Saúde

O papel da fáscia nas cadeias musculares

Descoberta da fáscia permitiu actual noção de totalidade e globalidade corporal

Apesar de amplamente mencionado nas áreas do movimento, o conceito de Cadeias Musculares não é entendido por todos, pese embora a compreensão destes circuitos (Busquet) ou trilhos (Mayers) anatómicos possa mudar de modo significativo a tua intervenção clínica.


Na verdade, a noção de cadeias musculares abalou os princípios da actividade muscular.


E tudo porque graças ao funcionamento das cadeias musculares, interligadas pelas fáscias, teremos um padrão de movimento disfuncional espalhado pelo corpo.


Voltamos sempre ao maravilhoso mundo da fáscia, não é?!


A descoberta da fáscia permitiu chegar à actual noção de totalidade e globalidade corporal, onde se baseiam as técnicas e métodos que incidem sobre as cadeias musculares. É a fáscia, portanto, que permite a continuidade de forças existentes nas cadeias musculares.


A acção integrada dos músculos que constituem as cadeias musculares é ainda responsável pela manutenção do alinhamento postural. O seu encurtamento origina no indivíduo a adopção alterações posturais.


Neste aspecto, a abordagem postural é, sem dúvida, crucial, sendo considerada a base de toda compreensão funcional, norteando procedimentos correctivos seja nas disfunções músculo-esqueléticas, neuromusculares ou cardio-respiratórias-circulatórias.


Quando, na prática clínica, o profissional encontra um corpo com funcionamento patológico, é crucial observar e compreender o comportamento das cadeias musculares. Só assim, será possível avaliar e raciocinar, sem que apenas sigas protocolos de intervenção.


O método de tratamento das cadeias musculares tem, por isso, como objectivo potenciar a harmonia e a liberdade do movimento, e reequilibrar as tensões musculares, articulares, viscerais e cranianas que são a base das compensações das deformidades e o motivo das queixas dolorosas e incapacidades funcionais.


Em jeito de resumo, podes utilizar este método de diagnóstico e tratamento manual com a finalidade de:

- Libertar zonas de tensão que podem gerar dor e incapacidade

- Recuperar uma boa mobilidade muscular, articular e tendinosa das diferentes cadeias (musculares, articulares, viscerais, cranianas)

- Obter um melhor equilíbrio postural

- Normalizar a função


Portanto, se pretendes tornar-te um profissional mais completo e eficiente, capaz de avaliar e reabilitar de forma mais fidedigna, é importante dedicares tempo à aprendizagem das cadeias musculares e fasciais.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Cadeias Musculares e Fasciais

10 Mai - 12 Mai 2019 25h Porto

Cadeias Musculares e Fasciais

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!