Saúde

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NA NOSSA SAÚDE

  • Mais de dois terços do corpo humano é constituído por água e sem ela apenas sobreviveríamos alguns dias. O cérebro humano é composto por 75% de água, o sangue por 81% e os pulmões por quase 90%. Uma pequena queda de 2% na quantidade de água do organismo pode levar a sinais de desidratação: memória a curto prazo difusa ou dificuldade em focar pequenas coisas, como o ecrã do computador, por exemplo. A desidratação leve é também uma das principais causas de fadiga durante o dia.

    O corpo humano não trabalha nem sobrevive sem água, pois esta é importantíssima para que os teus mecanismos funcionem. Na verdade, todas as células e funções dos órgãos que compõem toda a nossa anatomia e fisiologia dependem da água para o seu funcionamento.

     

     photo agua-no-corpo_zpsm4sj6msn.jpg

    Benefícios de beber água

    • Ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos do organismo: Cerca de 70%-75% do corpo humano é água e a função destes fluidos corporais inclui digestão, absorção, circulação, criação de saliva, transporte de nutrientes e manutenção da temperatura corporal.
    • Pode ajudar a controlar calorias: A água pode ser utilizada como estratégia na perda de peso, pois se optar por bebidas calóricas o seu objectivo de perder peso pode tornar-se mais difícil.
    • Ajuda a estimular os músculos: Quando as células não conseguem manter o nível de fluídos necessário, a sua performance é afectada, causando fatiga muscular.
    • Melhora o estado da pele: As fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, dependem da água para a sua renovação e seu bom funcionamento.  
    • Ajuda os rins: Os fluidos corporais transportam vários produtos para dentro e fora das células. Os rins contribuem para a eliminação de toxinas através da urina, mas, para isso, é necessário que a quantidade de água ingerida seja a adequada.
    • Ajuda a manter o normal funcionamento do intestino: Uma hidratação adequada contribui para um bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre.

     

    A água é um elemento essencial a todos os nossos tecidos, sendo fundamental para a manutenção da saúde e para a nossa sobrevivência. 

     

    Fontes:

    Freedrinkingwater.com – “The Importance Of Water And Your Health”
    Shereen Jegtvig – “Why Drinking Water is Important for Your Health”
    WebMd – “6 Reasons to Drink Water”
    Lucema.com.br/curiosidade-a-agua-no-nosso-corpo/

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!