Saúde

Ecografia músculo-esquelética: uma tendência do mercado

Número crescente de fisioterapeutas recorre à ecografia músculo-esquelética na prática clínica

Certamente já reparou que é crescente o número de fisioterapeutas a recorrer à ecografia músculo-esquelética no seu dia-a-dia e prática clínica.


Contrariamente a outras técnicas e recursos complementares, esta não é só uma moda. É uma tendência do mercado, reconhecida pelos utentes.


Consegue rever-se em algum destes cenários?


a) O seu paciente entra no gabinete acompanhado de exames complementares, ciente de que poderão acrescentar valor à sua avaliação. Olha, volta a olhar, lê o relatório e conforma-se com a informação veiculada, pois não tem conhecimento e capacidade crítica para analisar aquele exame.

O conhecimento e interpretação em ecografia músculo-esquelética funcional é crucial no processo de raciocínio clínico e na melhor definição de um diagnóstico funcional.


b) Suspeita de uma ruptura muscular, mas não tem forma de confirmar, no imediato e em tempo real, pelo que opta por escolher técnicas que sabe que não irão prejudicar, nem beneficiar, esta condição que não consegue precisar e aferir.

A utilização da ecografia músculo-esquelética permite o estudo dinâmico, rápido e inócuo, em tempo real e comparativo do tecido músculo-esquelético.


c) O caso clínico que tem em mãos beneficiava claramente da utilização de uma técnica invasiva, para a qual já detém conhecimento e competência. Precisa de incidir sobre uma área muito específica. Como sabe que está lá, naquele ponto preciso? Como consegue controlar a sua intervenção e mensurar a evolução da lesão? 

O recurso à ecografia músculo-esquelética não só aumenta a segurança da intervenção do fisioterapeuta, como também a potencia a efectividade do seu tratamento, permitindo programar de modo controlado o tratamento, medir a evolução da lesão e validar as diferentes técnicas terapêuticas.


Se já esteve em alguma destas circunstâncias, estamos em crer que chegou a hora de frequentar o curso ECOGRAFIA MÚSCULO-ESQUELÉTICA FUNCIONAL.


A formação será ministrada por um dos fisioterapeutas de maior renome internacional do Grupo Musculoskeletal Ultrasound in Physical Therapy (MUP), reconhecido pela capacidade exímia de relacionar todos os achados ecográficos com as mais recentes propostas terapêuticas para cada patologia diagnosticada. 

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!