Saúde

Mesoterapia Homeopática como aliada da Fisioterapia

A mesoterapia homeopática é eficaz tanto na dor recente como crónica

Habitualmente associamos a mesoterapia a tratamentos estéticos, mas a Mesoterapia Homeopática também tem uma grande utilidade em patologias desportivas, traumatológicas e reumatológicas.


Ainda que geralmente associada a tratamentos estéticos, a mesoterapia homeopática poderá ser resposta complementar em patologias do âmbito osteo-articular e desportivo, com resultados significativos em casos de tendinopatías de qualquer articulação, dores musculares, dores nas costas, artrite e artrose.


A mesoterapia homeopática realiza uma acção modeladora tanto na dor aguda como crónica do nosso organismo. Os seus objectivos gerais são estimular o sistema imunitário para uma recuperação biológica mais célere, estimular a circulação, regenerar tecidos danificados, modular a inflamação, e gerar um estímulo metabólico e endócrino.


Esta técnica é aplicada ao nível da derme, uma zona especial da pele onde as substâncias terapêuticas têm um comportamento distinto em comparação com outros tecidos, uma vez que contém células imunes, mãe e estruturais, circulação linfática, venosa e arterial, assim como sensores de temperatura e pressão. O que se pretende, de modo simplista, é levar o corpo a reagir à dor, accionando o sistema imunitário para a combater. Deste modo, pode considerar-se que a mesoterapia homeopática é eficaz tanto na dor recente como crónica.


Em conclusão, pode definir-se a mesoterapia homeopática como uma ferramenta muito válida à qual o fisioterapeuta pode recorrer em conjunto com outras terapias, com vista a acelerar a recuperação dos seus pacientes.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!