Saúde

Ft. Márcio Tosi descreve novo teste e correcção para Atlas Ortogonal

Disfunção do Atlas Ortogonal pode estar associada aos desequilíbrios do sistema músculo-esquelético

Os investigadores Sweat e Grostic, da escola americana de quiropraxia, realizam a correcção desta vértebra com o paciente em posição lateral. O Ft. Márcio Tosi, formador na Master no curso de Terapia Instrumental Quiropráxica (TIQ)desenvolveu um teste específico de stress para constatar se a vértebra tem a disfunção orthogonal, na posição de decúbito ventral, sendo que a correcção é realizada em seguida ao teste, com um instrumento de ajuste delicado e ponteira de 0,5 cm.

Atlas Ortogonal, cervical número 1 (C1), é a vértebra mais importante do corpo porque mantém a cabeça posicionada em equilíbrio, fazendo a ligação directa com a coluna. Além disso, a partir do Atlas que se inicia a saída de toda condução nervosa que se estende pela medula e respectivamente para todo o sistema nervoso, regulando todas as funções do corpo humano.

Após investigações clínicas e científicas foi constatado que a disfunção do Atlas Ortogonal, pode estar associada aos desequilíbrios do sistema músculo-esquelético, ou seja, se esta vértebra estiver deslocada da posição ortogonal ou neutra, todas as vértebras subsequentes estarão com a sua posição original afectada. O que leva o corpo a tentar uma adaptação postural através de um novo posicionamento da cabeça em relação ao centro de gravidade entre os pés, causando desequilíbrios musculares nos quais uma perna permanecerá mais curta do que a outra. Isto pode explicar o aparecimento das escolioses sem causas definidas.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!