Saúde

VIDEOJOGOS NO COMBATE À OBESIDADE E SEDENTARISMO

Uma pesquisa apresentada pela American Heart Association's Scientific Sessions demonstrou que, nos adultos, os videojogos podem potenciar o gasto de energia tanto quanto os exercícios de intensidade moderada.

De acordo com os investigadores, a escala de gasto de energia dos jogos activos é suficiente para impedir ou combater a obesidade e doenças relacionadas com o modo de vida sedentário, como doença cardíacas, diabetes e doenças metabólicas.

O estudo demonstrou que aproximadamente um terço das actividades físicas virtuais exigem um gasto de energia de 3.0 METs (medida usada para estimar a energia despendida), considerada já como exercício de intensidade moderada.

Através de uma câmara metabólica, os investigadores mediram o gasto de energia de 12 homens e mulheres, entre os 25 e os 44 anos de idade, enquanto reproduziam movimentos básicos desportivos e actividades físicas com controlos sensíveis ao movimento.

Os resultados demonstraram que nove actividades envolveram menos de 2 METs, 23 exigiram o gasto de 2-3 METs, outras nove actividades resultaram no uso de 3-4 METs e cinco actividades mais de 4 METs.

De acordo com as guidelines da American Heart Association, o exercício de intensidade leve despende menos de 3.0 METs, o de intensidade moderada de 3.0 a 6.0 METs e a actividade vigorosa pode ascender a um gasto de mais de 6 METs. A título de exemplo, um adulto a caminhar a cerca de 5 km/h numa superfície plana vai despender aproximadamente 3.3 METs.

Dos habituais jogos comercializados pela Wii Sports, como o o boxe, golfe, ténis, bowling e basebol, o boxe é o mais eficaz para aumentar o gasto de energia, aproximadamente 4.5 METs, de acordo com os resultados do estudo. O golfe, o bowling, o ténis e o basebol são 2.0, 2.6, 3.0, e 3.0 METs, respectivamente.

As intensidades de exercício do ioga e do equilíbrio foram significativamente mais baixas do que os videojogos de resistência e exercício aeróbio, contudo foram mais eficazes na melhora da flexibilidade e na prevenção de quedas, segundo os pesquisadores.

Em Portugal, mais de 50% da população tem excesso de peso, 14% tem obesidade mórbida e a taxa de prevalência da pré-obesidade e obesidade continua a crescer. 

Visto que os resultados deste estudo se aplicam também aos jovens e idosos, os investigadores aconselharam os americanos à prática destes jogos activos ao invés dos jogos sedentários. Na América existem cerca de 213 milhões de obesos numa população de 300 milhões.

Consulte um dos últimos artigos sobre esta temática publicado no Journal of Strength & Conditioning Research e no Pubmed: http://1.usa.gov/12rdjJ1

Ver Mais

Fonte:

Leia a reportagem aqui

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!