Saúde

A Qualidade de Vida de Pacientes com Dor Lombar depois de Manipulação Instrumental Quiroprática

Sabe mais sobre este case study

Existem dois tipos de dor lombar: específica, quando há uma causa determinante, ou não-específica, que é a dor não atribuída a uma patologia reconhecível. Até 90% dos pacientes com dor lombar não podem fazer um diagnóstico específico e, portanto, os pacientes são classificados como tendo dores lombares "não-específicas" (NLBP). A dor causada pela NLBP produz uma incapacidade funcional na vida destes pacientes, gerando um efeito negativo na sua qualidade de vida. 


O tratamento da NLBP concentra-se na redução da dor e das suas consequências. As abordagens de gestão da dor variam muito. Anti-inflamatórios não-esteróides, opiáceos, neurotrópicos, ou injeções de esteróides e cirurgia são os principais tratamentos utilizados. Outro método de abordagem para o tratamento de lombalgia é a Manipulação Instrumental Quiroprática. Esta manipulação é feita com um instrumento capaz de, de forma segura e precisa, reduzir as disfunções. Esta terapia é baseada na análise do comprimento das pernas para identificar subluxações ou disfunções. O método instrumental quiroprático utiliza três testes no seu protocolo para encontrar a subluxação: teste de pressão, teste de stress, e teste de isolamento. Depois de identificar o local, e como ocorre a subluxação, é efetuado um ajuste quiroprático.


Este instrumento produz um impulso suave que envia informação para o sistema nervoso, desencadeando um processo de reequilíbrio, restaurando o normal funcionamento articulações, e consequentemente relaxando todos os músculos associados. Assim, estes ajustes específicos promovem a ativação de micro-movimentos e desbloqueiam as articulações através de pequenos impactos em pontos específicos. É uma técnica indicada para o tratamento de restrições biomecânica, disfunções posturais, dores agudas e crónicas.


A Manipulação Instrumental Quiroprática destina-se a todos, desde a pediatria até à geriatria, sem esquecer as patologias desportivas. O estudo realizado, comprova que as sessões de quiropraxia instrumental trouxeram benefícios para os pacientes de forma segura e rápida.


Este foi um estudo de 4 semanas com três pacientes (62±43,33 anos) com NLBP, selecionados para avaliar o efeito da Manipulação Instrumental Quiroprática na qualidade de vida e na dor. 👉 Lê o estudo completo aqui

Ver Mais

Fonte:

Márcio Luiz Tosi, Maria Eduarda de Souza Melo Oliveira, Henrique Baumgarth, Edgar Idogava. Kiayia Propst. Quality of Life in Patients with Low Back Pain After Chiropractic Instrumental Manipulation–A Case Study. Am J Biomed Sci & Res. 2022 - 16(5). AJBSR. MS.ID.002272. DOI: 10.34297/AJBSR.2022.16.002272

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!