1ª Edição
Porto 25h Espanhol

Cadeias Musculares

18 Mai 2018 - 20 Mai 2018

Cadeias Musculares

Cadeias Musculares

C/ membro fundador associação espanhola terapia manual neuro-músculo-esquelética. Cadeias musculares, viscerais e cranianas. Postura. SNP. Técnicas analíticas e globais. Crânio. Abdomén. Swiss Protocol. Muscle Energy Techniques.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas e osteopatas (tb. estudantes)

VAGAS

26 formandos

DATAS

18 Mai 2018 - 20 Mai 2018

LIMITE DE INSCRIÇÃO

18 Abr 2018

HORÁRIOS

9h00-19h00

Sexta-feira e Sábado

9h00-17h00

Domingo

LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

FORMADOR

Espanha

Fernando Ruiz

Terapia Manual

Especialista em reeducação postural

Fernando Ruiz - Master Science Lab
Cadeias Musculares: Reprogramação do Equilíbrio Fisiológico As cadeias musculares representam circuitos anatómicos através dos quais se propagam forças organizadas do corpo. As disfunções surgem quando o equilíbrio fisiológico é perturbado por tensões que se exprimem ao nível de uma ou de várias cadeias e perturbam o funcionamento harmonioso do corpo. Deste modo, a disfunção de um músculo pode ser responsável pela impossibilidade em realizar correctamente um gesto, uma acção ou uma postura. No entanto, a esfera craniana e a esfera visceral podem ser fontes de stress transmitidas através de diferentes canais fasciais ou tecido conjuntivo, sendo essas esferas locais que geram tensão. A metodologia a abordar na formação de Cadeias Musculares permitirá então compreender melhor a lógica das disfunções e a origem das dores e deformidades. O tratamento baseado no conceito de Cadeia Muscular visará libertar bloqueios articulares, aderências, contracturas musculares e encurtamentos neurais, bem como reequilibrar as tensões internas através de manobras viscerais. Serão utilizadas manipulações, técnicas de estiramento, mobilização neural e técnicas reflexas do tecido conjuntivo para reequilibrar o local afectado. Por fim, serão empregadas posturas globais para harmonizar a fisiologia muscular. A finalidade sobre o plano muscular, articular, visceral e craniano será unicamente recriar um equilíbrio de tensões para que a fisiologia seja respeitada. Uma vez que este tratamento respeita a fisiologia de cada idade, poderá aplicar-se em: - Atletas para prevenção e tratamento de lesões desportivas com o objectivo de melhorar a performance; - Crianças e jovens com alterações a diversos níveis: pés, joelhos, bacia, coluna vertebral (cifoses, lordoses, escolioses, dores de crescimento); - Adultos com alterações posturais, dores crónicas e disfunções físicas, nomeadamente: artroses, alterações da ATM e coluna vertebral (alterações discais, artroses).

Ver Mais

Objectivos gerais: - Dotar os formandos de noções básicas no âmbito das cadeias musculares. - Aprender a realizar uma correcta anamnese, exploração física detalhada e um plano de tratamento à medida. Objectivos específicos: - Executar técnicas de energia muscular (MET) para cada cadeia muscular. - Executar técnicas analíticas e globais na Síndrome de Dor Miofascial. - Executar técnicas de terapia manual no abdómen (cadeias viscerais e postura). - Executar técnicas de terapia manual no crânio (cadeias cranianas associadas a cadeias posturais).
1. Conceito Cadeia Muscular. Autores e métodos. Denominador comum das diferentes disciplinas. 2. Descrição das Cadeias Musculares clássicas: cadeia de flexão, cadeia de extensão, cadeia em abertura e cadeia em fechamento. Cadeias viscerais. Cadeias cranianas. 3. Região abdominal e as suas diferentes cadeias musculares. 4. Região craniana e as suas diferentes cadeias musculares. 5. Sistema nervoso periférico e cadeias musculares. 6. Avaliação postural 7. Formas de tratamento: - MET (Muscle Energy Technique) - Swiss Protocol para pontos gatilho - Conceito Barral de terapia manual visceral - Auto-alongamento / posturas no domicilio 8. Tratamento da Síndrome Cruzado Superior/Inferior, Cifose/Lordose, Pubalgia, Condromalácia e outras disfunções comuns na prática clínica.
Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 11.05.2018

Notas

Inclui coffee-break + Documentação + Certificado de formação profissional

Fernando Ruiz

Fernando Ruiz é fisioterapeuta e especialista em reeducação postural e no tratamento da dor. As suas áreas de interesse estão focadas no tratamento manual das patologias do sistema locomotor e no tratamento da dor crónica. A sua paixão pela fisioterapia incita-o a uma aprendizagem e actualização constantes, sendo por isso frequentemente convidado a participar, enquanto palestrante e docente, em inúmeros eventos científicos e pedagógicos a nível nacional e internacional.

- Aprenderás uma metodologia de tratamento simples, concreto e global com a finalidade de: - Libertar as zonas de tensão que são a base das disfunções, deformações e dores. - Reencontrar uma boa mobilidade muscular, articular e tendinosa das diferentes cadeias (musculares, articulares, viscerais, cranianas) - Reencontrar o melhor equilíbrio postural - Normalizar a função - Aprenderás a realizar uma avaliação e observação rigorosas que colocará em evidência os pontos de tensão de diferentes partes do corpo do paciente, ao nível de cada uma das cadeias, de forma a aplicar, de seguida, um método de tratamento manual. - Aprenderás técnicas baseadas em posturas de relaxamento com o objectivo de reprogramar o bom funcionamento das cadeias fisiológicas. - Terás acesso a uma ferramenta clínica que respeita a fisiologia de cada idade: do bebé ao adulto, do atleta ao sedentário e do idoso.

Formação Complementar

Gratuito

Conferência Método POLD de Terapia Manual

13 Mai 2023 1h30 Vila Nova de Gaia

Conferência Método POLD de Terapia Manual

FORMADOR Ricardo Amorim

Participação gratuita. Método POLD. Terapia Manual. Mobilização passiva oscilatória. Efeitos neuro-fisiológicos e biomecânicos.

FORMADOR Ricardo Amorim, Hugo Cruz

Raciocínio clínico. Diagnóstico. Anatomofisiologia. Ecoanatomia. Neurociências. Evidência e experiência clínica. Evidência científica. Exploração Membro Superior, Inferior e Coluna Vertebral.

FORMADOR Gustavo Pilon

Coluna vertebral. Avaliação clínica. Diagnóstico palpatório. Mobilidade articular. Testes de mobilidade. Técnica manipulativa articular.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!