Saúde

AUMENTO DA FLEXIBILIDADE E IMPULSÃO VERTICAL ATRAVÉS DO SGA

Treino de flexibilidade com recurso ao SGA promove ganhos de flexibilidade da cadeia posterior e impulsão vertical

O estudo, proveniente da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, reuniu uma amostra de 28 voleibolistas, modalidade na qual o salto vertical é uma variável importante no desempenho dos atletas, propuseram-se a verificar a influência do treino de Stretching Global Activo na flexibilidade da cadeia posterior, na flexibilidade analítica dos isquiotibiais e na impulsão vertical no voleibol.

Para tal, dividiram os elementos em dois grupos, sendo que apenas o grupo experimental realizou treino de flexibilidade recorrendo ao Stretching Global Activo, durante 8 semanas.

No final, verificaram que no grupo de controlo não se registaram ganhos significativos nos diferentes testes realizados. Contudo, no grupo experimental verificaram que a utilização de um método de flexibilidade global contribuiu para o aumento da flexibilidade da cadeia posterior dos atletas e da flexibilidade analítica dos isquiotibiais. Concluíram ainda que os ganhos de flexibilidade conseguidos com o treino de SGAinfluenciaram os ganhos obtidos na impulsão vertical.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!