Saúde

Cientistas editam ADN de embriões humanos, eliminam doença hereditária

Investigadores do IMT, conseguiram pela primeira vez, editar com sucesso o ADN de embriões humanos

De acordo com a publicação da revista Nature, a doença que os cientistas conseguiram eliminar é miocardiopatia hipertrófica, uma doença frequente e grave que provoca morte súbita, principalmente em desportistas e jovens. 

Essa doença é provocada por um erro na informação transportado no gene MYBPC3. Para corrigir esse gene, os cientistas utilizaram o CRISPR, uma importante ferramenta que edita o genoma humano: é um sistema de defesa observado nas bactérias ainda nos anos 80 e que, quando introduzido no corpo humano, atingem regiões específicas do ADN no núcleo das células, mudando permanentemente a informação de um determinado gene.

De acordo com o New York Times, a equipa internacional de especialistas consegue tornar os embriões saudáveis, havendo até a possibilidade de eliminar doenças como o cancro. 

Ao alterar o código de ADN de embriões humanos reais, os cientistas pretendem mostrar que é possível corrigir genes defeituosos durante o desenvolvimento do embrião, antes que se transforme num feto.

A investigação, levada a cabo por cientistas norte-americanos, sul-coreanos e chineses, permite não só editar o ADN de embriões humanos, como também evita que seja transmitido aos seus descendentes. 

Importa frisar que a equipa de cientistas não permitiu que os embriões envolvidos no estudo se desenvolvessem mais do que alguns dias, nem havia qualquer intenção de implantar os embriões num útero.

Mas, no caso de um embrião que se desenvolvesse e se tornasse num bebé, se esse bebé crescesse até à fase adulta, poderia gerar os seus próprios filhos, e os seus genes modificados seriam transmitidos hereditariamente — ou seja, as doenças congénitas que o embrião tinha originalmente no seu ADN seriam eliminadas da sua linhagem.

O fantasma da “raça pura”

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!