Geral

7 razões para investir na formação online

Nos dias que correm, temos de ser ágeis ao ponto de continuarmos a perseguir os nossos objetivos, redefinindo, sempre que necessário, o caminho para chegar até eles.

A formação online, em live training ou e-learning, tem vindo a ganhar adeptos e há muito que é uma tendência em crescimento, em Portugal e no mundo. Nos últimos anos, esta modalidade instituiu-se como prática comum e tornou-se, em muitos casos, a única opção de continuarmos a aprender e a investir no nosso desenvolvimento pessoal e profissional. De facto, a formação online cumpre, com cada vez maior confiança, tanto por parte de quem leciona como por parte de quem aprender, os mesmos objetivos da formação presencial. Então, vamos lá conhecer, mais concretamente, as sete razões para investir numa formação online:


1. É mais flexível 

Ter acesso à internet e a um dispositivo como computador (ideal) ou smartphone, é tudo o que precisamos para aprender. Poderás aprender no conforto da tua casa ou, noutro contexto, podes até estar a fazer formação na praia, na esplanada ou numa viagem de avião.


2. Permite uma melhor gestão do tempo

Se estiveres a participar numa formação online em e-learning, poderás aceder aos conteúdos consoante a tua disponibilidade, sem condicionar, por exemplo, o teu horário de trabalho. Além disso, todos temos ritmos diferentes de aprendizagem e assimilação e, nesta opção, cada formando tem o controlo sobre o seu processo de aprendizagem.


3. Permite aceder aos conteúdos após a formação

Uma grande mais-valia do online é também a possibilidade de aceder ao conteúdo lecionado na formação, a qualquer momento, mesmo após o fim da mesma. Esta opção é deveras interessante, uma vez que o que não é constantemente praticado é, muitas vezes esquecido e, por isso, a possibilidade de rever ou esclarecer uma qualquer dúvida sobre o que foi aprendido faz todo o sentido para consolidar o conhecimento.


4. É mais barato

Independentemente do preço da formação em que investiu, o formato online permite-lhe sempre poupar dinheiro. Dinheiro que teria de gastar em deslocações, em refeições ou estadias, por exemplo, no caso de ter que que participar numa formação presencial.


5. É trendy

Atualmente, a maioria das pessoas prefere consumir conteúdo através da Internet. E isso inclui as nossas tarefas diárias, como ler notícias, ver televisão, conversar com amigos, marcar compromissos, fazer compras, etc. Neste sentido, também a formação online começa a ser uma opção que, além de mais segura, é mais apelativa para a maioria das pessoas.


6. É interativo

A internet mudou completamente a maneira como comunicamos e como nos relacionamos. É um “chavão”, é, mas nunca como hoje, fez tanto sentido em tantas dimensões diferentes. Alguma vez, há dois anos, imaginavas ter uma reunião com os teus colegas de trabalho em calças de pijama? Alguma vez te imaginaste a celebrar o aniversário de um amigo pelo Zoom? Ou a fazer yoga online? Pois… o que há pouquíssimo tempo atrás podiam parecer cenários, no mínimo, bizarros, atualmente, já aconteceram à maioria de nós. E se, antes, duvidávamos que a internet pudesse suprir a necessidade de nos juntarmos, fisicamente, para fazer certas “coisas” acontecer, ultimamente temos percebido que não só é possível como, muitas vezes, é mais fácil, mais eficaz e até mais interativo.


7. Permite desenvolver outras competências

Saber utilizar novas tecnologias é uma mais-valia em qualquer contexto pessoal, social ou profissional. Nos dias que correm, temos de ser ágeis ao ponto de continuarmos a perseguir os nossos objetivos, redefinindo, sempre que necessário, o caminho para chegar até eles. E, em muitos casos, a imersão no mundo digital poderá mesmo ser a única forma de continuarmos a aprender e de nos mantermos social e profissionalmente ativos. Para que não restem dúvidas, as competências que esta “nova realidade” nos ajuda a desenvolver são bastante valorizadas no mercado de trabalho, pelas empresas e pelos responsáveis de recursos humanos, na hora de fazer uma contratação. Falamos do aumento da:

      • flexibilização;

      • autonomia;

      • capacidade de lidar com as dificuldades;

      • disciplina e foco necessários para aprenderes e trabalhares em casa;

      • capacidade de adaptares-te às novidades e usar a tecnologia a teu favor.


Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!