Exercício

Pode o exercício substituir os antidepressivos?

De acordo com um estudo da Universidade de Vermont, o exercício físico é tão eficaz no alívio dos sintomas de patologias do foro mental, como ansiedade, depressão e esquizofrenia, quanto os medicamentos tradicionais.

A confirmar-se, esta pode ser uma excelente notícia na medida em que permitirá diminuir os tempos de permanência em instalações psiquiátricas e a probabilidade de dependência de psicotrópicos, na medida em que existe um reconhecimento crescente dos problemas crónicos associados aos inibidores selectivos da recaptação da serotonina, medicação antidepressiva e outras intervenções farmacológicas.


Esta investigação contou com a participação de cerca de 100 pacientes da unidade de internamento de psiquiatria do Centro Médico da Universidade de Vermont, a quem foram introduzidos, no plano de tratamentos, exercícios estruturados de 60 minutos e programas de educação nutricional.


Os psicoterapeutas entrevistaram os pacientes sobre seu humor, autoestima e autoimagem antes e depois das sessões de exercício para avaliar os efeitos da atividade física nos sintomas psiquiátricos.


Os resultados indicaram: 95% dos pacientes relataram uma melhoria do humor após os exercícios, enquanto 63% afirmaram estar felizes ou muito felizes, em oposição aos neutros, tristes ou muito tristes.


Uma média de 91,8% dos pacientes também se mostraram satisfeitos com a maneira como sentiam os seus corpos depois de realizar os exercícios prescritos.


De acordo com a equipa de investigação, a prioridade nestes casos é fornecer estratégias mais naturais, que incluam terapias integrativas (em particular, o exercício físico), para o tratamento de transtornos de humor, depressão e ansiedade.


Também entre 1984 e 1997, um grupo de investigadores do Reino Unido, Austrália e Noruega analisou dados coletados pela Noruega ao longo de 13 anos, num programa denominado HUNT (Nord-Trondelag Health Study).


Das informações constam hábitos da população, condição de saúde e amostras de sangue. As informações podem ser usadas para todo o tipo de pesquisas relacionadas com a área da saúde, desde epidemiologia à genética.


Neste estudo foram analisados 33 908 adultos saudáveis, sem indícios de ansiedade ou depressão, e os seus hábitos de exercícios físicos. Passados 13 anos de observação, os dados revelaram que mesmo desconsiderando variáveis socioeconómicas, as pessoas que não se exercitaram tiveram 44% mais de probabilidade de desenvolver depressão comparativamente aos que se exercitaram pelo menos uma hora por semana. 

Ver Mais

Fonte:

Positive Patient Response to a Structured Exercise Program Delivered in Inpatient Psychiatry. SAGE Journals.

The Troubled History of Psychiatry. The New Yorker.

The HUNT Study - a longitudinal population health study in Norway.

Exercise and the Prevention of Depression: Results of the HUNT Cohort Study.

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Curso Kinetic Control - The Movement Solution One

17 Set - 6 Dez 2020 94h Vila Nova de Gaia

Curso Kinetic Control - The Movement Solution One

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!