Ao longo das últimas décadas houve um avanço considerável na compreensão da fisiologia do cérebro. Recentes progressos nas técnicas para investigar a função cerebral de modo não invasivo, como ressonância magnética, electroencefalografia, estimulação magnética transcraniana e estimulação transcraniana por corrente contínua, têm permitido novos conhecimentos na fisiopatologia de várias doenças que afectam o cérebro.
Neste contexto, a Neuromodulação (com o uso de aparelhos que mudam a actividade cerebral através da estimulação eléctrica ou magnética, invasiva ou não invasiva) podem proporcionar uma interessante alternativa às formas de tratamento para transtornos neuropsiquiátricos e reabilitação após lesões cerebrais. Especialistas em Neuromodulação devem possuir conhecimentos especializados em metodologia clínica e pesquisas recentes, além de métodos de neuromodulação. Isso envolve conhecimento do mecanismo de acção das ferramentas de neuromodulação, efeitos clínicos e treino/prática. As estimulações transcranianas são técnicas baseadas na aplicação ou indução de correntes eléctricas no sistema nervoso de forma segura e não invasiva em indivíduos conscientes.
Estas técnicas têm ganho destaque no cenário mundial por auxiliarem tanto no diagnóstico e tratamento de uma série de condições clínicas, quanto no estudo do funcionamento do sistema nervoso. De entre as técnicas de neuromodulação cerebral, três têm sido amplamente estudadas, a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), a estimulação magnética transcraniana (EMT) e a electroestimulação periférica (EP). No curso que aqui se apresenta será abordada a Estimulação Magnética Transcraniana, que se baseia no princípio de indução electromagnética, descoberto por Faraday em 1838.Uma bobina pequena que recebe uma corrente eléctrica alternada, extremamente potente, é colocada sobre o crânio humano (KOBAYASHI e PASCUAL- LEONE, 2003).
A mudança constante da orientação da corrente eléctrica dentro da bobina é capaz de gerar um campo magnético que atravessa a pele e os ossos. Durante a aplicação da EMT, correntes eléctricas são induzidas em áreas corticais que podem despolarizar neurónios e gerar potenciais de acção que fazem a neuromodulação (KOBAYASHI e PASCUALLEONE, 2003). Por meio da observação e análise das características dos potenciais de acção induzidos pela EMT é possível avaliar diferentes aspectos da neuromodulação (KREUZER et al., 2011; PASCUAL-LEONE, 1994; ARAÚJO, 2011) com boa resolução temporal, espacial e funcional (BOGGIO et al., 2006).
Essas características tornam a EMT uma ferramenta indiscutivelmente útil para a avaliação da actividade do cérebro, fornecendo dados sobre plasticidade cerebral, representação de músculos e funções facilitadoras e inibidoras do cérebro. As técnicas de neuromodulação podem ser utilizadas de forma isolada, ou combinada com algum tipo de intervenção motora, com o intuito de maximizar os efeitos de técnicas terapêuticas subsequentes (SCHABRUN e CHIPCHASE, 2012). Estudos que associaram a estimulação cerebral com a terapia ocupacional (NAIR et al., 2011), com a terapia de contensão e indução do movimento (BOLOGNINI et al., 2011) e com o treino assistido robótico para o membro superior (HESSE et al.,2007) apresentaram bons resultados.
O mesmo aconteceu no caso do controlo da dor (SOLA et al., 2010; BECERRA et al., submetido). Iosa e colaboradores (2012) apontam a ETCC entre as sete tecnologias mais promissoras para o futuro da reabilitação de pacientes pós-AVE, e que pacientes poderão se beneficiar do seu uso através da combinação com outras intervenções convencionais, sugerindo que a associação destas tecnologias deve ser empregada.
Ver Mais
- Capacitar o formando para utilizar as técnicas de estimulação cerebral em contexto clínico.
- Dar a conhecer o embasamento científico sobre as perspectivas do uso das técnicas de neuromodulação no contexto da recuperação motora e cognitiva.
- Mostrar as principais aplicações e uso dos diferentes métodos de neuromodulação em vários transtornos, nos campos da Neurologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Fonoaudiologia, entre outros.
- Dotar o formando de experiência prática e teórica acerca dos principais métodos de neuromodulação.
Dia 1:
1. Introdução à Neuromodulação Clínica:
- Apresentação das técnicas
- Aspectos históricos
2. Apresentação do sistema 10-20 EEG e correlações funcionais
3. Teórico-prática: Sistema 10-20 EEG
4. Princípios físicos e fisiológicos e fundamentos da TMS
5. Medidas eletrofisiológicas I: potencial evocado motor, limiar motor de repouso e limiar motor activo.
6. Prática: TMS - Medidas electrofisiológicas I (potencial evocado motor, limiar motor de repouso e limiar motor activo nos membros superiores e inferiores usando bobina circular e em oito)
Dia 2:
1. Prática: Hotspot/Limiar motor repouso/activo
2. Neuroplasticidade, metaplasticidade e plasticidade mal-adaptativa
3. Teórico-prática: rTMS e tabela de segurança
4. Aplicações clínicas (estimulação do córtex motor primário)
5. Simulação de atendimento (dor crónica e efeitos ergogénicos)
Dia 3:
1. Aplicações clínicas (estimulação da área motora suplementar e córtex pré-motor)
2. Simulação de atendimento (controlo motor)
3. Aplicações clínicas (estimulação do córtex pré-frontal dorsolateral)
4. Simulação de atendimento (distúrbios de humor e controlo cognitivo)
5. Combinação de estimulações no córtex motor primário e pré-frontal dorsolateral
6. Aplicações clínicas (estimulação do cerebelo)
Dia 4:
1. Simulação de atendimento (déficits de coordenação)
2. Medidas electrofisiológicas II: curva de recrutamento, tempo de condução central e periférico, medidas TMS de pulso pareado (inibição e facilitação intracortical) e limiar de fosfenos
3. Aplicações clínicas (córtex parietal posterior)
4. Simulação de atendimento (atenção visuespacial)
5. Uso livre dos equipamentos
6. Dúvidas gerais e encerramento do curso
Ver Mais
Sem informação
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.
Modo de pagamento
Totalidade
100%
na inscrição
Notas
Inclui coffee-break (café, chá e água) + Documentação + Certificado de formação profissional
Abrahão Fontes Baptista
Fisioterapeuta, com Mestrado e Doutoramento em Ciências Morfológicas e Pós-doutoramento em neuromodulação e dor pela University of Western Sydney. Tem ainda especialização em docência do ensino superior e em técnica operatória e cirurgia experimental.
Os seus principais interesses relacionam-se com os tópicos dor, lesão e regeneração nervosa periférica, electroestimulação funcional e neuromodulação não-invasiva.
Ocupa também a posição de vice-chefe do departamento de biomorfologia da UFBA
Na Master será o coordenador científico do curso Estimulação Magnética Transcraniana, em parceria com a Magventure.
Ver Mais
- As técnicas de neuromodulação como a estimulação transcraniana não invasiva são capazes de promover a neuroplasticidade e têm ganho destaque pelos seus efeitos isolados ou em combinação com fármacos, técnicas de exercício e prática mental.
- Os resultados da EMT oferecem uma rica possibilidade para a avaliação clínica, fornecendo diversos dados importantes para o acompanhamento de pacientes, funcionando ainda como guia para o tratamento.
- Irás aprender com um dos mais reputados investigadores da área da neuromodulação clínica: Abrahão Fontes Baptista
- No final do curso estarás dotado de competências que te permitirão utilizar as técnicas de estimulação magnética transcraniana na tua prática clínica.