1ª Edição
Porto 3h Português

Masterclass Como abrir um gabinete/clínica de fisioterapia ou terapias não convencionais

18 Mai 2019

Masterclass Como abrir um gabinete/clínica de fisioterapia ou terapias não convencionais

Formação em formato B-Learning, após inscrição terá acesso à formação durante um ano, podendo assistir quando lhe for mais conveniente.

Poupar horas infindáveis de interpretação de leis, economizar tempo e dinheiro. Adquirir conhecimento de forma rápida para abrir o seu espaço em conformidade com a lei vigente. A arquitecta, Cristina Fernandes, a formadora deste curso é altamente experiente na projeção de espaços de saúde privados e públicos (clínicas e hospitais).

DESTINATÁRIOS

Profissionais de fisioterapia, osteopatia, acupunctura, quiropraxia, naturopatia, homeopatia, fitoterapia e outros com interesse na temática (tb. estudantes)

VAGAS

50 formandos

DATAS

18 Mai 2019

LIMITE DE INSCRIÇÃO

17 Mai 2019

HORÁRIOS

10h30-13h00

sábado

LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

GALERIA
FORMADOR

Portugal

Cristina Fernandes

Empowerment

Especialista em Arquitectura

Cristina Fernandes - Master Science Lab
Com uma duração de apenas 3 horas, esta Masterclass tem como objetivo poupar infindáveis horas de interpretação de leis, dissipar as tantas dúvidas que surgem quando se pretende abrir um espaço próprio, economizar tempo e dinheiro entre dezenas de reuniões e burocracia solicitada e, por fim, adquirir o conhecimento necessário para que possa abrir o seu gabinete/clínica em total conformidade com a lei.

Para exercer qualquer atividade profissional é necessário um espaço físico. No caso particular da prestação de serviços de saúde, a escolha desse espaço depende, num primeiro momento, de vários fatores: alguns respeitantes ao próprio profissional, outros que dependem de opções e decisões que o mesmo toma, e ainda outros fatores que estão relacionados com aspetos físicos e legais.

Neste último grupo enquadram-se a escolha do local, a área necessária e a sua adequação à diversa legislação em vigor, seja a de âmbito geral aplicada à urbanização e edificação e demais legislação complementar, e ainda a de âmbito específico, aplicável ao tipo de uso pretendido.

É neste contexto que o arquiteto se apresenta como o técnico capaz de informar e aconselhar corretamente, na medida em que é detentor de um conhecimento sistémico, devendo participar no processo desde a fase inicial, ou seja, desde que o profissional de saúde decide "abrir" o seu espaço de trabalho, na medida em que dá o seu parecer sobre o espaço ou espaços que vão sendo "visitados" na fase de seleção, informando sobre a sua elegibilidade para o fim previsto, das condições e infra-estruturas existentes no local que o tornam apto ou não para o fim em vista, pelo cruzamento com a legislação em vigor e que irá condicionar, em fase posterior, o desenvolvimento do projeto e da obra.

E é sobre estas questões e outras afins que trata a MasterClass que iremos apresentar, no sentido de informar e esclarecer sobre os trâmites essenciais à abertura e funcionamento de um espaço de prestação de cuidados de saúde.

Ver Mais

Esta Masterclass tem como objectivo poupar infindáveis horas de interpretação de leis, dissipar as tantas dúvidas que surgem quando se pretende abrir um espaço próprio, economizar tempo e dinheiro entre dezenas de reuniões e burocracia solicitada e, por fim, adquirir o conhecimento necessário para que possa abrir o seu gabinete/clínica em total conformidade com a lei.
1. Apresentação do programa
- Objetivos
- Enquadramento legal (fisioterapia e terapias não convencionais)

2. Iniciar atividade: como e o que fazer?
- Estratégia:
Definir o que se pretende.
Tipo e quantidade de valências.
Recursos humanos.
Perspetivas de evolução.
- Disponibilidade financeira.
- Planeamento:
Quem consultar?
Papel do arquiteto.

3. Critérios de seleção do espaço:
- Definição da área.
- Seleção do local.
- Análise da envolvente.
- Acessibilidades.
- Adequação do espaço.

4. Preparação do projeto:
- Designação jurídica - implicações.
- Programa.
- Legislação geral.
- Legislação específica.
- Entidades a consultar.

5. Elaboração do projeto:
- Tipo de procedimento - licenciamento, comunicação prévia, isenção de controlo prévio. Ou legalização?
- Que projectos são necessários?
- Projectos para Entidades Oficiais e Projetos para Execução.
- Faseamento do(s) projectos.

6. Execução da obra:
- Escolha do empreiteiro - critérios de seleção.
- Assistência técnica e fiscalização da obra - definição.
- Controlo de custos.
- Certificação e vistoria - entidades a contactar.

7. Abertura do estabelecimento:
- O que fazer e como fazer - procedimentos legais.

8. Prática versus teoria:
- Análise de exemplos (projetos e/ou obras) onde surgiram entraves ou obstáculos, as complicações daí decorrentes e a forma como se resolveram.

Ver Mais

Sem informação
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Cristina Fernandes

Docente desde 1992 na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada, frequentou a sua licenciatura em arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, é membro da Construction History Society e ainda assessora do Sistema LiderA - Sistema de Avaliação de Sustentabilidade. A sua formação académica e especializada é vastíssima, onde se encontram inúmeras pós graduações, master’s e término de doutoramento pela Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de A Coruña. Apresenta no seu curriculum, mais de 90 obras concretizadas, sendo parte delas destinadas a unidades de saúde e bem-estar como hospitais, ginásios, clínicas médicas e spa’s.

Ver Mais

1. Dissipar todas as dúvidas inerentes à abertura de um gabinete/clínica:
- Qual a legislação a aplicar
- Como interpretar a legislação
- Qual a posição da administração regional de saúde (ARS)
- A quem recorrer
2. Fazer uma gestão consciente do investimento financeiro, ficando com a noção de onde e como gastar de forma eficiente evitando desperdícios, atitude fundamental na época de crise que atravessamos;
3. Ao dissipar todas as dúvidas inerentes a este burocrático processo, irá economizar muitas horas perdidas entre informações muitas vezes mal fornecidas e leituras erróneas das várias dezenas de decretos de lei existentes;
4. Ter a noção de que a escolha de profissionais competentes, para cada uma das fases decisivas do processo, promove e assegura a viabilidade e o sucesso do investimento;
5. Acima de tudo ficar munido com o conhecimento necessário para que com segurança e boas práticas abra o seu próprio local de trabalho.

Ver Mais

CERTIFICAÇÕES E APOIOS
Certificado 1 - Master Science Lab

Formação Complementar

FORMADOR Sem Informação

Como interpretar a legislação? Que entidades consultar? A quem recorrer? Programa actualizado às nossas exigências legais.

FORMADOR Cláudia Costa

Pediatria, postura de conforto, auxiliar o bebé. Mecanismos de sobrevivência. Crises de desenvolvimento. Normalização do sistema fascial. Equilibrar o sistema musculo-esqueletico

Confirmado 389€
Curso Reabilitação de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva

FORMADOR Neide Costa

Mamoplastia, abdominoplastia, lipoaspiraçõa, liftinf facial, blefaroplastia, cirrugias reconstrutivas e ainda a doença oncológica da mama são exemplos de temas abordados.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!