Saúde

Antes e depois da mastectomia: o testemunho da reabilitação de D.O.

Cancro de mama: fisioterapia faz a diferença entre uma recuperação que deixa sequelas, físicas e psicológicas, e um processo de reabilitação bem sucedido e uma utente feliz e confiante.

Após mastectomia por carcinoma da mama, e mais de um ano e meio a realizar tratamentos de fisioterapia sem sucesso, D.O. procurou a ajuda da fisioterapeuta Neide Costa, formadora do curso Reabilitação da Doença Oncológica da Mama, para recuperar dos tratamentos radioterapia, quimioterapia e tentativa de reconstrução mamária.


Do seu histórico fazia também ainda parte uma rejeição de prótese, devido a infeção por sutura não fechada (a pele estava demasiado necrosada para a cicatriz consolidar). O cirurgião que a havia operado referiu que os tecidos estavam demasiado lesados pela radioterapia e que, devido a essa necrose, seria escusado tentar nova cirurgia.


D.O. não tinha qualquer esperança de recuperar a feminilidade do seu corpo. Conformou-se até à ideia de viver o resto da vida com uma prótese externa (no sutiã), pois na realidade já só queria recuperar a mobilidade do seu ombro e aliviar as dores permanentes de costas.


Na avaliação, verificou-se que os tecidos em torno da região mamária apresentavam retrações severas, o ombro limitação da flexão aos 60° e da abdução aos 45°, quase sem rotações. A pele, fruto de queimaduras decorrentes da radioterapia, apresentava-se extremamente endurecida e acastanhada. Também a musculatura envolvente da região mamária e ombro estava também muito enrijecida, pelo depósito de fibroses.


Após 6 meses de tratamentos bi-semanais com Neide e a sua equipa, D.O. propôs-se a um novo processo de reconstrução mamária. Encorajada pelas fisioterapeutas que a acompanhavam agora, nesta nova e bem sucedida fase, procurou novamente o cirurgião que, após avaliar o novo estado da mama, ainda surpreendido, aceitou tentar nova reconstrução.



A foto 1 após aplicação de gordura na região mamária para almofadar a prótese. A foto 2, 2 meses após este procedimento, quando D.O. iniciou os tratamentos de descolamento da pele na região cicatricial (não se pode mobilizar a gordura injectada, antes desta solidificar, caso contrário, promove-se a sua absorção).



D.O. coloca prótese mamária 4 meses depois do procedimento atrás retratado.

Com os tecidos preparados e apresentando maior elasticidade, melhoria do trofismo, da mobilidade articular e tecidual, o resultado da cirurgia foi um sucesso!

D.O. aguarda agora a aplicação de aréola e mamilo, tendo também já recuperado, quase na totalidade, a amplitude de movimento do ombro e cervical. 



Que impacto terá a intervenção de Neide e sua equipa na evolução da qualidade de vida e bem-estar desta mulher?


Testemunho gentilmente cedido pela fisioterapeuta Neide Costa, com autorização de D.O.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!