Saúde

SEGUNDO DOENTE RECEBEU "CORAÇÃO ARTIFICIAL" EM PORTUGAL

  • strong>Em menos de uma semana, há dois utentes portugueses a beneficiar de um sistema que ajuda um ventrículo a funcionar. Um doente com insuficiência cardíaca recebeu ontem no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, um "coração artificial" três dias depois da primeira intervenção em Portugal.

    A notícia começou por ser o primeiro implante de um coração artificial no país. Mas o que se fez em Lisboa foi o implante de um aparelho que ajuda a bater o coração do lado esquerdo de um homem de 65 anos.

     

    Miguel Abecassis, cirurgião cardiotorácico começou por esclarecer que este dispositivo, apesar de ser conhecido como tal, não é um verdadeiro coração artificial, pois estes são usados de forma definitiva. No entanto, em situações como a deste doente, de 71 anos e com um quadro de insuficiência renal e hepática, o dispositivo acaba por funcionar como “de destino”, ou seja, dificilmente será substituído.

     

    Este é um dispositivo de assistência circulatória interno. Ao contrário dos que temos utilizado até hoje, que são dispositivos de assistência circulatória externos, estes têm a enorme vantagem de, por um lado dar mais liberdade ao doente e, por outro, não ter as complicações dos dispositivos externos”, explicou o cirurgião.

     

    A cirurgia durou cerca de três horas e meia e, além da implantação do sistema de apoio circulatório, os cirurgiões tiveram de reconstruir a válvula do lado direito do coração do doente.

     

    Para Miguel Abecassis, a maior dificuldade durante a cirurgia deu-se na correção das alterações de coagulação, devido ao quadro de insuficiência hepática do doente, já que do ponto de vista técnico “não existiu qualquer problema e a bomba funcionou sempre a 100%”.

     

    Segundo Miguel Abecassis, existem já outros candidatos a este dispositivo.

     

    Fonte: O Observador

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!