Exercício

Benefícios da Prática de Atividade Física em Pacientes de Cancro de Mama

A importância e a segurança da prática de atividade física por pacientes de cancro de mama antes, durante e após o tratamento.

Durante muitos anos acreditava-se que a prática de exercícios físicos deveria ser evitada por pacientes em tratamento oncológico pois poderiam trazer prejuízos e provocar complicações.


Atualmente as pesquisas científicas têm demonstrado que a prática de atividade física apresenta inúmeros benefícios como diminuição dos efeitos colaterais durante o tratamento, diminuição das taxas de recidiva e melhora da qualidade de vida, além de aumentar a sobrevida dessas pacientes. Especificamente, a prática de exercícios está relacionada a redução de 28 a 44% no risco de morte e 21 a 35% menor risco de recorrência de cancro.


Benefícios da prática de atividade física em pacientes de cancro de mama:
Pacientes que praticam atividade física antes, durante e após o tratamento apresentam:


  • menores taxas de recidiva de cancro de mama;
  • menos complicações, como linfedema e fadiga, durante e após o tratamento;
  • melhores taxas de qualidade de vida;
  • melhora do sono, melhora na capacidade funcional;
  • menos ansiedade e depressão.


Porém, para que a prática de atividade física por esses pacientes seja realizada de forma segura e traga os benefícios esperados é necessário que o profissional de saúde tenha conhecimento sobre o processo da doença, sobre as diferentes modalidades de tratamento e os efeitos colaterais decorrentes do tratamento. É importante que os exercícios sejam prescritos de maneira individualizada, respeitando a tolerância de cada pacientes e as fases do tratamento.


O número de pacientes que passam pelo tratamento oncológico é cada vez maior e a procura por profissionais especializados em oncologia também vem crescendo. Por isso, disponibilizamos o curso Atividade Física no Cancro da Mama, que tem como objetivo fornecer as bases para capacitar o profissional para a prescrição, supervisão e orientação de programas de exercício físico, juntamente com a equipa multidisciplinar, de forma segura e eficiente.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!