A avaliação dinâmica funcional dá-nos uma variedade de abordagens de movimento úteis para avaliar ativa e dinamicamente os nossos utentes.
Fornece-nos ferramentas de diagnóstico para explorar o próprio movimento e dos outros, a análise de padrões adquiridos, a relação estabelecida entre várias lesões ou patologias e as consequentes estratégias de movimento.
Oferecendo opções e variantes de movimentos eficientes e óptimos que o ajudarão a integrar todos os sistemas envolvidos na dinâmica humana, para uma melhoria real e sustentada ao longo do tempo.
Há uma URGENTE necessidade entre os profissionais de fisioterapia e educação física de incluir análise dinâmica funcional, diagnóstico do movimento e implementar estratégias terapêuticas ou de otimização, envolvendo o movimento como ferramenta para o trabalho clínico ou de treino. Para ter uma melhor compreensão dessas abordagens tanto para si quanto para os utentes.
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Objetivos
• Permitir analisar se os distúrbios do movimento podem ser devido a um problema estrutural (hardware) ou a uma alteração na gestão da ação do sistema nervoso (Software), e assim saber se devemos realizar uma abordagem neuromotora ou uma abordagem estrutural.
• Permitir compreender as relações funcionais das diferentes partes do corpo e o do seu envolvimento nos padrões normais de movimento, comparando com os patológicos.
• Permitir analisar e diagnosticar o movimento funcional global eficaz em relação à mecânica.
• Ajudar a compreender como trabalhar eficientemente com seres humanos multiposturais, multiplanares e sempre em assimetria dinâmica.
• Abrir a possibilidade de relacionar disfunções a conceitos como controlo motor, tempo de contração, rigidez funcional, padrões sinérgicos e tudo o que é necessário para estabilidade e funcionalidade.
• Apoiar na criação de um plano de ação terapêutica que se adapta à realidade das pessoas (que vivem e se lesionam em movimento).
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O movimento desde a abordagem neuromotora.
Capacidades vs Procura.
Veremos primeiro as "regras" a seguir na avaliação de qualquer movimento.
Em seguida, oferecemos uma gama de 14 estratégias diferentes a partir das quais podemos analisar e enfrentar QUALQUER alteração ou movimento:
• Pelo pré-definido
- Fechaduras
- Preparação para a ação - ações epistêmicas
- Planeamento do movimento
- Estratégias de estabilização
• Pelo uso do visual na ação
• Por orientação para o objetivo da tarefa
• Por motores de movimento
• Por estratégias neuromotoras (blindagem / suporte elástico / misto)
• Por simetria dinâmica
• Por dominância ou substituição de padrão.
• Pela velocidade da ação
• Pela “sensação” de movimento
• Por distribuição
• Por dissipação
• Por dissociação
• Por sequencia, dissociação e temporização
• Por habilidades motoras, manipulativas e locomotoras.
Sem informação
Certificado internacional emitido pela ESITEF.
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.
Formação homologada pelo Instituto do Desporto e Juventude (IDP, I. P) para efeitos da renovação de cédula (PROCAFD/TEF e DT) com 4 Unidades de Crédito Presenciais.
Modo de pagamento
Totalidade
100%
na inscrição
Notas
Inclui documentação de apoio + Certificado de formação profissional + Seguro
Tomás Bonino
Tomas Bonino, é um prestigiado fisioterapeuta que apresenta um percurso muito peculiar no mundo da fisioterapia. Há cerca de 20 anos mergulhou na área da terapia manual e osteopatia, sendo responsável pelo ensino e divulgação da terapia manual em mais de 9 países tendo formado com excelência centenas de fisioterapeutas. Porém, pelo fato de ser um estudioso nato, percebeu que além da terapia manual, qualquer processo de reabilitação deveria contemplar uma terapia ativa, ie, o exercício, momento onde se refugia para investigar, estudar e colocar em prática uma terapêutica pelo movimento. As suas linhas de estudo e a forma como interpreta e coloca em prática o exercício como ferramenta terapêutica têm-lhe valido a oportunidade de por um lado trabalhar com atletas de renome mundial e por outro de estar presente como palestrante em eventos científicos de altíssima qualidade. É, portanto, um profundo conhecedor seja da terapia passiva (terapia manual) seja da terapia ativa (exercício) conferindo-lhe por isso um lugar impar no mundo da fisioterapia. Investigador (Espanha e Alemanha) na área da pedagogia da motricidade.
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Uma vez realizada a avaliação, poderemos identificar melhor e com mais clareza os objetivos de melhoria, poderemos criar um plano de exercícios para aquela pessoa, atividade ou patologia, específico.
Podendo orientá-los especificamente para a reeducação motora, através de exercícios tendo em conta, novamente, as respostas do sistema nervoso e as possíveis alterações estruturais associadas.
Toda a análise e abordagem que faremos do movimento será feita a partir de uma visão neuro-motora, pensando primeiro no software (SN) e como este pode influênciar o que vemos como alterações e as possíveis disfunções estruturais associadas.
Qual é a abordagem menos conhecida, mas mais eficaz a médio e longo prazo para encontrar a melhor gestão do movimento do "responsável" que é o sistema nervoso.