Saúde

ALL ABOARD: DA EXPERIÊNCIA DE LECCIONAR A PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSITÁRIA

7h30 da manhã e já deambulo pelos corredores do Aeroporto Sá Carneiro. Começa daqui a nada, em Barcelona, o 2º seminário da Pós-Graduação em Terapia Manual segundo o Método POLD,  da Faculdade de Medicina e Ciência da Saúde da Universidade Internacional da Catalunha (Barcelona). Não é aqui que se inicia esta jornada, mas é daqui que partimos juntos. 

Antes de começarmos, sabia que o Método POLD é, quase seguramente, o método de terapia manual de origem latina mais ensinado, praticado e conhecido no mundo? Reparem bem como, de forma galopante, a técnica tem vindo a sofrer francas evoluções, dignas de registo:

Em 2003 é apresentado à comunidade científica no Congresso Mundial de Fisioterapia da WCPT, em Barcelona, em 2010 chega a Portugal pela MASTER, formando a primeira turma de fisioterapeutas portugueses com formação especializada em POLD e em 2012 é lançado o primeiro livro da autoria do brilhante criador do método, Juan Lopez Diaz. É também neste ano que sou reconhecido pelo International POLD Institute como professor assistente do método, passando depois de várias centenas de horas de formação entre Portugal e Espanha, a instrutor oficial - o primeiro da Europa. E, se o livro é fruto do marcante impacto clinico do POLD no quotidiano de vários profissionais, em 2012 esse reconhecimento firma-se com a criação de uma pós-graduação em terapia manual segundo o método, pela Faculdade de Medicina da Universidade Internacional da Catalunha.

Volvidos quase quatro anos desde a sua entrada em Portugal, actualmente existem cerca de 70 alunos portugueses especializados, nos quais se inclui um médico, o 1º em Portugal.

E, voltamos ao hoje, aqui e agora, onde me encontro pronto para viajar para Barcelona, para assumir o 2º seminário da Pós-Graduação. Um bocadinho cansado (afinal é sexta-feira) e com poucas horas de sono, devido aos pormenores ultimados noite adentro, porém na ânsia de chegar ao destino e começar a falar. A importância da mensagem dá-me a energia necessária que necessito para conduzir as aulas deste fim-de-semana.

E que bem que já aqui estava a falar-vos deste tema, mas já me chamaram. Agora há um avião para apanhar. Até já!
-----
Chegada a Barcelona
Cheguei a Barcelona. Está um calor a que já não estou habituado. 25 graus (que bem se está!).
Visito rapidamente o novo centro clinico e sede oficial do International POLD Institute. Muito interessantes, localizado bem no centro da cidade, numa das zonas mais movimentadas de Barcelona. Nestas andanças ainda consegui falar via skype com o Juan (criador do POLD), que se encontra no Chile a leccionar outro curso de POLD. Uma visita fugaz para a chegar a tempo de ainda almoçar na universidade.
A universidade é enorme, um pouco deslocada do centro de Barcelona, mas rodeada por imponentes espaços verdes que a tornam muito agradável. No complexo onde está insiderida existe ainda o hospital privado da mesma instituição.
Quase 10 anos de experiência como docente no ensino superior e... não consegui evitar uma voz trémula nas minhas primeiras palavras!
O tremelicar da voz desapareceu em 5 minutos e segui a apresentação, confiante :)
A tarde foi longa. Terminei a 1ª tarde da pós graduação às 21h00.
A turma é pequena e constituída por alunos de várias cidades distintas. As experiências diversas que apresentam e o alto grau de entusiasmo foi um dos pontos fortes do dia. Ensinar um grupo assim é fácil!
Com tão poucas horas de sono da noite anterior escusado será dizer o que quer que seja sobre o que se seguiu. Até porque não me recordo sequer de adormecer!

7h00 locais (6h00 em Portugal). O dia começa bem cedo.
Iniciei a manhã de aulas às 8h30 com informação sobre avaliação articular na coluna vertebral. Entusiasmadíssimo falei falei falei e o tempo passou passou passou... Chegamos à hora de almoço só com teoria e prática entre os alunos de avaliação articular. "Só..." porque já devia ter entrado nas manobras articulares, mas sinto sempre que o que falo é tão importante e necessário... Mas o tempo não espera por mim.
Paramos para almoçar às 13h e éramos os únicos na cantina de uma universidade com milhares de estudantes. Curioso pergunto aos alunos o que se passa para estarmos sozinhos. Tudo bem que é sábado, mas estamos a falar da cantina de um hospital e de uma universidade com um ritmo alucinante mesmo ao fim?de?semana. Animados dizem-me que só aceitaram almoçar às 13h porque sabem que estou habituado a este horário. Por cá, ao sábado nunca almoçam antes das 15h. Por instantes pensei que tivemos sorte em ter comida em tão vespertina hora como as 13h :)
14h e estávamos a iniciar a tarde, finalmente com as técnicas articulares.
Feedbacks como "quando vem de novo?", "gostamos muito da sua pedagogia", "achamos fundamental o rigor e minúcia que tem nas suas explicações"... Fizeram desvanecer qualquer sensação de preocupação pela forma apaixonada e alongada como falo das coisas que gosto.
Vim de coração cheio.

Aprendi muito com os alunos e até muitos megas de música (que fiz questão de utilizar nos momentos práticos) foram partilhados.
Absorto neste relato, estou a pouco mais de 10 minutos de chegar ao Porto. Pronto a dizer "Está feito! Venha a próxima!", enquanto saboreio um vinho maduro tinto do Douro.
Cansado mas feliz, com a sensação de dever cumprido.

Ricardo Amorim
International Instructor POLD Method

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!