Sem informação
Objectivo geral:
Assegurar que o aluno adquira as competências necessárias para realizar um raciocínio adequado relativamente às disfunções do movimento e ao seu impacto na eficiência e otimização da utilização do aparelho locomotor. Fazer com que o aluno saiba orientar uma proposta de eficiência através do movimento e do exercício.
Objectivos específicos:
• Explicar qual é o papel do profissional no sistema de movimento.
• Expor o que é o movimento eficiente.
• Apresentar e praticar habilidades básicas/adquiridas.
• Conhecer as famílias do movimento humano.
• Apresentar os conceitos de capacidade e necessidade funcional.
• Expor a influência dos sistemas articular, miotendíneo, nervoso, fascial e psicossocial no movimento.
• Discutir as diferenças entre movimento, exercício e desporto.
• Expor as últimas tendências da neuropedagogia aplicada ao movimento.
• Descrever e desenvolver as diferentes fases de aprendizagem motora.
• Variabilidade, variação, variedade.
• Conhecer os diferentes conceitos posturais: estático e dinâmico.
• Redefinir propriocepção, consciência corporal e cinestesia.
• Demonstrar e reconhecer padrões motores funcionais e sequências de recrutamento muscular.
• Aprender a avaliar a eficiência da aplicação e transferência de forças
• Avaliar a eficiência da capacidade de dissipação de força.
• Introduzir o conceito de capacidade de movimento funcional.
• Distinguir os critérios de controlo motor: dissociação de segmentos.
• Tratar conceitos relacionados à estabilidade: estática e funcional.
• Explicar o conceito de "estratégias de força" e resposta neuromuscular.
• Apresentar os conceitos de coordenação e sequenciação. Sequência cinemática e integração.
• Conhecer a importância da influência das crenças, atitudes e confiança do paciente.
• Aprender um processo metodológico de tomada de decisão para estabelecer o raciocínio clínico na abordagem da patologia músculo-esquelética.
• Compreender as relações funcionais das cadeias miofasciais e sua implicação em padrões de movimento normais e patológicos.
Ver Mais
1 - Criação de forças:
- Estabilidade e objetivo.
- Funcionamento do núcleo.
- Estabilidade vs rigidez.
1.1 Propulsão (impulso e inércia):
- Avaliação dinâmica de bases
- Avaliação dinâmica funcional
- Fases do tratamento: impulso, inércia, combinação
2 - Distribuição eficiente de forças:
- Avaliação (testes dinâmicos) e tratamento.
3 - Transferência de forças:
- Mudanças na transferência e otimização do movimento por planos:
- Ação e fluidez no plano frontal
- Ação e fluidez no plano sagital
- Ação e fluidez no plano transversal alterações no movimento por planos
4 - Dissipação eficiente de forças:
- Avaliação (testes dinâmicos) e tratamento.
- As leis da dissipação.
- As "molas" de dissipação
- Absorção de forças
- Espirais e queda
- Estratégia de dessensibilização para exposição progressiva a algo exigente.
Sem informação
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.
Homologação IPDJ (4 UC).
Modo de pagamento
Totalidade
100%
na inscrição
Notas
Inclui documentação de apoio + Certificado de formação profissional + Seguro
Tomás Bonino
É fisioterapeuta, diplomado em Osteopatia (DO) e tem vasta formação especializada, o que lhe permite ser, atualmente, formador em mais de 10 países. A par da prática clínica que desenvolve em Espanha e América latina, Tomás Bonino assume o cargo de presidente da Escola Internacional de Terapia Física (ESITEF), sendo ainda docente convidado em inúmeros congressos e universidades internacionais. Foi o primeiro fisioterapeuta convidado a palestrar numa conferência TEDx.
Oferece-nos uma gama de abordagens de movimento eficientes úteis para avaliar e trabalhar activa e dinamicamente com os nossos utentes, alunos e pacientes, procurando promover o bem-estar físico, mental e emocional.
Fornece-nos ferramentas para explorar o próprio movimento e o dos outros, a análise dos padrões adquiridos, a relação estabelecida entre várias partes do corpo para uma função ideal e as estratégias de movimento necessárias para um melhor desempenho.
Oferece-nos o conhecimento necessário sobre a neurociência aplicada ao movimento e ao exercício, entendendo que só trabalhando a partir do SNC e modificando-o é possível gerar mudanças reais nas funções motoras.
Oferece-nos opções e variantes de movimento eficiente e ótimo que nos ajudarão a integrar todos os sistemas envolvidos na dinâmica humana, para uma otimização real e sustentada ao longo do tempo.
Há uma necessidade URGENTE entre os profissionais de saúde, atividade física e artes cênicas de incluir análises dinâmicas funcionais e de movimento e implementar estratégias de movimento ideais e eficientes como ferramentas para o trabalho diário. E ter uma melhor compreensão dessas abordagens tanto para si como para os clientes, alunos e pacientes.
Ver Mais