Exercício

[ebook gratuito] Actividade física no cancro da mama

Benefícios do exercício na neoplasia da mama revelados pela evidência

Por muitos anos, o cancro da mama foi incrivelmente difícil tanto sob a perspectiva do paciente como do profissional de saúde, devido às suas altas taxas de mortalidade e morbidade. No entanto, devido aos recentes avanços no diagnóstico e tratamento, as taxas de sobrevivência aumentaram [1].


No geral, a taxa de sobrevivência de 5 anos para o cancro da mama, em todos os estádios, é de 89%, segundo a American Cancer Society [2]. Apesar da excelente notícia, ainda há muitos problemas decorrentes da própria patologia ou relacionados com o tratamento dos utentes oncológicos.


Devido à elevada prevalência do cancro da mama, especialmente em países desenvolvidos, o aumento da sobrevivência e as altas expectativas na qualidade de vida de mulheres com neoplasia da mama levaram pacientes e profissionais de saúde a procurar abordagens alternativas ou adicionais na gestão desta condição clínica [3].


Todos estes factores criaram um maior interesse em torno do estudo do impacto da actividade física em pacientes oncológicos.


Assim, é possível constatar um crescente número de pesquisas sobre o efeito do exercício em pacientes e sobreviventes de cancro da mama nas últimas décadas [4] que evidenciam consistentemente o contributo do exercício na redução da taxa de recidiva, bem como o carácter preventivo no desenvolvimento da patologia.


Faz já o download gratuito do ebook Actividade Física no Cancro da Mama, e conhece as principais conclusões das mais recentes pesquisas. 👇


A pertinência actual deste tema não deixa outra alternativa aos profissionais que não o de se actualizarem perante as actuais guidelines no que à prescrição de exercício ao paciente ou sobrevivente do cancro da mama diz respeito.


Sílvia Rodrigues, doutorada em Actividade Física e Saúde (FADEUP), docente universitária no IPVC, investigadora externa no Laboratório de Metabolismo e Exercício da FADEUP (CIAFEL) e colaboradora da Mama Help, irá liderar a Masterclass Exercício físico no cancro da mama, evento a decorrer no mês de Outubro, no Porto.


Se queres aprender a prescrever um programa de exercício físico multicomponente nas diferentes fases de tratamento do cancro da mama, então assegura já a tua vaga.

Ver Mais

Fonte:

1. Jemal A, Siegel R, Xu J, Ward E. Cancer statistics, 2010. CA Cancer J Clin. 2010;60:277–300.

2. Website American Cancer Society. How Common Is Breast Cancer?.

3. Kushi LH, Doyle C, McCullough M, Rock CL, Demark-Wahnefried W, Bandera EV, Gapstur S, Patel AV, Andrews K, Gansler T. American Cancer Society Guidelines on nutrition and physical activity for cancer prevention: reducing the risk of cancer with healthy food choices and physical activity. CA Cancer J Clin. 2012;62:30–67.

4. McNeely ML, Campbell KL, Rowe BH, Klassen TP, Mackey JR, Courneya KS. Effects of exercise on breast cancer patients and survivors: a systematic review and meta-analysis. CMAJ. 2006;175:34–41.

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!