1ª Edição
Vila Nova de Gaia 120h Espanhol

Curso Especialização em Movimento Eficiente

08 Out 2021 - 19 Jun 2022

Curso Especialização em Movimento Eficiente

Melhor preço

1390€

ATÉ 9 DE AGOSTO

1465€A PARTIR DE 10 DE AGOSTO

1540€A PARTIR DE 24 DE AGOSTO

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Ver regulamento aqui

Uma abordagem ativa e dinâmica para avaliar e trabalhar para um movimento eficiente

Há uma necessidade urgente entre os profissionais de saúde, exercício e artes performativas de incluir o movimento dinâmico e a análise funcional no seu trabalho diário, bem como de aprender a implementar estratégias de movimento ótimas e eficientes.

DESTINATÁRIOS

Profissionais de saúde, exercício e artes performativas.

VAGAS

30 formandos

DATAS

08 Out 2021 - 19 Jun 2022

Módulo 1

08 Out 2021 - 10 Out 2021

Módulo 2

10 Dez 2021 - 12 Dez 2021

Módulo 3

11 Fev 2022 - 13 Fev 2022

Módulo 4

23 Abr 2022 - 25 Abr 2022

Módulo 5

18 Jun 2021 - 19 Jun 2022

LIMITE DE INSCRIÇÃO

07 Set 2021

HORÁRIOS

9h00-18h00

sexta-feira, s´bado e domingo

LOCALIZAÇÃO

Holiday Inn Porto - Gaia

Rua Diogo de Macedo nº 220

4400-107 Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Gaia

COORDENADAS

Latitude: 41,1243157245479

Longitude: -8,61479561603386

FORMADOR

Espanha

Tomás Bonino

Terapia Manual

Presidente da ESITEF. Vasta formação especializada em osteopatia

Tomás Bonino - Master Science Lab
Este curso oferece-nos uma variedade de abordagens ao movimento eficiente, úteis para avaliar e trabalhar de forma ativa e dinâmica com nossos utentes e alunos, procurando promover o seu bem-estar físico, mental e emocional.

Fornece-nos ferramentas para explorar o nosso próprio movimento e o do outro, a análise dos padrões adquiridos, a relação estabelecida entre as várias partes do corpo para um funcionamento ideal e as estratégias de movimento necessárias para um melhor desempenho.

Oferece-nos ainda os conhecimentos necessários sobre a neurociência aplicada ao movimento e ao exercício, entendendo que só trabalhando a partir do SNC e modificando-o serão geradas mudanças reais nas funções motoras.

Esta formação dotará os formandos de opções e variantes de movimento eficiente e otimizado que nos ajudarão a integrar todos os sistemas envolvidos na dinâmica humana, para uma otimização real e sustentada ao longo do tempo.

Há uma necessidade URGENTE entre os profissionais de saúde, atividade física e artes cénicas de incluir o movimento dinâmico e a análise funcional e implementar estratégias de movimento ótimas e eficientes como ferramentas para o trabalho diário. Além disso, importa ter uma melhor compreensão dessas abordagens tanto para si mesmo quanto os seus utentes e alunos.

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Objetivo geral

O formando irá adquir as competências necessárias para realizar um raciocínio adequado em relação às disfunções do movimento e o seu impacto na eficiência e otimização da utilização do aparelho locomotor. Este curso pretende ainda que o aluno saiba como orientar uma proposta de eficiência por meio do movimento e do exercício.

Objetivos específicos
- Explicar qual é o nosso papel no sistema de movimento;
- Explicar o que é movimento eficiente;
- Divulgar e praticar habilidades básicas/adquiridas;
- Conhecer as famílias do movimento humano;
- Apresentar os conceitos de capacidade e demanda funcional;
- Expor a influência dos sistemas articular, miotendíneo, nervoso, fascial e psicossocial no movimento;
- Discutir as diferenças entre movimento, exercício e desporto;
- Apresentar as últimas tendências em neuropedagogia aplicada ao movimento;
- Descrever e desenvolver as diferentes fases da aprendizagem motora;
- Distinguir variabilidade, variação, variedade;
- Conhecer os diferentes conceitos posturais: estático e dinâmico;
- Redefinir a propriocepção, consciência corporal e cinestesia;
- Demonstrar e reconhecer padrões motores funcionais e sequências de recrutamento muscular;
- Aprenda a avaliar a eficiência da aplicação e transferência de forças;
- Avaliar a eficiência da capacidade de dissipação de força;
- Divulgar o conceito de capacidade funcional de movimento;
- Distinguir os critérios de controle motor: dissociação de segmento.;
- Gerir os conceitos relacionados à estabilidade: estática e funcional;
- Explicar o conceito de “estratégias de força” e resposta neuromuscular;
- Apresentar os conceitos de coordenação e sequencia: sequência cinemática e integração;
- Saber a importância da influência das crenças, atitudes e confiança no utente;
- Aprender um processo de tomada de decisão metodológica para estabelecer o raciocínio clínico na abordagem da patologia musculo-esquelética.;
- Compreender as relações funcionais das cadeias miofasciais e suas implicações nos padrões de movimento normais e patológicos.

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Módulo 1

- Movement System (Apta): o papel do profissional de saúde, de exercício ou artes cénicas no sistema de movimento;
- Movimento eficiente: tipos de movimento. O que é mover-se bem?
- Antropologia do movimento;
- Desenvolvimento dinâmico a partir da neurogênese;
- Competências básicas/competências adquiridas;
- Famílias de movimentos humanos (análise de seus padrões naturais);
- Capacidade funcional vs demanda funcional;
- Sistemas que influenciam o movimento: articular, miotendão, nervoso, fascial, influência psicossocial;
- Diferenças entre movimento, exercício e desporto;
- Diferenças entre movimento terapêutico e exercício terapêutico;
- Neuropedagogia aplicada ao movimento/exercício terapêutico:
   - Fases de aprendizagem motora;
   - Variabilidade, variação, variedade;
   - SNC e movimento;
   - Elementos que se relacionam para gerar um movimento eficiente;
   - Modelo do círculo de movimento;
- Postura: estática/dinâmica;
- Postura vs "posturas". Definição de boa postura a partir da dinâmica;
- Estabilidade lombopélvica primária/estabilidade torácica primária/sistema visceral “pneumático”: respiração, tipos e necessidades em função dos diferentes tipos de atividades;
- O núcleo podal: uso do pé, diferenças nos passos e sua influência na elasticidade dinâmica, resistência e capacidade motora;
- Linha espinhal central: protocolo de conscientização e ativação.

Módulo 2

Consciência corporal - autoconsciência

- Influência da experiência-aprendizagem na propriocepção;
   Diferença e trabalhos específicos de propriocepção | cinestesia | sensação de força | interceptação;
- Amnésia sensório-motora;
Local de início do movimento (pré-definido)
- Os bloqueios;
- Preparação para a ação;
- Planeamento do movimento;
- Sequência de ativação;
- Planos de início de movimento;
Recrutamento muscular e padrões motores funcionais;
- Avaliação. Impressão geral de movimento (Seguir, Alcançar, Evitar, Reação);
"Functional force mangment";
- Criação de forças;
   Estabilidade e objetivo;
   Funcionamento do "core". Estabilidade vs rigidez;
   Avaliação dinâmica e tratamento funcional;
   Propulsão (empuxo e inércia);
- Avaliação dinâmica de bases;
- Avaliação funcional dinâmica;
- Fases do tratamento: impulso, inércia, combinação.

Módulo 3

- Distribuição eficiente de forças. Avaliação (testes dinâmicos) e tratamento;
- Transferência de forças. Avaliação (testes dinâmicos) e tratamento;
   - Ação no plano rotacional;
   - Ação no eixo vertical;
   - Alterações no movimento por planos;
- Dissipação eficiente de forças. Avaliação (testes dinâmicos) e tratamento;
   - As leis da dissipaçã;
   - As "molas" de dissipação (tornozelo, joelho, quadril);
   - A absorção de forças;
   - Espirais, diagonais e queda.

Móduloo 4

- Capacidade funcional de se mover (conceito de "mobility");
- Explicação e prática destes conceitos:
   - Flexibilidade relativa;
   - Rigidez funcional;
   - Inibição reflexa;
   - Inibição recíproca;
   - Dominância sinérgica;
- Mobilidade vs flexibilidade, prática: quadris, coluna, ombro, punhos, pés, tornozelo;
- Motores de movimento;
- "Contact Impro" aplicado;
- O “Laban Cube” no controle do espaço;
- "Palavras e frases" de movimento.

Módulo 5

- Dissociação entre segmentos (controle do motor em eixos adequados):
- Estabilidade:
   - Estabilidade estática e estabilidade funcional;
   - Estabilidade vs rigidez;
   - Determinantes de equilíbrio e estabilidade;
   - Progressões de atividades de estabilidade dinâmica.
- Resposta neuromuscular:
   - Estratégias de força: armadura, suporte elástico, resposta neuromuscular;
   - Análise da predominância de cada um e sua correção;
- Coordenação e sequencia;
   - Cronometragem do motor;
   - Erro do sensor-motor;
   - Padrões de dinâmica distal proximal vs distal proximal;
- Sequência cinemática e integração:
   - Aplicação às habilidades adquiridas;
- Crenças, atitude, confiança;
   - Influencia reação-emoção.

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Sem informação
- Certificado internacional emitido pela ESITEF.

- Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.

- Formação homologada pelo Instituto do Desporto e Juventude (IDP, I. P) para efeitos da renovação de cédula (PROCAFD/TEF e DT) com 24 Unidades de Crédito Presenciais.

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

20%
na inscrição
16%
até 01.10.2021
16%
até 03.12.2021
16%
até 04.02.2022
16%
até 15.04.2022
16%
até 11.06.2021

Notas

Inclui material de apoio + certificado de participação.

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Tomás Bonino

É fisioterapeuta, diplomado em Osteopatia (DO) e tem vasta formação especializada, o que lhe permite ser, atualmente, formador em mais de 10 países. A par da prática clínica que desenvolve em Espanha e América latina, Tomás Bonino assume o cargo de presidente da Escola Internacional de Terapia Física (ESITEF), sendo ainda docente convidado em inúmeros congressos e universidades internacionais. Foi o primeiro fisioterapeuta convidado a palestrar numa conferência TEDx.

1. Ira adquir as competências necessárias para realizar um raciocínio adequado em relação às disfunções do movimento e o seu impacto na eficiência e otimização da utilização do aparelho locomotor;
2. Aprenderá como orientar uma proposta de eficiência por meio do movimento e do exercício.
CERTIFICAÇÕES E APOIOS
Certificado 1 - Master Science Lab
Certificado 2 - Master Science Lab
Certificado 3 - Master Science Lab

Formação Complementar

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FORMADOR Tomás Bonino

Homolugação IPDJ (24 UC). Movimento eficiente. Neurociência aplicada ao movimento e ao exercício. Neuropedagogia do movimento. Sistema Nervoso Autónomo.

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