Saúde

Estimulação magnética transcraniana no tratamento da dor crónica

Estimulação magnética transcraniana: nova aposta no tratamento da dor crónica

Já ouviste falar em Estimulação Magnética Transcraniana?


Esta terapia tem comprovada eficácia e indicação no tratamento de várias patologias do foro neurológico e músculo-esquelético, como por exemplo:

  • Disfunções do movimento (défice de coordenação)
  • Dor crónica
  • Enxaqueca
  • Distúrbios do sono, humor e cognição
  • Acidentes Vasculares Cerebrais e síndromes demenciais
  • Patologia depressiva


Sabias que Portugal tem a taxa de depressão mais elevada na Europa e a segunda no mundo? Isto significa que 400 000 portugueses vêem por ano a sua vida limitada por esta doença. E destes 400 000 muitos apresentam queixas músculo-esqueléticas. 


É assumido por todos que um estado depressivo é um factor crucial na abordagem, por exemplo, da dor crónica. Encontrar um meio de melhor gerir estados depressivos, criará certamente impacto na intervenção nas queixas músculo-esqueléticas.


Tanto no campo da Psiquiatria como no da Neurologia, o uso de medicamentos atingiu um limite em termos de eficácia e efeitos colaterais. Por conseguinte, renovou-se o uso de terapias de estimulação cerebral não invasivas.


Dentre estas técnicas, Estimulação Magnética Transcraniana está em destaque. 


Esta terapia consiste na estimulação cerebral com o intuito de promover modulação da actividade neuronal. O processo apesar de ser biologicamente muito directivo, é pouco invasivo, não sendo utilizados quaisquer tipos de fármacos ou procedimentos invasivos.


Através deste procedimento é possível activar ou inibir zonas do cérebro que se correlacionam com determinadas patologias e, deste modo, ter como resultado uma significativa melhoria das mesmas. 


Se ficaste com interesse no tema, então sugiro-te que conheças um pouco mais sobre o trabalho de Abrahão Fontes Baptista, reputado investigador internacional, com doutoramento em Ciências Morfológicas e pós-doutoramento em neuromodulação e dor pela University of Western Sydney.


Em Setembro, virá a Portugal pela 1.ª vez para a sua formação única e exclusiva de ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Curso Estimulação Magnética Transcraniana

27 Set - 30 Set 2018 25h Porto

Curso Estimulação Magnética Transcraniana

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!