Saúde

Ecografia músculo-esquelética: uma tendência do mercado

Número crescente de fisioterapeutas recorre à ecografia músculo-esquelética na prática clínica

Certamente já reparaste que é crescente o número de fisioterapeutas a recorrer à ecografia músculo-esquelética no seu dia-a-dia e prática clínica.


Contrariamente a outras técnicas e recursos complementares, esta não é só uma moda. É uma tendência do mercado, reconhecida pelos utentes.


Consegues rever-te em algum destes cenários?


a) O teu paciente entra no gabinete acompanhado de exames complementares, ciente de que poderão acrescentar valor à sua avaliação. Olhas, voltas a olhar, lês o relatório e conformas-te com a informação veiculada, pois não tens conhecimento e capacidade crítica para analisar aquele exame.

O conhecimento e interpretação em ecografia músculo-esquelética funcional é crucial no processo de raciocínio clínico e na melhor definição de um diagnóstico funcional.


b) Suspeitas de uma ruptura muscular, mas não tens forma de confirmar, no imediato e em tempo real, pelo que optas por escolher técnicas que sabes que não irão prejudicar, nem beneficiar, esta condição que não consegues precisar e aferir.

A utilização da ecografia músculo-esquelética permite o estudo dinâmico, rápido e inócuo, em tempo real e comparativo do tecido músculo-esquelético.


c) O caso clínico que tens em mãos beneficiava claramente da utilização de uma técnica invasiva, para a qual já deténs conhecimento e competência. Precisas de incidir sobre uma área muito específica. Como sabes que está lá, naquele ponto preciso? Como consegues controlar a tua intervenção e mensurar a evolução da lesão? 

O recurso à ecografia músculo-esquelética não só aumenta a segurança da intervenção do fisioterapeuta, como também a potencia a efetividade do seu tratamento, permitindo programar de modo controlado o tratamento, medir a evolução da lesão e validar as diferentes técnicas terapêuticas.


Se já estiveste em alguma destas circunstâncias, estamos em crer que chegou a hora de frequentares o curso ECOGRAFIA MÚSCULO-ESQUELÉTICA FUNCIONAL.


A formação será ministrada por um dos fisioterapeutas de maior renome internacional do Grupo Musculoskeletal Ultrasound in Physical Therapy (MUP), reconhecido pela capacidade exímia de relacionar todos os achados ecográficos com as mais recentes propostas terapêuticas para cada patologia diagnosticada. 

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!