master responsabiliza-se pela aplicação das técnicas e práticas após o término da formação?

Os formandos deverão promover o exercício de práticas seguras e responsáveis, salvaguardando sempre as normas profissionais e deontológicas da sua profissão e respeitando os limites da sua habilitação profissional. No seguimento, a Master não se responsabiliza pelo actos dos seus clientes, após a frequência das formações.

Com que antecedência serei comunicado a respeito da confirmação/cancelamento do curso?

O cancelamento do evento pode ser comunicado até 4 dias antes do início do curso.

Quais as modalidades de formação disponibilizadas pela Master - Science Lab?

Desenvolvemos as modalidades de formação presencial, e-learning e live streaming.

Avaliação e certificação

Que tipologia de avaliação é aplicada nas formações da master?

Todas as ações de formação desenvolvidas pela Master são alvo de avaliação de satisfação/reacção e impacto.

A master pode recusar a emissão do meu certificado?

A emissão do certificado pode ser recusada caso o formando tenha uma assiduidade inferior à exigida, faltar a mais do que um seminário ou se se verificar que a informação prestada quanto às habilitações é falsa.

Perdi o meu certificado. A master pode emitir uma 2.ª via?

A emissão de segunda via do certificado tem um custo associado de 10€ (dez euros).

Alterações, adiamentos e cancelamento de ações

A master pode cancelar um curso agendado ou já a decorrer?

A Master reserva-se no direito de cancelar qualquer evento, inclusive, no decorrer do mesmo, caso este não alcance o número mínimo de formandos estipulado ou por qualquer outro motivo válido e justificado que impeça a realização da formação.

A master cancelou um curso que se encontrava a decorrer. Essas horas serão repostas?

No caso de o cancelamento ocorrer no decurso do evento formativo, em virtude de acontecimento súbito e fortuito, a Master obriga-se a repor as horas em falta noutra data, não havendo lugar à restituição do montante pago pelo formando, nem a qualquer indemnização ou compensação por eventuais despesas adicionais.

Com que antecedência a master poderá cancelar um curso?

O cancelamento do evento pode ser comunicado até 4 dias antes do início do curso.

No caso de o cancelamento se traduzir em adiamento, em virtude de acontecimento súbito e fortuito, a Master compromete-se a contactar os clientes inscritos nesse evento, informando-os da nova data de realização da acção e aferindo o seu interesse e disponibilidade nessa nova data.

A Master não se responsabiliza, em nenhum caso, por despesas de viagens, reservas hoteleiras e/ou outras, não havendo por isso lugar a indemnizações por danos ou contrapartidas adicionais.

Em caso de cancelamento do curso pela master, serei ressarcido do valor pago até ao momento? 

Em caso de cancelamento da acção de formação, os formandos inscritos nesse evento serão contactados com vista a indicarem o fim a dar ao montante pago até à data, podendo optar por:

  1. aplicar o montante pago numa outra edição do mesmo curso
  2. aplicar o montante pago noutro curso que conste da nossa oferta formativa
  3. devolução do montante pago até à data
O formador alocado à formação poderá ser substituido?

A Master reserva-se o direito de proceder à alteração de formadores, local ou horário de realização da formação, desde que isso não inviabilize os objectivos da acção, comprometendo-se nestes casos, sempre que possível, a comunicar as alterações ocorridas, com a antecedência possível.

Os conteúdos do programa da formação poderão ser alterados?

Os conteúdos programáticos podem ser modificados sem aviso prévio, caso os formadores considerem que essa modificação tem o fim evidente de melhorar a qualidade do programa.

Desistências e devoluções

Pretendo desistir da formação, devo comunicar à master?

Em caso de desistência, é dever do formando comunicar à Master, por escrito, tal facto e razões que estiveram na origem da sua decisão.

A comunicação da resolução do contrato deverá ser obrigatoriamente efectuada por email, para cursos@master.com.pt.

Pretendo desistir da formação. Tenho direito ao reembolso do valor da propina?

Nos termos do Decreto-Lei n.º 24/2014, aplicável aos contratos celebrados à distância, o cliente tem o direito de resolver livremente o seu contrato, sem indicar motivo, no prazo de 14 dias de calendário contados a partir da data de compra (celebração do contrato).

Findo o prazo legal de arrependimento, o cliente que desista de participar no evento/compra, não verá devolvido qualquer montante, ficando o valor do curso retido e disponível em crédito pelo período de 1 ano, desde que comunicada a desistência com um limite nunca inferior a 35 dias à data de início do evento.

Sem prejuízo do estabelecido nos pontos anteriores, caso o cliente tenha optado pelo pagamento da propina faseado, ao abrigo da alínea Regime e Formas de Pagamento, do ponto 2, fica obrigado a proceder ao pagamento integral do preço acordado no momento da compra, constituindo-se o cliente na obrigação de pagar à Master todas as prestações emergentes do contrato, acrescidas de todos os custos com juros moratórios, despesas administrativas, honorários de mandatários judicial, taxas e custas processuais, entre outros, para resolução judicial ou extrajudicial de litígio.

Pretendo faltar/desistir do curso já iniciado. Posso pedir a devolução do valor da propina?

Caso o formando falte ou desista durante o evento, não haverá lugar a qualquer reembolso ou devolução. Estas condições são válidas para todos os eventos da Master, com excepção para os que tenham condições específicas, anunciadas na página do evento, ou em regulamento próprio da formação em questão.

Sugestões, queixas e reclamações

Como fazer uma sugestão/queixa/reclamação à master?

Os intervenientes na formação (formandos, formadores, coordenadores) poderão a qualquer momento apresentar, junto da Master, as suas sugestões de melhoria/queixas/reclamações.

Relativamente a queixas/reclamações, as mesmas devem ser formalizadas por escrito, no prazo máximo de 30 dias após a ocorrência do facto que motivou a queixa/reclamação. Para esse efeito existe na Master um livro de reclamações e/ou folhas de ocorrência.

Qual é o prazo máximo de resposta a uma sugestão/queixa/reclamação por parte da master?

O prazo para emissão de resposta escrita ao reclamante, não poderá exceder os 15 dias seguidos, contados da data de recepção da reclamação.

Em caso de litigio, e no cumprimento da Lei n.º 144/2015 de 8 de Setembro, o formando pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo: Cento de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto (CICAP), com sede na Rua Damião de Gois, 31, Loja 6, 4050-225 Porto. Mais informações em www.cicap.pt | Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa (CACCL), com sede na Rua dos Douradores, n.º 116,  2º andar,  1100-207 Lisboa. Mais informações em www.centroarbitragemlisboa.pt 

Omissões

As eventuais situações que se encontrem omissas no presente regulamento serão objecto de tratamento e decisão por parte da Master.

Formações Online

Existem requisitos para me inscrever nas formações online da Master Science Lab?

Dependendo da formação em que se inscreve, poderão existir requisitos como fazer parte dos destinatários para os quais o curso foi desenvolvido. Em termos técnicos, necessita de ter um dispositivo (computador, tablet ou smartphone) com acesso à internet, que lhe permita aceder à formação. Idealmente deverá também dispor de uma webcam e microfone, por forma a conseguir enviar e receber som e imagem. Atualmente a maioria dos dispositivos que utilizamos já têm incorporado imagem e som.

Como funciona a modalidade live training?

Nesta modalidade, a transmissão do evento ocorre em direto, permitindo ao formando colocar as suas questões ao formador, em tempo real, tornando a experiência mais enriquecedora. No dia anterior ao início da formação, os formandos recebem os dados de acesso à plataforma de live streaming. E, no dia da formação, o formando deverá entrar na sessão à hora de início do curso. Quando o formando concluir o seu percurso formativo ser-lhe-á enviado o certificado de formação profissional.

Existem intervalos nas sessões live training?

Poderão existir pausas de 10 a 15 minutos após 1h30/2h00 de formação, articulados sempre com cada formador. Nos dias em que sessão decorra de manhã e de tarde existirá um intervalo para o almoço com a duração de, no mínimo, uma hora.

O meu computador não tem microfone ou webcam disponível. É impeditivo de frequentar um evento online, em live training?

A utilização do microfone e webcam é recomendada, no sentido de melhorar a interação e a experiência da formação. No entanto, poderá participar na formação sem estes equipamentos. Para interagir com o(a) formador(a), basta digitar as suas questões no chat disponível na plataforma.

Existe suporte técnico disponível no live training?

Sim, a Master Science Lab tem, para o efeito, apoio técnico que se encontra disponível através do email suporte@master.com.pt e conta messenger.

Como funciona a modalidade eLearning?

Nesta modalidade, o formando dispõe de 90 dias para assistir aos conteúdos gravados e concluir o percurso formativo, podendo sempre recorrer ao email para colocar questões ao formador. Depois de regularizada a sua inscrição, o formando receberá os dados de acesso à plataforma em até 48 horas. Quando o formando concluir a formação terá direito ao certificado de formação profissional.

Como posso esclarecer as minhas dúvidas numa formação online?

Na formação em live training poderá colocar as suas questões através do chat e/ou utilizar a funcionalidade “levantar a mão” por forma a que lhe seja concedida voz para intervir em direto. Na modalidade eLearning, as dúvidas deverão ser colocadas por email e enviadas para cursos@master.com.pt.

Posso aceder aos conteúdos após a realização do curso?

No caso da formação live training, o formando dispõe de 30 dias para consultar e fazer download de materiais partilhados ou sugeridos pelo formador durante a sessão.Após os 30 dias, deixará de ter acesso aos mesmos. No caso da formação eLearning, dispõe de 90 dias para assistir aos conteúdos gravados e concluir o seu percurso formativo. 

Posso partilhar os conteúdos privados?

O formando obriga-se a não copiar, exibir, reproduzir, partilhar com terceiros o seu acesso login ou de outra forma transferir para terceiros quaisquer dos materiais ou conteúdos da formação disponibilizados pela Master Science Lab ao abrigo de uma contratualização pessoal e intransmissivel. Assim, o evento adquirido deverá ser utilizado única e exclusivamente pelo próprio, sob pena de bloqueio imediato do acesso à plataforma, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal a que houver lugar.

Tenho mais dúvidas. Como posso esclarecê-las?

A nossa equipa está disponível para esclarecer qualquer questão. Poderá entrar em contacto connosco através de chamada, WhatsApp (+351 916 673 237), ou e-mail (cursos@master.com.pt).

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