Saúde

GINÁSTICA ABDOMINAL HIPOPRESSIVA NA REEDUCAÇÃO DORSO-LOMBAR

Um artigo da autoria do Prof. Dr. Marcel Caufriez, publicado na revista Fisioterapia indicia que a Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH) pode revelar-se um êxito no tratamento e reeducação dorso-lombar.

Realizado com o objectivo de demonstrar os efeitos do treino de GAH sobre a estática da coluna vertebral dorso-lombar, o estudo reuniu 29 estudantes, divididos em dois grupos.
O primeiro grupo foi submetido a uma hora de GAH, durante 10 semanas, seguindo um protocolo de exercícios previamente preparado. O segundo grupo realizou apenas treino de postura.
Foram encontradas variações estatisticamente significativas no grupo de estudo no que diz respeito à estática vertebral, na posição do eixo occipital e nas medições de flexibilidade da coluna, especialmente na flexão do tronco, o que indicia o êxito da GAH na reeducação dorso-lombar.
Destes testes, concluiu-se ainda ter existido um aumento da força isométrica nos músculos extensores do tronco, o que leva os investigadores a concluir que a Ginástica Abdominal Hipopressiva tem implicações na estática da coluna.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!