Saúde

O interstício, o novo órgão do corpo humano

Interstício, o novo orgão, pode ajudar a perceber o cancro

Em pleno século XXI, uma equipa de cientistas dos Estados Unidos revela-nos que temos um órgão que nunca tinha sido considerado como tal. O corpo humano continua a surpreender-nos. 


Chama-se interstício, é formado por um espaço com fluido e está nos tecidos conjuntivos por baixo da superfície da pele, reveste o tubo digestivo, os pulmões e o sistema urinário e rodeia as artérias, as veias ou a membrana entre os músculos – tudo numa única estrutura.


O novo órgão ajuda a que as células circulem pelo corpo, como se de uma rede de estradas se tratasse: tanto as nocivas, por exemplo as tumorais, como as do sistema imunitário. No interstício foram ainda encontradas novas células que fabricam colagénio e também têm propriedades das células que revestem os vasos sanguíneos.


Uma amostra de fluido intersticial pode ser uma boa ferramenta de diagnóstico. Além disso, entender como funciona o interstício pode dar mais luzes sobre como se espalha o cancro pelo corpo, sobre o edema e a fibrose. Também concede mais informação sobre como funcionam os nossos órgãos.

Ver Mais

Fonte:

Jornal Público

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!