Saúde

EVIDÊNCIA CIENTÍFICA DOS BENEFÍCIOS DO RECURSO AO PILATES CLÍNICO

Como qualquer método, o Pilates continua a ser estudado e a evoluir de dia para dia, especialmente quanto à sua aplicabilidade na área da saúde, dada a sua comprovada efectividade quer ao nível da prevenção de recidivas de disfunções da coluna vertebral, quer ao nível da reabilitação e tratamento. 

De acordo com uma revisão bibliográfica da EFDeportes, o Pilates está intrinsecamente relacionado com a aptidão física pelo aumento da força, maior controlo muscular, melhor capacidade respiratória, aumento de flexibilidade, tonificação e definição da musculatura. 
Além dessas características, os exercícios de Pilates realizados na bola aumentam a cinestesia e o recrutamento muscular pelo desafio sensório-motor causado pela superfície instável, ao mesmo tempo que promovem também a melhoria significativa da postura, do equilíbrio, da coordenação motora e sinergia muscular. 

A aplicabilidade do método Pilates ao ambiente clínico surge com o objectivo claro que recrutar toda a evidência dos benefícios dos exercícios de pilates para a prevenção e reabilitação de patologias, através da correcção das alterações do movimento normal e/ou do recrutamento muscular. Alterações estas que, não sendo correctamente avaliadas e corrigidas, poderão levar ao desenvolvimento de ciclos de dor crónica.


Benefícios gerais do Pilates Clínico:

  • Alívio da dor articular e muscular
  • Alívio da tensão e fadiga muscular
  • Acelera a reabilitação pós-lesão
  • Melhora a postura corporal
  • Melhora a força e resistência muscular
  • Previne o aparecimento de lesões


Consultar o estudo aqui: http://bit.ly/13fN115

 

Assista à explicação das vantagens da nossa formação, directamente pela formadora, a fisioterapeuta Ingrid Vargas: http://bit.ly/1fRu2Bk

Saiba ainda o que distingue a formação que lhe oferecemos das demais oferecidas no mercado português:

  • O Pilates Contemporâneo® concilia os diferentes conceitos das principais escolas mundiais de Pilates, como por exemplo o Pilates Stott Education (EUA) ou o Pilates and Movement Dysfunction (UK), fugindo por isso aos tradicionais cursos de Pilates onde muitas vezes não existe partilha de conhecimento acerca das diferentes escolas que estão na base do crescimento do Pilates.
  • A criadora do Pilates Contemporâneo®, Dra. Ingrid Vargas, é pesquisadora do método há mais de dez anos. A sua constante pesquisa científica, experiência docente em países como EUA, Canadá, Austrália, etc. e experiência profissional em hospitais, clínicas e clubes desportivos permitiu que criasse um conceito diferente, um conceito contemporâneo, inovador, com uma abordagem actual, científica e clínica.
  • Além dos exercícios e técnicas com a bola suiça, aprenderá ainda a trabalhar com a tonning ball, over ball e small ball, entre outros elementos. O que torna esta formação num curso avançado de pilates na bola.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!