Na América, aproximadamente 69 milhões de indivíduos (35% da população), experienciou algum tipo de disfunção vestibular, de acordo com o National Institute on Deafness and Other Communication Disorders. O mesmo relatório, indica que 8 milhões relataram problemas crónicos de equilíbrio e 2,4 milhões identificaram um problema crónico de tonturas.
A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) foi a disfunção com maior incidência (50%). Em Portugal, a vertigem e o desequilíbrio são dois dos motivos mais frequentes na procura de atendimento médico especializado na urgência. Estima-se ainda que, cerca de 20% dos indivíduos entre os 18 e os 65 anos de idade, já tenham sentido um episódio de perturbação do equilíbrio e que cerca de 30% destes mantêm queixas ao fim de 12 meses. Estes números aumentam exponencialmente na população acima dos 65 anos, tornando-se num dos principais problemas de saúde neste grupo etário, particularmente com o aumento da esperança média de vida.
Assim, sendo a Reabilitação Vestibular uma área de trabalho em franca expansão, com resultados impactantes no bem-estar e na qualidade de vida dos pacientes, a MASTER oferece cursos online em direto com um dos nomes mais sonantes da área, a nível mundial: Prof. Dr. André Santos.
Uma formação completamente baseada em evidência cientifica e na ampla experiência clínica do formador em questão, onde adquirirá métodos semiológicos e exames funcionais complementares, que o conduzirão ao correto diagnóstico funcional e tratamento mais eficaz. Ao longo do curso serão ainda apresentados estudos de caso, protocolos internacionais, demonstração das manobras utilizadas na reabilitação vestibular e ainda exercícios de habituação, adaptação e substituição.
Seria interessante lembrar um estudo do Comitê Ad Hoc de Reabilitação Vestibular da Bárány Society, que convidou fisioterapeutas de todo o mundo para preencher uma pesquisa por e-mail sobre a origem de sua formação em FV [na época, fui o único fisioterapeuta vestibular a responder em toda a América Latina]. As respostas foram recebidas de 133 terapeutas (117 fisioterapeutas) de 19 países. Chamou atenção que a amostra tinha uma ampla variedade de formações, práticas e padrões de referência em FV. Como resultado, poucos entrevistados (5%) tiveram algum treinamento sobre reabilitação vestibular durante a faculdade. A maioria dos entrevistados aprendeu sobre reabilitação vestibular depois de formados com cursos de educação continuada (69%), interações com seus colegas (14%) e leitura de artigos (14%). Todos eles endossaram o conceito de desenvolver padrões e educar os alunos e fisioterapeutas sobre anatomia e fisiologia vestibular, testes diagnósticos, distúrbios vestibulares e estratégias de intervenção mais atualizadas. Dessa forma, o Comitê recomendou o desenvolvimento de padrões internacionais para educação e prática em Fisioterapia Vestibular. Outro estudo, da mesma Sociedade científica, desenvolveu diretrizes (guidelines) para a criação de programas de educação continuada em FV. As diretrizes apontaram a necessidade de um conhecimento mais aprofundado nesta área de atuação, familiarizando o fisioterapeuta com a avaliação, diagnóstico e abordagem terapêutica disponíveis, assim como reconhecer as limitações das investigações atuais.
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Objetivo geral:
Capacitar o profissional no controlo de síndromes vestibulares, periféricas ou centrais.
Objetivos específicos:
1. Avaliar e reconhecer as síndromes vertiginosas;
2. Realizar de modo preciso, o exame físico direcionado para o diagnóstico cinético funcional;
3. Conduzir e preparar o tratamento adequado para cada diagnóstico funcional definido, com intenso treino das técnicas específicas da reabilitação vestibular. Competências adquiridas pelo formando no final da formação;
4. Adquirir amplos conhecimentos anatomofisiológicos do sistema vestibular;
5. Melhorar o raciocínio clínico. Denotar capacidade para elaborar um diagnóstico cinético-funcional eficaz e assim prescrever um tratamento racional e personalizado;
6. Saber como conduzir um eficaz follow-up ao paciente.
- Funções e neurobiologia do labirinto: o sexto sentido;
- Principais estruturas do Labirinto (Labirinto ósseo, labirinto membranoso, canais semicirculares, utrículo, sáculo, cóclea, líquidos, nervo);
- Neurofisiologia vestibular;
- Conexão com o sistema nervoso central;
- Componentes centrais do sistema vestibular (núcleos vestibulares, vias vestibulares centrais, o córtex vestibular;
- Reflexos envolvidos na estabilidade da cabeça e do corpo (RVO e RVE);
- Cerebelo (o labirinto primitivo);
- Visão anatomofisiopatológica do sistema vestibular;
- A dinâmica da Compensação vestibular (habituação, adaptação e substituição).
Sem informação
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.
Modo de pagamento
Totalidade
100%
na inscrição
Notas
Inclui certificado e gravação durante um ano após a compra.
André Santos
É uma honra receber em Portugal uma das maiores referências mundiais na área da Reabilitação Vestibular. Fisioterapeuta desde 1993, é membro da Bárány Society (International Society for Neuro-Otology) e da Vestibular Disorders Association – EUA. Com doutoramento em fisioterapia, tem dedicado os últimos anos em exclusivo à investigação, docência e clínica na área da Reabilitação Vestibular.
1. Adquirir os mais recentes conhecimentos científicos numa área de intervenção em grande crescimento (reabilitação vestibular) para controlo das síndromes vertiginosas e de desequilíbrio;
2. Face ao crescente número de pacientes com tonturas e desequilíbrios, muitas vezes associadas a limitações vs o tratamento medicamentoso, o mercado tem necessidade urgente em receber profissionais com formação específica em reabilitação vestibular;
3. Ser formado por uma das maiores referências mundiais na área da reabilitação vestibular - Prof. Dr. André Santos.