Saúde

Redefinição da relação terapêutica: atenção centrada no idoso

Impacto da abordagem humanista nos resultados clínicos do utente idoso

O envelhecimento populacional é, hoje, um fenómeno mundial e está a ocorrer de forma sem precedentes.


Decorrente deste cenário, tornou-se impreterível a discussão da qualidade dos serviços e das respostas sociais e de saúde oferecidas ao utente idoso, bem como da necessidade de prestar cuidados individualizados.


A atenção integral do idoso deve ser realizada com base numa relação terapêutica mais humanizada, com envolvimento de uma equipa multidisciplinar, incluindo a participação do fisioterapeuta.


Actualmente admite-se que a avaliação funcional dos idosos, com acompanhamento do fisioterapeuta, tornou-se essencial para estabelecer um diagnóstico, um prognóstico e um julgamento clínico adequado que auxiliarão as decisões sobre os tratamentos e os cuidados necessários com o idoso.


Mas voltemos ao modelo da atenção centrada na pessoa. É mesmo importante que percebas o impacto desta abordagem nos resultados clínicos da tua intervenção.


A psicologia humanista proposta por Carl Rogers, enfatiza a importância fundamental da experiência subjectiva e pré-reflexiva. Em consequência, o fisioterapeuta tentará "ver através dos olhos da outra pessoa, perceber o mundo tal como lhe aparece, aceder, pelo menos parcialmente, ao quadro de referência interno da outra pessoa" [1].


É, portanto, a experiência global do utente que deverá constituir o foco da atenção.


A relação terapêutica que se estabelece com base neste conjunto de premissas implica uma importante redefinição do papel do fisioterapeuta.


A par das técnicas ou ferramentas que utiliza na reabilitação, a participação pessoalizada do fisioterapeuta na relação com o utente irá ditar o sucesso clínico. A autenticidade do profissional é fundamental numa relação que é, deste modo e sobretudo, humana.


Comprometidos com a tua evolução, queremos que a tua actuação na antecipação ou reabilitação das alterações fisiológicas - progressivas e diferenciais -, e no consequente declínio da capacidade funcional do idoso, seja altamente diferenciada e com base numa visão actualizada e contemporânea do utente geriátrico.


A proposta formativa de Carles Salvadó Escarramán, especialista espanhol em Fisioterapia em Geriatria, é proporcionar-te dois dias intensivos de aprendizagem dentro dos conceitos de avaliação geriátrica integral e atenção centrada na pessoa, com especial foco na consideração dos seguintes princípios:

- Movimento natural

- Especificidade adaptativa das trajectórias

- Manutenção das capacidades presentes

- Trabalho dos referentes de equilíbrio

- Prevenção de quedas e intervenções não farmacológicas 

Ver Mais

Fonte:

1. Rogers, C. R. (2003). Some observations on the org anization of personality.

2. Bozarth J. Person - centered therapy: a revolutionary paradigm. United Kingdom: PCCS Books. 1998.

3. Santos, Cecilia (2004). Abordagem Centrada na Pessoa - Relação Terapêutica e Processo de Mudança. Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca. Vol. 1, n.º 2.

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!