Saúde

Fascial Manipulation: O Método De Terapia Manual Mais Popular No Mundo

Mais de 10.000 horas de formação ministradas por ano, mais de 50 países envolvidos, mais de 2500 profissionais de saúde formados em cada ano

Fascial Manipulation é actualmente considerada a mais popular abordagem de terapia manual evidence-based, ensinada em mais de 40 países em todo o mundo.

 
método desenvolvido por Luigi Stecco e prosseguido e aprofundado pelos seus filhos, Carla e António Stecco, evoluiu nos últimos 40 anos fruto de pesquisas, estudos anatómicos e prática clínica para uma ampla variedade de disfunções músculo-esqueléticas.
 
Como diria Robert Schleip: “It is a truly fascia-nating family!”.
 
Esta abordagem terapêutica centra-se na fáscia, em particular na fáscia muscular profunda, e considera que o sistema miofascial é um contínuo tridimensional.
 
O método apresenta um modelo biomecânico completo que auxilia na decifração do papel da fáscia nos distúrbios músculo-esqueléticos
 
Segundo o método Stecco, as áreas de fáscia disfuncional podem ser modificadas pela aplicação de uma força mecânica para estimular a resposta inflamatória natural do corpo. 
 
Este processo promove a reabilitação através de 3 etapas:
  1. Fase inflamatória
  2. Fase de proliferação
  3. Fase de remodelação
 
Durante a fase inflamatória, os fibroblastos inibidos são estimulados a segregar ácido hialurónico e, portanto, a restabelecerem o deslizamento entre os músculos.
 
Depois do início da primeira fase, as restantes serão iniciadas de forma sucessiva até que o tecido lesionado seja reestabelecido no seu estado hemostático.
 
A base deste método reside, portanto, na identificação de uma área específica da fáscia conectada com a limitação de um movimento específicoUma vez identificado este movimento, limitado ou doloroso, um ponto específico na fáscia é implicado e, através da sua manipulação específica e exacta, o movimento pode ser restaurado.
 
Como podes depreender, o método é caracterizado por ser um procedimento analítico que resulta num tratamento personalizado. Uma combinação de movimentos codificados e testes palpatórios que permitem determinar quais as fáscias envolvidas em qualquer disfunção.
 
A avaliação e o tratamento são bastante completos, sendo considerados, por isso, únicos.

Ver Mais

Fonte:

Stecco L & C. Fascial Manipulation Practical Part, Piccin, 2009.

Stecco L Fascial Manipulation for Musculoskeletal pain, Piccin, 2004

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!