Saúde

Gripe ou Covid? Eis a questão!

Investigadores americanos lançam guia útil para distinguir Covid-19 da gripe através da ordem de aparecimento dos sintomas.

Com a aproximação do Outono e o início do novo ano letivo, é expectável que surjam mais casos de gripe sazonal. E estando também o número infeções por Covid-19 a aumentar, é importante ser capaz de distinguir os sintomas, para a partir daí, agir em conformidade.


Uma das maiores preocupações do Sistema Nacional de Saúde, neste momento, é precisamente que a afluência de pessoas aos hospitais aumente numa proporção a que o serviço não consiga dar resposta.


Sabemos que os sintomas da gripe, da Covid-19 e mesmo da constipação são muito semelhantes, mas, ainda assim, conseguimos estabelecer algumas diferenças: a febre é um sintoma mais comum na gripe e na Covid-19, não se verificando em casos de constipação. A falta de ar, por sua vez, não costuma aparecer em pessoas constipadas ou com gripe, mas pode ser um sintoma de Covid-19. Muito se fala também das dores no corpo, que são frequentes em casos de gripe, aparecem algumas vezes em indivíduos com coronavírus, mas não em quem tem apenas uma constipação.


Confuso? Pois bem, de facto a sintomatologia pode ser muito semelhante e dar origem a dúvidas, sobretudo numa fase em que a informação vem de todos os lados e que se torna difícil “separar o trigo do joio”.


Além de ser importante identificar os sintomas, a comunidade científica lança agora a ideia de que a ordem pela qual esses sintomas aparecem pode ser útil para identificar, de forma mais precoce e eficaz, a diferença entre uma infeção por Covid-19 e uma gripe normal.


Quem avança com esta informação é o jornal belga LaLibre, que dá conta de um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade da Califórinia do Sul (USC). Neste trabalho foram estudados cerca de 56 000 casos de doentes infetados com Covid-19 na China, registando a ordem cronológica pela qual apareciam os sintomas em cada um desses pacientes. E, de facto, o estudo conclui que parece haver um padrão a considerar.


Ordem de aparecimento dos sintomas em caso de Covid-19:


1. Febre;

2. Tosse;

3. Dores de cabeça/garganta ou dores musculares;

4. Náusea e/ou vómito;

5. Diarreia.


Ordem de aparecimento dos sintomas em caso de Gripe:


1. Tosse ou dores musculares;

2. Dor de cabeça;

3. Dor de garganta;

4. Febre;

5. Náusea e/ou vómito e diarreia.


"Saber essa ordem é especialmente importante quando enfrentamos ciclos de doenças como a gripe que coincidem com a pandemia atual", disse Peter Kuhn, professor de Medicina e Engenharia Biomédica da USC.


Ainda assim, e embora se reconheça a importância da identificação deste padrão, nomeadamente para facilitar e tornar mais eficaz a intervenção dos médicos, importa reforçar que cada caso é um caso. Os cientistas envolvidos neste estudo alertam para o facto de os sintomas variarem de pessoa para pessoa e de muitos indivíduos infetados por Covid-19 permanecerem, na verdade, assintomáticos.



Ver Mais

Fonte:

Diário de Notícias

Direção-Geral da Saúde

LaLibre

Observador

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!