Saúde

Mesoterapia homeopática enquanto método coadjuvante no tratamento da dor

Impacto da mesoterapia homeopática na reumatologia, ortopedia, traumatologia e medicina estética

A mesoterapia homeopática é um método coadjuvante no tratamento da dor, sendo aplicada na área da reumatologia, ortopedia, traumatologia e medicina estética.


O uso crescente da mesoterapia homeopática deve-se ao facto de ser um tratamento minimamente invasivo, mais económico e com rápidos resultados, sendo todas as substâncias utilizadas nos tratamentos intradérmicos exclusivamente de origem homeopática.


Esta aplicação permite atingir resultados mais eficazes e de forma mais célere, estimulando o organismo a reagir a agressões.


- Funções

95% das sessões de mesoterapia homeopática são realizadas no âmbito das consultas de medicina estética ou no tratamento da dor. E dentro desses tratamentos, as combinações formuladas procuram um efeito anticelulítico, lipolítico, analgésico e anti-inflamatório.


- Funcionamento

Administração subcutânea de doses mínimas de substâncias homeopáticas, através de injeções intradérmicas na zona a tratar, de modo a estimular a capacidade de reação do organismo.


- Modo de Aplicação

Através de microinjeções feitas a pouca profundidade (2 a 4 mm) e no local a tratar, de forma a atuar diretamente nos tecidos afetados e a estimular a reação mesodérmica (e por vezes o metâmero com ele relacionado). Ao ser aplicado nesta profundidade, o medicamento permanece mais tempo na matriz celular e passa para o sistema linfático, sendo as suas difusão e biodistribuição mais lentas e progressivas. Uma pequena quantidade de medicamentos aplicada no local alvo tem uma forte ação e os efeitos secundários noutros tecidos ou órgãos, são raros ou inexistentes. Assim, cada aplicação é direta e o restabelecimento é mais rápido e seguro.


- Aplicações

No sistema músculo-esquelético e na terapia da dor, a mesoterapia tem uma acção:

- Descontraturante

- Anti-inflamatória e anti-edematosa

- Analgésica


Na terapia estética a mesoterapia permite:

- Estimular a lipólise

- Melhorar a circulação sanguínea e linfática

- Promover a reabsorção e a diminuição do edema (drenagem)

- Reestruturar os tecidos


O sucesso da aplicação mesodérmica depende de um conhecimento profundo da técnica, do problema a ser tratado, do órgão alvo onde é feita a aplicação e do tipo de medicamento aplicado.


- Condições Clínicas

A mesoterapia homeopática pode ter um impacto clínico positivo:


Reumatologia e traumatologia, em particular ao nível das:

- Tendinopatias

- Calcificações

- Artroses

- Neuropatias (ex: ciatalgia)

- Entorses

- Roturas musculares

- Dores articulares e musculares (lombalgias, dorsalgias, cervicalgias)


Medicina estética, em particular ao nível das:

- Cicatrizes

- Celulite

- Obesidade

- Estrias

- Varizes

- Modulação hormonal


Alívio da dor, em condições como:

- Fibromialgia

- Gota

- Nevralgias

- Dores de coluna

- Ciática

- Lesões desportivas (entorses, distensões, bursites, tendinopatias)

- Procedimentos odontológicos e vasculares


- Vantagens

Redução efetiva da dor e da Inflamação

Um dos objetivos gerais da aplicação de produtos homeopáticos por via direta prende-se com a redução da inflamação e da dor consequentes de uma lesão tecidular (muscular, articular…). Apesar de a mesoterapia homeopática atuar em diversos tipos de disfunções do organismo, as ações analgésica e anti-inflamatória são objectivos transversais à sua aplicação.


Mais eficaz e efeitos mais rápidos

Pelo facto de consistir numa aplicação local, através de microinjeções intradérmicas, limita a ação dos produtos apenas à área da disfunção, fazendo com que a sua eficácia e tempo de atuação aumentem exponencialmente.


Aceleração da recuperação

Por atuar de forma efetiva na redução da dor e do processo inflamatório, permite ao profissional delinear um programa de recuperação num espaço de tempo mais curto, com menos dor para o utente e melhores resultados a longo prazo.


Perigo de efeitos secundários e/ou sobredosagem reduzidos

Não estão descritos casos de efeitos secundários e/ou sobredosagem na aplicação da Mesoterapia Homeopática. Estes produtos actuam segundo a linha da Homeopatia, tendo como base substâncias de origem vegetal (50%), mineral e animal, dissolvidas em doses ínfimas. Os produtos funcionam como catalisadores de cura, ou seja, potenciam e regulam os meios de autocura do organismo do indivíduo com disfunção.


Tempo de tratamento mais prolongados

Em situações crónicas ou mais complexas a mesoterapia homeopática está em vantagem em relação à alopática, pelo facto de ser possível realizar tratamentos por um período de tempo mais longo, se necessário, sem que se produza nenhum tipo de reação adversa.


Ao dispor de todos

A Mesoterapia Homeopática pode ser administrada a qualquer indivíduo, independentemente da idade ou estado de saúde. A aplicação desta terapêutica não interage com qualquer tipo de medicação que o utente esteja a tomar e pode ser levada a cabo em pessoas com problemas renais, digestivos, nervosos, etc… Ou seja, o facto de possuir uma patologia ou se encontrar medicado não são fatores de risco para a administração de mesoterapia homeopática.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!