1ª Edição
Online: Live Training 7h Português

Masterclass Lipodistrofia - a disfunção musculo-esquelética por detrás do displicente estético

01 Dez 2023

Masterclass Lipodistrofia - a disfunção musculo-esquelética por detrás do displicente estético

Investimento

70€

ATÉ 9 DE OUTUBRO

Inscreve-te neste curso com um amigo e ambos poderão usufruir de um desconto!
Ver regulamento aqui

Aprenda a recorrer às lipodistrofias como meio de identificação de possíveis disfunções do foro neuro-musculo-esquelético dos seus pacientes.

Se julga que a lipodistrofia é uma questão meramente estética, então ficará surpreendido com a quantidade de informação que esta acumulação e distribuição anormal de tecido adiposo no corpo lhe pode fornecer. Identificar sinais e sintomas de inflamação do tecido adiposo e ser capaz de intervir sobre os mecanismos de modulação do tecido adiposo é fulcral para um tratamento eficaz e bem tolerado pelo paciente

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas e osteopatas (tb. estudantes).

VAGAS

30 formandos

DATAS

01 Dez 2023

LIMITE DE INSCRIÇÃO

01 Nov 2023

HORÁRIOS

Sexta (feriado): 9h - 17h

FORMADOR

Portugal

Neide Costa

Saúde estética avançada

Especialista em avaliação e diagnóstico em fisioterapia, terapias manuais e saúde integrativa.

Neide Costa - Master Science Lab
Se julga que a lipodistrofia é uma questão meramente estética, então ficará surpreendido com a quantidade de informação que esta acumulação e distribuição anormal de tecido adiposo no corpo te pode fornecer!

Existem dois tipos principais de tecido adiposo: o tecido adiposo castanho (brown adipose tissue - BAT), mais relacionado com o efeito termogénico e o tecido adiposo branco (white adipose tissue – WAT), mais associado a obesidade e distúrbios alimentares. Muito embora, fisiologicamente, ambos assumam papéis diferentes, ambos se correlacionam e se organizam para a manutenção de importantes funções no organismo, pelo que ambos são extremamente importantes na avaliação e diagnóstico de diversas patologias, não apenas metabólicas, como também do foro neuro-musculo-esquelético devido à extraordinária plasticidade do tecido adiposo.

Diversos estudos comprovaram que o WAT pode reorganizar-se e desenvolver-se em regiões sujeitas a stress mecânico , tais como articulações, tecido dérmico subcutâneo, tecido conjuntivo intermuscular, nas inserções teno-ósseas, entre outras, segundo o mecanismo de transdiferenciação reversível.

Outros estudos revelaram ainda que o processo degenerativo das fibras musculares subjacente à atrofia, dá lugar ao desenvolvimento de tecido conjuntivo não diferenciado intramuscular que, devido à ação fagocitária sobre as fibras degeneradas e dos fibroblastos envolvidos na regeneração e reorganização do tecido conjuntivo muscular, promove a formação de tecido adiposo WAT no interior do músculo.

Verificou-se ainda que distúrbios como paniculites, lipedemas e obesidade visceral, dão origem a um estado de inflamação sistémica de baixo grau, através de vários mecanismos associados a sobrecarga metabólica dos adipócitos, que desencadeia reações de stresse oxidativo e de macrófagos pró-inflamatórios. Deste modo, a hipertrofia dos adipócitos origina a sua implosão, o que desencadeia uma resposta inflamatória dolorosa que ativa os nociceptores dos tecidos moles circundantes, como o tecido muscular e o próprio sistema tegumentar. Por essa razão, a reação destes tecidos à massagem tende a ser de agravamento dos sintomas álgicos e inflamatórios, pelo que o paciente piora, em vez de melhorar.

Assim sendo, identificar sinais e sintomas de inflamação do tecido adiposo bem como dominar os mecanismos de modulação do tecido adiposo torna-se fulcral para um tratamento eficaz e bem tolerado pelo paciente. A capacidade de intervenção pelo fisioterapeuta é fundamental para o sucesso do tratamento!

Ver Mais

Objetivos gerais
1. Conhecer os dois principais tipos de tecido adiposo, as suas propriedades e mecanismos fisiológicos de ação;
2. Desenvolver raciocínio clínico relacionado com a plasticidade do tecido adiposo e sua distribuição no organismo;
3. Conhecer os tratamentos mais eficazes para as lipodistrofias.

Objetivos específicos
1. Conhecer os dois principais tipos de tecido adiposo – BAT e WAT – suas funções, distribuição no organismo, fatores que influenciam o seu desenvolvimento;
2. Conhecer os mecanismos de ação pró-inflamatória do tecido adiposo;
3. Compreender a plasticidade do tecido adiposo e os mecanismos de transdiferenciação reversível;
4. Desenvolver competências de avaliação e diagnóstico de possíveis disfunções neuro-musculo-esqueléticas com base nas lipodistrofias;
5. Compreender a relação entre postura, retrações miofasciais e desenvolvimento de lipodistrofias;
6. Conhecer as terapias mais indicadas no tratamento das lipodistrofias;
7. Analisar casos clínicos e identificar as lipodistrofias, os fatores de stress mecânico subjacentes e os tratamentos mais adequados.

Ver Mais

1. Principais tipos de tecido adiposo: BAT e WAT. Funções, localização, fatores de regulação e diferenciação;
2. Plasticidade do tecido adiposo;
3. Tecido adiposo e atividade pró-inflamatória;
4. Mecanismos de resposta fisiológica do tecido adiposo à inflamação osteoarticular, muscular e tendinosa e os fenómenos fisiológicos da transdiferenciação reversível;
5. Atrofia muscular e desenvolvimento de WAT intramuscular;
6. Relação de algumas afeções do sistema tegumentar como lipodistrofias e fibroedemas gelóides com postura e retrações miofasciais;
7. Casos clínicos: avaliação de desenvolvimento de tecido adiposo e raciocínio clínico aplicado a diferentes regiões anatómicas;
8. Tratamento da inflamação do tecido adiposo;
9. Tratamentos mais eficazes na redução das lipodistrofias. Raciocínio clínico associado às terapias aplicadas.
Sem informação
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Notas

Inclui material de apoio + certificado de participação.

Neide Costa

Licenciada em Fisioterapia (CESPU), com master académico em terapias manuais e em análise biomecânica do movimento. Doutorada em Ciências Biomédicas (CESPU). Fundadora, diretora técnica e fisioterapeuta no grupo Clínica do Corpo. Encontra na fisioterapia dermatofuncional e na intervenção no pré e pós-operatório de cirurgia plástica e reconstrutiva a sua paixão profissional, sendo estas as suas áreas de especialização clínica. É ainda especialista em avaliação e diagnóstico em fisioterapia, terapias manuais e saúde integrativa. Na Master é a coordenadora científica e uma das formadoras do Master em Saúde Estética Avançada. Convidada frequente em programas televisivos, nos quais comenta temas da sua área de intervenção.

Ver Mais

1. Irás aprender a recorrer às lipodistrofias como meio de identificação de possíveis disfunções do foro neuro-musculo-esquelético dos teus pacientes.
2. Irás melhorar a tua intervenção em situações de dor provocadas por inflamação do tecido adiposo, o que acontece com muito mais frequência do que possas imaginar!
3. Sendo as lipodistrofias esteticamente displacentes, irás melhorar os níveis de satisfação dos teus utentes ao promoveres um tratamento que reduz a dor e também melhora o aspeto estético.

Formação Complementar

FORMADOR Neide Costa

Cicatrizes, mobilidade, terapia intervencional, tratamento miofascial, fibroses, aderências, reeducação postural.

FORMADOR Neide Costa

Lipodistrofia, disfunção musculo-esquelética, tecido adiposo, mecanismos fisiológicos, sintomas, intervenção, casos clínicos.

Confirmado 159€

Masterclass Cicatrizes – Casos clínicos

3 Jun 2023 8h Vila Nova de Gaia

Masterclass Cicatrizes – Casos clínicos

FORMADOR Neide Costa

Cicatrizes, mobilidade, terapia intervencional, tratamento miofascial, fibroses, aderências, reeducação postural.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!