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Objectivo geral:
Assegurar que o aluno adquira as competências necessárias para realizar um raciocínio adequado relativamente às disfunções do movimento e ao seu impacto na eficiência e otimização da utilização do aparelho locomotor. Fazer com que o aluno saiba orientar uma proposta de eficiência através do movimento e do exercício.
Objectivos específicos:
• Explicar qual é o papel do profissional no sistema de movimento.
• Expor o que é o movimento eficiente.
• Apresentar e praticar habilidades básicas/adquiridas.
• Conhecer as famílias do movimento humano.
• Apresentar os conceitos de capacidade e necessidade funcional.
• Expor a influência dos sistemas articular, miotendíneo, nervoso, fascial e psicossocial no movimento.
• Discutir as diferenças entre movimento, exercício e desporto.
• Expor as últimas tendências da neuropedagogia aplicada ao movimento.
• Descrever e desenvolver as diferentes fases de aprendizagem motora.
• Variabilidade, variação, variedade.
• Conhecer os diferentes conceitos posturais: estático e dinâmico.
• Redefinir propriocepção, consciência corporal e cinestesia.
• Demonstrar e reconhecer padrões motores funcionais e sequências de recrutamento muscular.
• Aprender a avaliar a eficiência da aplicação e transferência de forças
• Avaliar a eficiência da capacidade de dissipação de força.
• Introduzir o conceito de capacidade de movimento funcional.
• Distinguir os critérios de controlo motor: dissociação de segmentos.
• Tratar conceitos relacionados à estabilidade: estática e funcional.
• Explicar o conceito de "estratégias de força" e resposta neuromuscular.
• Apresentar os conceitos de coordenação e sequenciação. Sequência cinemática e integração.
• Conhecer a importância da influência das crenças, atitudes e confiança do paciente.
• Aprender um processo metodológico de tomada de decisão para estabelecer o raciocínio clínico na abordagem da patologia músculo-esquelética.
• Compreender as relações funcionais das cadeias miofasciais e sua implicação em padrões de movimento normais e patológicos.
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CAPACIDADE FINAL DO MOVIMENTO:
- O que é isto e por que motivo é importante?
- Fraqueza muscular e dificuldade de contração como origem do encurtamento muscular e falta de mobilidade articular.
- Abordagem tendo em conta as alterações dos mecanismos modulatórios do sistema nervoso
- Flexibilidade relativa
- Rigidez funcional
- Inibição reflexa
- Dominância sinérgica
- Dominância em par de forças
- Prática da capacidade funcional de movimento em: Tornozelo, pé, joelho, quadril, tórax, ombro, pescoço e pulso
- Capacidade funcional de movimento vs alongamento
- Cubo de Laban no controlo do espaço
ATIVAÇÃO E EQUILÍBRIO DOS PADRÕES MOTORES
• Conhecer os padrões motores funcionais da visão neuromotora: Abrir, fechar, flexão, extensão, rotação espiral, cruzamento diagonal
• Aprender as linhas miofasciais que são a parte estrutural ativa desses padrões.
• Compreender o que é a Sinergia Motora e a sua importância na estabilidade e fluidez do movimento.
• Conhecer os distúrbios neuromotores que afetam o movimento: Dominância sinérgica, dominância do par externo e rigidez funcional
• Aprenda a influência da gestão de padrão motor nas estratégias de gestão de força: Armadura, suporte elástico (linear/diagonal/espiral) e misto
• Compreender as melhorias neuromotoras e teciduais que este tipo de trabalho implica
Prática
• Uma ampla série de exercícios de padrão motor funcional para cada um deles na forma de protocolos de regressões e progressões para fácil execução.
(Abrir, fechar, flexão, extensão, rotação espiral, cruzamento diagonal)
• Trabalho de contramovimento preparatório, acúmulo de energia cinético-elástica e rebote de recuo.
• Implementação de atividades de ativação e alongamento tridimensional funcional para as cadeias miofasciais.
• Trabalho dinâmico com resistência elástica para avaliação e otimização da eficiência dos moldes.
• Escolha de sequências de movimentos e frases úteis para equilibrar as funções corporais dependendo da cadeia miofascial afetada.
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Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.
Modo de pagamento
Totalidade
100%
na inscrição
Notas
Inclui documentação de apoio + Certificado de formação profissional + Seguro
Tomás Bonino
É fisioterapeuta, diplomado em Osteopatia (DO) e tem vasta formação especializada, o que lhe permite ser, atualmente, formador em mais de 10 países. A par da prática clínica que desenvolve em Espanha e América latina, Tomás Bonino assume o cargo de presidente da Escola Internacional de Terapia Física (ESITEF), sendo ainda docente convidado em inúmeros congressos e universidades internacionais. Foi o primeiro fisioterapeuta convidado a palestrar numa conferência TEDx.
Oferece-nos uma gama de abordagens de movimento eficientes úteis para avaliar e trabalhar activa e dinamicamente com os nossos utentes, alunos e pacientes, procurando promover o bem-estar físico, mental e emocional.
Fornece-nos ferramentas para explorar o próprio movimento e o dos outros, a análise dos padrões adquiridos, a relação estabelecida entre várias partes do corpo para uma função ideal e as estratégias de movimento necessárias para um melhor desempenho.
Oferece-nos o conhecimento necessário sobre a neurociência aplicada ao movimento e ao exercício, entendendo que só trabalhando a partir do SNC e modificando-o é possível gerar mudanças reais nas funções motoras.
Oferece-nos opções e variantes de movimento eficiente e ótimo que nos ajudarão a integrar todos os sistemas envolvidos na dinâmica humana, para uma otimização real e sustentada ao longo do tempo.
Há uma necessidade URGENTE entre os profissionais de saúde, atividade física e artes cênicas de incluir análises dinâmicas funcionais e de movimento e implementar estratégias de movimento ideais e eficientes como ferramentas para o trabalho diário. E ter uma melhor compreensão dessas abordagens tanto para si como para os clientes, alunos e pacientes.
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