Saúde

O PAPEL DA ALIMENTAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO NO SUCESSO TERAPÊUTICO

  • A alimentação possui um papel central na recuperação de lesões. Diminuição e optimização do tempo de recuperação pela activação da cicatrização dos tecidos, diminuição da fadiga, limitação da dor originada pela inflamação crónica, diminuição do risco de lesão e uma correcta reposição dos stocks de energia, são algumas das benesses de uma alimentação adequada, que pode ainda ser potenciada com recurso à suplementação.

    Frequentemente, a aplicação de técnicas de terapia manual bem executadas originam resultados pouco satisfatórios, com repetidas recidivas e quadros clínicos apelidados como crónicos. Habitualmente, os profissionais focam todo o seu esforço terapêutico sobre a zona sintomática - inflamada, contracturada, dorida - ao invés de investirem e direccionarem a sua atenção para a real causa da disfunção primária.

    A maioria das vezes, as disfunções diagnosticadas são reflexo de um desequilíbrio nutricional, psico-emocional e comportamental, sendo o sistema músculo-esquelético uma zona primordial para o reflexo destes desequilíbrios. Em muitos destes casos, a causa não é mecânica, mas sim visceral. Não por patologia própria (estrutural) da víscera, mas sim por disfunções viscerais geradas por alimentação inadequada e pelo stress diário, entre outros factores que são facilmente corrigidos, desde que correctamente identificados.

    Com a introdução de pequenos hábitos nutricionais, fornecimento de plantas medicinais e oligoelementos, é possível obter uma importante aliança com a terapia manual, que favorecerá o sucesso da intervenção terapêutica.

    Por exemplo, queixas relacionadas com sensibilidade à dor e/ou a sensação de bem-estar podem ser facilmente compensadas com recurso à ingestão de nutrientes responsáveis pela síntese dos neurotransmissores como por exemplo a serotonina e o triptofano. O combate às dores musculares pode ser efectuado recorrendo à biotina, enquanto que o magnésio auxilia actuando como relaxante muscular.

    Alimentação e exercício físico: qual a relação?

    Uma alimentação regrada antes, durante e depois da prática de exercício físico é tão importante quanto a própria actividade física. Já o inverso, o descuido e uma alimentação desequilibrada pode originar descoordenação motora e fadiga precoce, factores predisponentes às lesões musculares (Horta, 1995).

    De acordo com o 109º volume do Journal of the American Diet Association, uma alimentação desajustada e com carência de nutrientes, pode ainda proporcionar uma diminuição na performance e desempenho do atleta, diminuição e perda de massa muscular e períodos mais alargados de recuperação.

    Embora no pós-treino, o corpo do atleta esteja mais apto a armazenar nutrientes, conforme mencionado na Revista Brasileira de Nutrição Desportiva, é na reeducação da alimentação diária, e não apenas pré e pós treino, que se encontra a resposta para a reposição dos nutrientes e micronutrientes necessários à recuperação.

    Resumindo, a nutrição é o pilar do desenvolvimento e performance, muito mais do que um meio para perder e ganhar peso.

    Em Março, a MASTER lança uma formação destinada à Nutrição e Suplementação Osteo-Articular e em Saúde Estética, com a master em medicina natural pela Universidade de Medicina USC, Dra. Ana Tavares. Não perca. Saiba mais aqui.

     photo Untitled.png

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!