Existe uma necessidade urgente na atualização de conceitos que se relacionam com a análise do movimento normal, com a identificação de padrões de movimento disfuncionais e com a consequente definição da estratégia terapêutica adequada para se promover correção e melhoria de um padrão neuromotor.
Será apresentada o tipo de abordagem a implementar tendo em conta as alterações nos mecanismos moduladores do sistema nervoso (flexibilidade relativa, rigidez funcional, inibição reflexa, dominância sinérgica, dominância como um par de forças)
Prática da capacidade funcional do movimento no pé e tornozelo, joelho, anca, tórax, ombro, cervical e mão.
Curso com o prestigiado Tomas Bonino - as suas linhas de estudo e a forma como interpreta e coloca em prática o exercício como ferramenta terapêutica têm-lhe valido a oportunidade de por um lado trabalhar com atletas de renome mundial e por outro de estar presente como palestrante em eventos científicos de altíssima qualidade.
Ver Mais
Objectivo geral:
Assegurar que o aluno adquira as competências necessárias para realizar um raciocínio adequado relativamente às disfunções do movimento e ao seu impacto na eficiência e otimização da utilização do aparelho locomotor. Fazer com que o aluno saiba orientar uma proposta de eficiência através do movimento e do exercício.
Objectivos específicos:
• Explicar qual é o papel do profissional no sistema de movimento.
• Expor o que é o movimento eficiente.
• Apresentar e praticar habilidades básicas/adquiridas.
• Conhecer as famílias do movimento humano.
• Apresentar os conceitos de capacidade e necessidade funcional.
• Expor a influência dos sistemas articular, miotendíneo, nervoso, fascial e psicossocial no movimento.
• Discutir as diferenças entre movimento, exercício e desporto.
• Expor as últimas tendências da neuropedagogia aplicada ao movimento.
• Descrever e desenvolver as diferentes fases de aprendizagem motora.
• Variabilidade, variação, variedade.
• Conhecer os diferentes conceitos posturais: estático e dinâmico.
• Redefinir propriocepção, consciência corporal e cinestesia.
• Demonstrar e reconhecer padrões motores funcionais e sequências de recrutamento muscular.
• Aprender a avaliar a eficiência da aplicação e transferência de forças
• Avaliar a eficiência da capacidade de dissipação de força.
• Introduzir o conceito de capacidade de movimento funcional.
• Distinguir os critérios de controlo motor: dissociação de segmentos.
• Tratar conceitos relacionados à estabilidade: estática e funcional.
• Explicar o conceito de "estratégias de força" e resposta neuromuscular.
• Apresentar os conceitos de coordenação e sequenciação. Sequência cinemática e integração.
• Conhecer a importância da influência das crenças, atitudes e confiança do paciente.
• Aprender um processo metodológico de tomada de decisão para estabelecer o raciocínio clínico na abordagem da patologia músculo-esquelética.
• Compreender as relações funcionais das cadeias miofasciais e sua implicação em padrões de movimento normais e patológicos.
Ver Mais
Capacidade Funcional do Movimento
- O que é e porque é importante?
- A debilidade muscular e a dificuldade na contração muscular como origem de encurtamentos musculares e consequente falta de mobilidade articular
- Tipo de abordagem a implementar tendo em conta as alterações nos mecanismos moduladores do sistema nervoso:
- flexibilidade relativa
- rigidez funcional
- inibição reflexa
- dominância sinérgica
- dominância como um par de forças
- Prática da capacidade funcional do movimento no:
- Pé e tornozelo, joelho, anca, tórax, ombro, cervical e mão
- Capacidade funcional do movimento vs estiramentos
- O cubo de “laban” no controlo do espaço
Ativação e reequilibração de padrões motores
- Apresentação dos padrões motores funcionais desde uma visão neuromotora (abertura, fecho, flexão, extensão, rotação espiral, diagonal cruzada)
- As linhas miofasciais como parte estrutural ativa dos padrões motores funcionais
- Sinergia motora e a sua importância na estabilidade e fluidez do movimento
- Alterações neuromotoras que afetam o movimento (dominância assinérgica, dominância em par de forças e rigidez funcional)
- Influência da gestão de padrões motores sobre as estratégias na produção de força
Prática
- Ampla série de exercícios de padrões motores funcionais em forma de protocolos com regressões e progressões para uma mais fácil implementação (abertura, fechamento, flexão, extensão, rotação espiral, diagonal cruzada)
-Trabalho de contramovimento preparatório, acumulação de energia cinética-elástica e rebote recoil.
- Implementação de atividades de ativação e alongamento funcional tridimensional para as cadeias miofasciais
- Trabalho dinâmico com resistência elástica para avaliação e otimização da eficiência dos diferentes padrões motores
Ver Mais
Sem informação
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.
Modo de pagamento
Totalidade
100%
na inscrição
Notas
Inclui documentação de apoio + Certificado de formação profissional + Seguro
Tomás Bonino
Tomas Bonino, é um prestigiado fisioterapeuta que apresenta um percurso muito peculiar no mundo da fisioterapia. Há cerca de 20 anos mergulhou na área da terapia manual e osteopatia, sendo responsável pelo ensino e divulgação da terapia manual em mais de 9 países tendo formado com excelência centenas de fisioterapeutas. Porém, pelo fato de ser um estudioso nato, percebeu que além da terapia manual, qualquer processo de reabilitação deveria contemplar uma terapia ativa, ie, o exercício, momento onde se refugia para investigar, estudar e colocar em prática uma terapêutica pelo movimento. As suas linhas de estudo e a forma como interpreta e coloca em prática o exercício como ferramenta terapêutica têm-lhe valido a oportunidade de por um lado trabalhar com atletas de renome mundial e por outro de estar presente como palestrante em eventos científicos de altíssima qualidade. É, portanto, um profundo conhecedor seja da terapia passiva (terapia manual) seja da terapia ativa (exercício) conferindo-lhe por isso um lugar impar no mundo da fisioterapia. Investigador (Espanha e Alemanha) na área da pedagogia da motricidade.
Ver Mais
Oferece-nos uma gama de abordagens de movimento eficientes úteis para avaliar e trabalhar activa e dinamicamente com os nossos utentes, alunos e pacientes, procurando promover o bem-estar físico, mental e emocional.
Fornece-nos ferramentas para explorar o próprio movimento e o dos outros, a análise dos padrões adquiridos, a relação estabelecida entre várias partes do corpo para uma função ideal e as estratégias de movimento necessárias para um melhor desempenho.
Oferece-nos o conhecimento necessário sobre a neurociência aplicada ao movimento e ao exercício, entendendo que só trabalhando a partir do SNC e modificando-o é possível gerar mudanças reais nas funções motoras.
Oferece-nos opções e variantes de movimento eficiente e ótimo que nos ajudarão a integrar todos os sistemas envolvidos na dinâmica humana, para uma otimização real e sustentada ao longo do tempo.
Há uma necessidade URGENTE entre os profissionais de saúde, atividade física e artes cênicas de incluir análises dinâmicas funcionais e de movimento e implementar estratégias de movimento ideais e eficientes como ferramentas para o trabalho diário. E ter uma melhor compreensão dessas abordagens tanto para si como para os clientes, alunos e pacientes.
Ver Mais