Os pés, a par da ATM, olho e sistema vestíbulo-coclear formam as 4 grandes entradas sensoriais que o ser humano possui na sua regulação postural. Assim, é obrigatório conhecer com rigor, porquê, quando e como influenciar o apoio dos pés.
A Podoposturologia integra o conhecimento entre a influência dos pés, a postura e o equilíbrio ortostático. Trata-se de uma técnica desenvolvida a partir da posturologia clínica que visa tratar o paciente através do uso de palmilhas que são o vector de estímulos (em locais, espessuras e desenhos específicos) para cada modificação que é desejada. Esta correcção poderá ter 3 efeitos: sensoriais, proprioceptivos e mecânicos. Cada caso clínico é um caso particular e no curso de Podoposturologia aprenderá a diferença entre os estímulos e quando utilizar cada um.
A confecção de palmilhas funcionais passa, num primeiro momento, por uma avaliação postural, para que se observe o equilíbrio do tónus entre as cadeias musculares. São ainda avaliadas as variáveis posturais estáticas e dinâmicas relacionadas com a cintura escapular e pélvica, parâmetros estes que podem estar simétricos ou assimétricos.
O objectivo do tratamento é utilizar as palmilhas funcionais para promover simetria entre as tensões musculares, reorganizando assim a postura corporal. As palmilhas funcionais são, portanto, um conceito que se baseia em princípios da biomecânica (cinética e cinemática) e pressupõe um tratamento com início, meio e fim, não tornando o paciente “dependente” da palmilha.
De ressaltar que a palmilha não será confeccionada para a patologia, mas antes para as disfunções que causam esses sintomas patológicos, conferindo um carácter individualizado à palmilha.
O que diferencia as palmilhas funcionais das ortopédicas é o facto de actuarem na postura, equilibrando a tensão entre as cadeias de músculos que envolvem o esqueleto ósseo. A palmilha ortopédica por sua vez é destinada para os problemas nos pés.
As palmilhas funcionais extrapolam os problemas dos pés. Muitas vezes são prescritas para pacientes com pés normais e sem queixas clínicas podais.
As peças podais, fixadas numa ortótese denominada de palmilha funcional, têm como objectivo diminuir os desequilíbrios tónicos, promover simetria e reduzir as disfunções nas informações que perturbam a postura e o equilíbrio. O tónus dos músculos do corpo reage aos estímulos que são efectuados na região plantar.
De modo geral, quem indica e fabrica palmilhas, tem pouco conhecimento sobre a complexidade do controlo postural, desconhece a relação existente entre a visão, os receptores plantares e a disfunção do aparelho oclusal na repercussão postural.
Este facto pode propiciar alterações lesivas na postura do indivíduo e gradativamente pode desenvolver o desconforto, dor e degeneração articular, razão pela qual a Master tem como vital a realização do curso Podoposturologia – Confecção de Palmilhas Funcionais, com o fisioterapeuta brasileiro e mestre em bioengenharia, Rafael Temoteo.
O uso de palmilhas funcionais, é muito comum nos problemas relacionados com os pés, como metatarsalgia, fasceíte plantar, esporão de calcâneo, neuroma de Morton, pé cavo e plano, calcâneo valgo e varo e nas diferenças do comprimento dos membros inferiores onde ocorre uma báscula da cintura pélvica.
A indicação do tratamento podopostural concentra-se nos transtornos funcionais. Visa corrigir as básculas e rotações da cintura escapular e pélvica.
As alterações nos padrões posturais, podem desencadear além de desconforto no pé, dores na região lombar, coxo femoral, joelho e tornozelo. Estas variações podem ser prevenidas e tratadas através do conceito da palmilha funcional.
Ver Mais
Objectivos gerais:
- Compreender as disfunções e alterações posturais através da visão da podoposturologia.
- Confeccionar palmilhas para correcção de alterações posturais.
Objectivos específicos:
- Conhecer a entrada sensorial podal e as relações com as disfunções e alterações posturais.
- Identificar, através de um exame clínico funcional, a necessidade da prescrição das palmilhas posturais.
- Analisar os diferentes tipos de disfunção.
- Verificar se deverá ser realizada remediação postural.
- Seleccionar os tipos de estímulos que deverão ser utilizados em cada caso clínico.
- Aprender a confeccionar as palmilhas e elementos de correcção.
1. INTRODUÇÃO AS PALMILHAS FUNCIONAIS
- O que são palmilhas funcionais? – Conceptualização
2. ÁREAS DE ACTUAÇÃO
- Ortopédica
- Pediátrica
- Neurológica
- Pé diabético
- Geriátrica
- Reumatológica
3. BIOMECÂNICA DE MEMBROS INFERIORES
- Biomecânica do retro pé, ante pé e médio pé
- Arco plantar
- Influência podal nos membros inferiores
4. AVALIAÇÃO CLINICA E BIOMECÂNICA
- Plantigrafia
- Podoscopia
- Baropodometria
- Avaliação de marcha
- Correlações clinicas
5. APRESENTAÇÃO DOS MATERIAIS E DAS SUAS CARACTERÍSTICAS
- Placa base
- Cobertura
- Elementos
6. CONFECÇÃO DOS ELEMENTOS
- Elementos para ante pé
- Elementos para médio pé
- Elementos para retro pé
7. CONFECÇÃO DE PALMILHAS
- Prática de confecção de palmilha plana
- Prática de confecção de palmilha termomoldável
8. COMO MONTAR UM LABORATÓRIO DE PALMILHAS FUNCIONAIS
- Criação de um laboratório de palmilhas funcionais
Ver Mais
Sem informação
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.
Modo de pagamento
Totalidade
100%
na inscrição
Notas
Inclui documentação de apoio + Certificado de formação profissional + Seguro
Rafael Temoteo
Fisioterapeuta, especialista em terapia manual e postural (CESUMAR), mestre em bioengenharia (UNIVAP) e doutorando em ciência do movimento humano e reabilitação (UNIFESP). Possui título de especialista pela sociedade nacional de fisioterapia desportiva. Sócio da sociedade internacional de biomecânica. Ingressou na carreira académica como professor universitário, em 2009, na FATECI, exercendo ainda docência, em 2014, na Universidade Federal do Ceará. Exerce prática clínica privada no seu próprio consultório, com especial intervenção na área das palmilhas funcionais, avaliação biomecânica e re-treino da corrida. A nível académico, ministra aulas em pós-graduações na área da fisioterapia desportiva, terapia manual, treino funcional e traumato-ortopedia. A par destas actividades profissionais, é formador nas áreas das palmilhas funcionais, biomecânica da corrida, baropodometria e bandas funcionais em várias cidades do Brasil, América do Sul e agora em Portugal. Presidente da SONAFE Ceará (Gestão 2018/2019).
Ver Mais
1. Pertencerá a um grupo reduzido de profissionais em Portugal com formação em Podoposturologia.
2. Dominará conhecimentos de reprogramação da tonicidade do pé, de forma a influenciar toda a postura do seu paciente. Os pés são uma das maiores entradas sensoriais do ser humano.
3. Conseguirá oferecer aos seus pacientes uma palmilha que promove a sua organização postural.
4. Conseguirá:
- Avaliar: conhecer os parâmetros e variáveis posturais.
- Prescrever: conhecer as peças podais e as suas indicações no tratamento de podoposturologia.
- Confeccionar as palmilhas posturais: conhecer a montagem, colagem, moldagem e acabamento das palmilhas.