Saúde

Entrevista exclusiva com a Ana Tavares

Devemos integrar e não separar.

Ana Tavares, licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra e mestre em Medicina Natural pela Faculdade de Medicina de Santiago de Compostela, junta-se hoje a nós para uma entrevista exclusiva.


Reconhecida como uma das maiores dinamizadoras da medicina natural não só em Portugal, mas também nos Estados Unidos, a Ana Tavares, partilha connosco a sua visão de uma medicina integrativa, onde o importante é integrar e não separar.


1. Livros que a inspiraram ou marcaram, a nível profissional e/ou pessoal? Porquê?

A Matriz Divina (Gregg Braden) e Escuta o teu corpo (Lise Bourbeau). São livros que do meu ponto de vista nos fazem olhar a vida e o ser humano de uma forma mais ampla.


2. Que 3 conselhos daria a alguém que quer enveredar pela área da Medicina Natural?

  • Estudar. Estudar em escolas certificadas. A Medicina Natural deve ser respeitada como conhecimento e ser aplicada nas pessoas também com respeito pela vida humana.
  • O terapeuta deve fazer trabalho de auto-conhecimento para perceber o seu caminho.
  • Trabalhar com o coração e não com a cabeça.


3. Que conteúdos e programas estão disponíveis em Portugal para quem queira iniciar actividade na área da Medicina Natural?

Neste momento atravessamos uma fase de transição na certificação de terapeutas. Existem cursos homologados em algumas áreas da medicina natural como osteopatia e acupunctura que facilitarão o acesso à cédula profissional. Existem depois universidades com Pós-graduações nestas áreas para complementar conhecimentos.


4. Quais são as maiores dificuldades de se trabalhar nesta área?

A não integração da medicina convencional com a natural. Apesar de neste momento a medicina natural já estar legislada em algumas áreas, ainda gera confusão nas pessoas. A falta de divulgação e falta de conhecimento da população em geral das potencialidades desta área.


5. O que a levou a afastar-se da área das Ciências Farmacêuticas e a enveredar pela área da Medicina Natural?

Considero esta pergunta muito interessante. Não me afastei. Continuo, inclusive prestando serviço em farmácias. Apenas acrescentei esta área. Procurei novos conhecimentos que me pudessem ajudar a ajudar mais e melhor. Devemos integrar e não separar.


6. Tornou-se uma das grandes dinamizadoras da Medicina Natural em Portugal e nos Estados Unidos. De que forma é que Portugal se posiciona neste mercado relativamente aos Estados Unidos?

Prefiro responder ao contrário. Como os Estados Unidos se posicionam. Aqui ainda pouco podemos contar. Vou citar dois exemplos: nos Estados Unidos a Medicina é Integrativa, por exemplo numa clínica oncológica trabalham profissionais das duas áreas. Não posso afirmar que aqui não existe isto mas são exemplos raros. Outro exemplo é o preço dos suplementos naturais que são muito mais económicos no valor o que permite ao utente um acesso facilitado ao tratamento.


7. A área da Medicina Natural cria bastante controvérsia entre os profissionais de saúde. O que diria a alguém que seja cético em relação à Medicina Natural e às suas técnicas?

O cepticismo para mim advém do medo. Medo do desconhecido. É normal no ser humano. Eu dedico-me a estudar o ser humano e o medo é que gera desconfiança. Aconselho a estudar, a utilizar e a perceber como funciona.


8. Para além da prática clínica, a Ana dedica-se ao ensino nas áreas da Medicina Natural. Como é que surge esta vertente do ensino na sua vida? Foi algo que sempre quis fazer?

Surgiu por acaso. Gosto mas devo-o e vou prestar homenagem a essa pessoa. Acreditou que eu o devia fazer, convidou-me e eu aceitei. Chama-se António José e é um excelente gestor e dinamizador da área natural. Um visionário.


9. Porque é que a Medicina Natural é tão importante nos dias de hoje?

Para mim é importante porque resgata o contacto com a forma mais natural de viver. O ser humano pertence à natureza. Daí toda a biodisponibilidade dos tratamentos naturais ser maior.

Biodisponibilidade é um termo que significa: reconhece, absorve e utiliza melhor. 


10. Vai estar com a Master a leccionar um curso de Mesoterapia Homeopática. Como descreveria esta área para alguém que não está familiarizado com a mesma?

A mesoterapia homeopática é uma técnica de tratamento local. É isso que marca a diferença. Pode e deve ser associada a qualquer tratamento que o profissional queira fazer. Dor, inflamação, regeneração tecidular, etc. É um complemento para acelerar a recuperação do paciente. Como utilizamos homeopatia o tratamento torna-se seguro pois não apresenta efeitos secundários nem reacções adversas.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!