Saúde

O protocolo de 10 sessões – Método Rolf

Resumo da série de 10 sessões de Ida Rolf

O seguinte resumo da série de 10 sessões dá-nos uma ideia geral do que se pode esperar delas. Cada sessão tem objectivos específicos e trabalha com determinadas áreas do corpo, determinadas regiões anatómicas e diferentes níveis de profundidade, sem nunca perder de vista a integração do corpo como um todo.


Nas 3 primeiras sessões focamos principalmente as camadas superficiais do tecido conjuntivo. As sessões 4 a 7 lidam com as camadas mais profundas do corpo. As 3 restantes visam integrar o corpo, passando da estrutura à função.
 
Sessões  1 a 3 - Camadas Superficiais
 
Sessão 1 - Espaço e Respiração
A sessão 1 visa criar mais espaço para todos os blocos do corpo, libertar o pulmão para possibilitar uma respiração mais ampla e soltar a camada superficial em torno dos ombros e da coxo-femoral, possibilitado pela organização ds tecidos superficiais da caixa torácica, braços e cinturas escapular e pélvica.
   
Sessão  2 - Pés
Nesta sessão há a criação de uma base competente para o corpo. Será potenciado um maior alongamento das costas. As estruturas dos pés e das pernas serão diferenciadas e alinhadas para suportar melhor o corpo no campo da gravidade. 
 
Sessão  3 - Laterais
Será desenvolvido um trabalho na lateralidade do corpo para separar a frente das costas.  Nesta sessão irá trabalhar-se, mais uma vez, com as cinturas escapular e pélvica  para dar-lhes maior liberdade e independência. 
 
Sessões  4 a 7 - Camadas Profundas
 
Sessão  4 - Parte Interna das Pernas
Nesta sessão regressa-se às pernas, desta vez para trabalhar o aspecto medial, do tornozelo até a pelvis, incluindo as estruturas do pavimento pélvico. O objectivo é trazer equilíbrio ao centro do corpo através do relacionamento dos pés e pernas com a pelvis.

 

Sessão  5 - Frente do Tronco
Nesta sessão separa-se e equilibra-se as camadas superficial e profunda das estruturas do abdómen, criando alongamento e sustentação por dentro do tronco.
 
Sessão  6 - Coxo-femoral e Costas
Nesta sessão alongam-se os músculos profundos da coxo-femoral e costas, para equilibrar as mudanças ocorridas na frente, possibilitando a respiração pélvica.
 
Sessão  7 - Pescoço e Cabeça
Pretende criar-se espaço para os ossos do crânio poderem "respirar" e a cabeça conectar-se com uma pelvis que também respira.
 
Sessões  8 a 10 - Integração e Função 
 
Sessão  8 - Integração da Metade Inferior do Corpo
Para 90% dos indivíduos, aproximadamente, a sessão 8 foca a metade inferior do corpo. Por toda a sessão, movimentos dirigidos ajudam a integrar as pernas à pelvis e às estruturas superiores. Os 10% restantes seriam mais beneficiados com um trabalho na metade superior do corpo - o descrito na sessão 9 seria feito agora, e a integração da metade inferior do corpo na sessão seguinte.
 
Sessão  9 - Integração da Metade Superior do Corpo
A  sessão da cintura escapular terá como objectivo equilibrar essa cintura e relacioná-la com o centro do corpo. Como na sessão 8, movimentos dirigido  serão usados para integrar os braços aos ombros, tórax e pelvis.
 
Sessão  10 - Integração do Corpo Todo
Nesta sessão o objectivo será equilibrar e relacionar tudo, tendo em conta o trabalho das sessões anteriores. O maior objectivo da sessão 10 é estabelecer uma horizontalidade funcional em todas as maiores articulações do corpo, reforçar a integração das cinturas e aumentar a consciência dos músculos intrínsecos.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!