Saúde

Mecanismo de Sensibilização Periférica Central Muscular

Dor Miofascial causada por Ponto-Gatilho. Apesar de a SDM fazer parte de uma desordem dolorosa de complexidade clínica, ela vem com sinais e sintomas específicas, sendo o mais importante o encontro de uma ou mais pontos-gatilho miofasciais (PGm).

Artigo científico escrito por Jay P. Shah, Professor na Universidade de Harvard e formador da Master para o Curso de Dor Crónica Miofascial e Sensibilização Espinal Segmentária.


Algumas pessoas passam pela vida sem ter experimentado dor muscular como resultado de traumatismo, lesão, sobreuso ou por esforço. A dor normalmente se resolve em algumas semanas sem tratamento médico. Em alguns casos, no entanto, a dor muscular persiste após a resolução da lesão, e pode irradiar para outras partes do corpo. Isto precede o desenvolvimento de uma desordem de dor crónica, em que a dor por si só é uma doença e requer intervenção médica para a sua resolução. Síndrome da Dor Miofascial (SDM) é um termo utilizado para descrever uma condição de dor crónica que se origina num músculo e tecidos conjuntivos adjacentes (as fascias).


SDM é uma condição não inflamatória específica, diferenciada das outras desordens dolorosas dos tecidos moles, tais como a fibromialgia, tendinite ou bursite. Ela se apresenta como uma dor regional, normalmente acompanhada por um aumento da tensão e diminuição da flexibilidade. Diferentemente da fibromialgia, que é espalhada e simetricamente distribuída, a SDM normalmente é regional e distribuída por quadrantes selecionados do corpo. Apesar de a SDM fazer parte de uma desordem dolorosa de complexidade clínica, ela vem com sinais e sintomas específicas, sendo o mais importante o encontro de uma ou mais pontos-gatilho miofasciais (PGm). 


Um PGm é um nódulo discreto, hiperirritável em uma banda tensa do músculo que é palpável durante o exame clínico. A dor da SDM inicia-se de um PGm ativo, que causa dor espontânea no tecido imediatamente adjacente, e/ou locais distantes em padrões específicos de dor referida. Forte pressão no PGm ativo aumenta a dor e reproduz uma experiência de dor familiar para o paciente. PGm podem também ser latentes e, neste caso, a banda tensa está presente fisicamente, mas não causando nenhuma queixa espontânea de dor. No entanto, forte pressão no PGm latente pode estimular dor no local do nódulo. PGm latente e ativo podem causar disfunção e fraqueza musculares e limitar a amplitude do movimento.



Leia o artigo completo aqui.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!