Exercício

Importância da mobilidade na performance

Mobilidade: qual é a importância no desempenho dos teus atletas e pacientes?

Certamente tens ouvido falar imenso dos temas mobilidade, amplitude de movimento, … mas afinal qual é a importância destas componentes no desempenho dos teus atletas e pacientes?


Se a mobilidade não está presente em níveis aceitáveis, seguramente a qualidade do movimento será pobre. Apresentar boa mobilidade é condição obrigatória para que se possam realizar, portanto, tarefas mais complexas, sem que essas mesmas tarefas se tornem prejudiciais.


Em consequência e logo à priori, poderemos considerar a mobilidade como pré-requisito na prevenção de lesões.


Até aqui todos de acordo, certo?


Contudo, o papel da mobilidade na performance não parece tão directo.


Para entender verdadeiramente o conceito devemos primeiro saber que limita a ADM (amplitude de movimento), embora saibamos que é o sistema nervoso (central e periférico) o maior limitador.


Um dos principais motivos pelos quais a mobilidade limita a ADM é pela falta de segurança, propriocepção e/ou estabilidade numa posição articular específica. Portanto, inicia uma cascata aferente e eferente de sinalização que limita o progresso da ADM.


Além disso, não só ocorre uma limitação na expressão da ADM, mas também se vê reduzida a capacidade de aplicar força nessa posição articular e áreas circundantes.


Isto é crucial numa multiplicidade de desportos como o powerlifting ou o CrossFit, nos quais se aplica frequentemente força em posições articulares máximas (ex.: sumo deadlift, agachamento profundo, um clean ou um handstand). Importante sublinhar ainda que não apresentar uma ADM residual confortável impossibilitará tirar o proveito de toda a inércia que isso acarretaria.


Vamos considerar o exemplo do kipping pull-up em CrossFit. Se os meus ombros e coluna torácica só forem capazes de chegar a uma flexão glenoumeral bilateral perpendicular ao solo, perderei toda a inércia que obteria em cada repetição se pudesse exceder a ADM.


Outros benefícios recaem na curva de tensão-longitude, uma vez que o trabalho óptimo da mobilidade nos leva a explorar novas zonas dessa curva.


Grande percentagem das lesões musculares ocorre durante as contracções excêntricas, pelo que trabalhar essa zona da curva tensão-longitude incrementará a capacidade adaptativa da unidade músculo-tendinosa e, por conseguinte, haverá uma crescente tolerância a maiores cargas excêntricas.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!