Saúde

“Sempre fui assim, posso mudar de voz?”

Inês Moura ensina ferramentas de sucesso para melhoria e aperfeiçoamento da voz

Sabias que grande parte da população não apresenta qualquer patologia vocal?

E que, ainda assim, existe um enorme número surpreendentemente grande de pessoas descontentes com a forma como se expressam? Seja por não conseguirem projectar a voz, por falarem demasiado rápido e “engolirem palavras” ou por não serem expressivas no seu discurso.


Estes aspectos podem não ser muito evidentes dentro das grelhas de avaliação formal na Terapia da Fala, mas têm um enorme impacto, tanto na vida pessoal, como na vida profissional.


Muitas pessoas ficam sem acompanhamento porque o caso não é “suficientemente” grave que precise de um terapeuta, nem tão simples que se possa resolver com algumas dicas vistas num canal de youtube.


Enquanto uma pessoa com uma patologia deseja ter (em princípio) a voz que tinha, a pessoa que deseja aperfeiçoar-se pode não saber o que pode, ou deve, melhorar para ter um melhor desempenho na sua comunicação.


Tal como um personal trainer de um ginásio, que desenha um plano à medida dos objectivos, o terapeuta da fala pode ser o profissional que está ao lado do cliente para lhe mostrar o caminho e ajudar a treinar os aspectos que ele deseja melhorar.


A forma de conduzir este processo é bem diferente de um processo terapêutico tradicional. Exige um afastamento do modelo médico e uma aproximação de um modelo comportamental, onde os hábitos são analisados, treinados e generalizados para o dia a dia, através de metodologias de coaching, comunicação e voz.


Tal como num ginásio, se o processo de treino for desajustado com os objectivos ou demasiado difícil, a tendência é desistir. Caso os objectivos sejam bem definidos e o processo conduzido de forma personalizada, poderás responder: “Sempre falou assim e é possível mudar. Vamos a isso?”.


O Curso Como Treinar a Voz de um Adulto? pretende dar ferramentas de sucesso para aqueles que trabalham, ou pretendem trabalhar, com processos de melhoria e aperfeiçoamento de voz, seja no âmbito clínico, educacional ou empresarial.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!