Geral

Mobilização neural: implicações nos ganhos de amplitude

O comprometimento da mecânica e da fisiologia do SN pode resultar em disfunções próprias do mesmo, bem como das estruturas músculo-esqueléticas que recebem a sua inervação.

📌 1960, Breig introduziu o termo "tensão mecânica adversa"

📌 1982, Maitland e Elvey desenvolveram os testes de tensão neural adversa

📌 1991, Butler denominou a "mobilização do sistema nervoso"

📌 1995, Shacklock sugeriu o termo "neurodinâmica", para facilitar a associação entre a fisiologia, fisiopatologia e a mecânica no tratamento do sistema nervoso.


A principal função do Sistema Nervoso (SN) é a condução de impulsos; porém, esta é extremamente dependente da parte mecânica deste sistema e vice-versa. A interligação da função mecânica e fisiológica do SN foi reunida no termo Neurodinâmica.


Se este sistema apresenta normalidade neurodinâmica, significa que as suas propriedades mecânicas e fisiológicas estão normais. A função do SN não é a de apenas conduzir impulsos decorrentes de grandes amplitudes e complexos movimentos, mas também adaptar-se mecanicamente a esses movimentos, retraindo-se e alongando-se, podendo até mesmo limitar essas amplitudes em certas combinações de movimentos.


Quando a neurodinâmica está alterada, ocorre o que se denomina de Tensão Neural Adversa (TNA), que consiste numa resposta mecânica e fisiológica anormal quando a amplitude normal do SN e a sua capacidade de alongamento são testadas.


A actividade adequada do SN depende da sua integridade. O comprometimento da mecânica e da fisiologia do SN pode resultar em disfunções próprias do mesmo, bem como das estruturas músculo-esqueléticas que recebem a sua inervação.


Os testes neurodinâmicos envolvem a aplicação de um conjunto de movimentos passivos destinados a testar a capacidade de adaptação do tecido neural a diferentes posições funcionais.


A Mobilização Neural (MN) é uma técnica que tem como objectivo restaurar o movimento e a elasticidade do SN, o que promove o retorno às suas funções normais e a redução do quadro sintomático.


Se quiseres saber mais sobre este tópico fica a conhecer o curso Neurodinâmica. Mobilização Neural, leccionado pelo Carles Munné Rodríguez, especialista em Terapia Manual. 👇👇👇






Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Curso Integração Clínica da Neurodinâmica

20 Jul - 21 Jul 2019 18h Lisboa

Curso Integração Clínica da Neurodinâmica

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!