Saúde

Os bebés são muitas vezes incompreendidos

A adaptação extrauterina tornar-se-á mais fácil se houver uma compreensão da sua fisiologia

Artigo da autoria da formadora Cláudia Costa


Os bebés são muitas vezes incompreendidos. A adaptação extrauterina tornar-se-á mais fácil se houver uma compreensão da sua fisiologia – como funciona, o que a perturba e o que a ajuda a equilibrarem-se.


A neurociência tem vindo a comprovar ao longo dos últimos anos, de que forma o processo de vinculação pode impactar o neurodesenvolvimento.


Interpretar corretamente a linguagem do bebé e explicá-la aos pais, vai permitir-lhes atendê-lo em tempo útil, ou até, antecipar as suas necessidades, resultando num bebé mais regulado.


Por outro lado, é cada vez mais evidente a influência do posicionamento intrauterino ou do processo de parto na postura do bebé, resultando em alterações de alinhamentos ósseos, hipomobilidade articular e tensões musculares e fasciais – posturas de conforto, compressões e assimetrias cranianas. Como se explicam? As alterações posturais e características anatómicas da grávida, a sua atividade profissional, o aumento do número de partos programados e de induções, são algumas das causas. Se existir uma alteração postural irá refletir-se, como seria esperado, no desenvolvimento motor. É muito comum verificar, em consulta, que o atraso, não se trata de um atraso de desenvolvimento mas, por uma alteração do alinhamento ou uma hipomobilidade que não permite fazer determinada aquisição motora.


Acontece, frequentemente, uns dias depois da consulta os pais me dizerem que notam uma grande evolução. Quantas vezes as cólicas, o refluxo ou a obstipação são normalizados? Quantas vezes é dito aos pais que aos 3 meses tudo se irá resolver? Mas não se resolve!


Se existirem zonas hipomóveis/alterações do alinhamento que estejam a interferir com o normal funcionamento do sistema digestivo, quer seja pela localização quer pela sua inervação. Assim como na amamentação.


Quantas vezes as mães ouvem que o seu leite é fraco? Ou têm dor ou mastites de repetição? A amamentação é hormonal mas, acima de tudo, é um processo mecânico, que depende da mobilidade e da força das estruturas responsáveis pela abertura da boca e da sucção. Uma boa pega juntamente com uma extração eficaz do leite, resultará numa amamentação indolor e bem sucedida.


Quando corrigimos uma postura de conforto, estamos não só a intervir no sistema músculo-esquelético, mas a melhorar o sistema digestivo, a potenciar o sistema respiratório, a beneficiar o sistema circulatório, etc, no fundo estamos a induzir uma regulação do SNA, resultando num bebé mais tranquilo e mais saudável.


No entanto, de nada valerá uma hora de trabalho do fisioterapeuta/osteopata se os pais não derem continuidade em casa. Nós somos o intermediário entre o bebé e os pais. Faz também parte da consulta explicar-lhes a importância do cuidado responsivo na regulação do seu bebé, potenciando o seu neurodesenvolvimento.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!