Saúde

Actividade física como tratamento cardíaco

De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Medical Asssociation (JAMA), a indicação médica da actividade física regular como tratamento para os problemas cardíacos pode ajudar a diminuir em 20% a taxa de mortalidade associada à patologia.

O aumento do exercício físico e a resultante melhoria das condições físicas do corpo travam a evolução das doenças cardiovasculares, já que a actividade física diminui a arteriosclerose, a isquemia, as arritmias, além de produzir efeitos psicológicos positivos.
O mesmo estudo mostrou ainda que os programas que combinam a actividade física com as terapias baseadas em fármacos provaram reduzir a taxa de mortalidade destes doentes em 20%, mas mesmo assim, raramente os médicos incluem, entre as prescrições para combater estas doenças, a prática de exercício físico.

Os investigadores analisaram os factores de risco alteráveis, como é o caso dos níveis de colesterol, da pressão arterial e do tabagismo, e apelam à sensibilização da comunidade médica para a inactividade física como um factores de risco.

30 a 60 minutos de exercício, cinco vezes por semana

O artigo defende que se os pacientes se exercitarem 30 a 60 minutos por dia, cinco dias por semana, conseguirão ver reduzidos os problemas de peso a mais, contudo para começar podem iniciar a prática regular na base dos 10 ou 15 minutos de actividade, 2 a 3 vezes por dia.
Mesmo a prática de exercício regular de apenas 15 e a 30 minutos diários pode melhorar as capacidades funcionais do corpo humano e a qualidade de vida das pessoas, prevenindo sobretudo as doenças cardiovasculares.

Consulte o artigo: http://bit.ly/WrilaW

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!