Saúde

COMO A PNF PODE MINIMIZAR AS SEQUELAS DE UM AVC?

  • O AVC afecta, na maioria das vezes, a função motora, resultando na deterioração da funcionalidade corporal. O Método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, congrega ferramentas que actuam a esse nível, otimizando o processo de reabilitação neurológica.

    Decorrente de um AVC, é comum o aparecimento de hemiplegias ou hemiparesias no hemicorpo oposto ao local da lesão cerebral, resultando na perda de tónus muscular e, consequentemente, no desenvolvimento de um estado de flacidez que ocasiona a perda de capacidades motoras imprescindíveis nas actividades do quotidiano.

    É frequente que após esta fase ocorra um quadro de hipertonia, sendo comum o aparecimento de padrões espásticos.

    Assim, e por forma a maximizar a capacidade funcional, o processo de reabilitação deve ser induzido desde o início, avaliando estratégias de tratamento de acordo com o nível de disfunção presente.

    Salienta-se, então, a importância para a introdução de actividades básicas alternadamente repetidas, como o trabalho em decúbito dorsal ou ventral, para preparar o paciente para a execução de tarefas mais complexas que requerem uma grande capacidade de coordenação e equilíbrio. Todo este trabalho está integrado no conceito de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF), que visa gerar o movimento funcional por meio da facilitação, inibição, fortalecimento e relaxamento muscular.

    Com base num dos princípios da PNF, a aplicação de técnicas no hemicorpo integro, através do tratamento indirecto, vai resultar num restabelecimento do lado lesado. Após a estimulação ao lado não afectado, o cérebro vai reagir, transmitindo impulsos ao membro contralateral comprometido, iniciando-se assim, a activação muscular e, posteriormente, a recuperação global.

    As vantagens desta técnica assentam na recuperação da amplitude do movimento, reforço do membro afectado e melhoria da coordenação através de exercícios que visam a simetria do tronco, nomeadamente o rolar, gatinhar, sentar, transferências de deitado para sentado ou de sentado para de pé.

    Assim, a PNF intervém de forma eficaz e satisfatória na reabilitação de pacientes com disfunções ao nível do Sistema Nervoso Central, pois tem por base as etapas do desenvolvimento motor, permitindo ao paciente neurológico uma recuperação plena.

    Fontes:

    http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/30/32_-_Efeitos_da_FNP_na_melhora_global_do_paciente_acometido_por_acidente_vascular_cerebral_AVC.pdf

    http://www.associacaoavc.pt/Informacao/Menu1/Page2.php

    https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/34955/facilitacao-neuromuscularproprioceptiva-fnp-kabat

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!