2ª Edição
Lisboa 36h Português

Curso Terapia Sacro-Craniana - Avaliação e Tratamento - Nível 1

20 Jan 2022 - 23 Jan 2022

Curso Terapia Sacro-Craniana - Avaliação e Tratamento - Nível 1

Terapia sacro-craniana de Sutherland, primeiro e verdadeiro impulsionador desta terapia

Marco Mastrillo ministra curso único na área da terapia sacro-craniana e ensina tudo o que aprendeu com gigantes da osteopatia como Margaret Sorrel (EUA) e com um corpo docente de elevado nível da European School of Osteopathy de Maidstone (UK). Curso recentemente estruturado em 3 níveis, num total de com 108 horas.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Médicos e Osteopatas (tb. Estudantes)

VAGAS

30 formandos

DATAS

20 Jan 2022 - 23 Jan 2022

LIMITE DE INSCRIÇÃO

19 Jan 2022

HORÁRIOS

8h30 - 19h30

Quinta, Sexta e Sábado

8h30 - 14h30

Domingo

LOCALIZAÇÃO

Hotel Holiday Inn Lisboa

Av. António José Almeida, 28-A

1000-044 Lisboa, Lisboa

COORDENADAS

Latitude: 38,738185

Longitude: -9,140716

FORMADOR

Itália

Marco Mastrillo

Terapia Manual

Reputado professor da Escola META Osteopatia (Itália)

Marco Mastrillo - Master Science Lab
Foi no ano de 2015 que recebemos, pela primeira vez, Marco Mastrillo, DO., PT (Itália), para ministrar um curso de 4 dias sobre osteopatia pediátrica. Durante aqueles 4 dias percebemos que estávamos perante alguém especial, com capacidades muito acima da média, em particular naquela que é uma das suas maiores paixões: o crânio.

A Master não deixou que o Marco Mastrillo viajasse de regresso a Itália sem que nos prometesse que viria a Portugal novamente para ministrar um curso único na área da terapia sacro-craniana e ensinasse tudo o que aprendeu com gigantes da osteopatia como Margaret Sorrel (EUA) e com um corpo docente de elevado nível da European School of Osteopathy de Maidstone (UK).

Apresentamos assim com enorme gozo, o curso de Terapia Sacro-Craniana - Avaliação e Tratamento, recentemente estruturado em 3 níveis, num total de com 108 horas.

Acreditamos que a maioria reconheça importância às técnicas sacro-cranianas, mas muitos também afirmam ser um trabalho difícil de executar pela sensibilidade apurada que exige do profissional e consequentemente não se aventuram a entrar neste mundo fascinante da sacro-craniana.

Acreditamos também, sendo precisamente uma das premissas do curso, que todos os que frequentarem a formação em questão irão perceber que é possível tornar fácil o que muitas vezes parece difícil e que dentro da terapia sacro-craniana não é necessário recorrer a grandes “esoterismos”, tornando a abordagem simples, acessível e acima de tudo eficaz.

A terapia sacro-craniana (TSC) é uma técnica manual que avalia e trata as alterações do funcionamento do sistema sacro-craniano, cujo objectivo é libertar as restrições existentes quer ao longo da dura-máter quer ao longo do corpo, as quais se opõem à circulação do líquido cefalo-raquidiano (LCR) e à boa comunicação entre o sistema nervoso e as restantes estruturas do corpo, com as consequentes disfunções e patologias daí resultantes.

A TSC teve origem na osteopatia. Dr. William Sutherland, osteopata americano, desenvolveu a teoria de que o crânio tem capacidade de se dilatar e contrair. Esta mobilidade altera as ideias classicamente admitidas de um crânio rígido e imóvel, e é consequente às investigações realizadas que provaram que as suturas cranianas não estão verdadeiramente soldadas entre si e que osso vivo hidratado apresenta um certo grau de maleabilidade.

O sistema sacro-craniano consiste num sistema hidráulico semi-fechado contido dentro de uma membrana sólida e à prova de água (a dura-máter), que envolve o cérebro e a medula espinhal. Uma das funções mais importantes deste sistema consiste na produção, circulação e reabsorção do LCR, que possui várias funções importantes sendo primordial no metabolismo das células do SNC. A produção e a reabsorção do LCR no interior da dura-máter produzem um aumento e uma quebra constantes da pressão do líquido no sistema sacro-craniano. Devido a estas flutuações rítmicas de pressão, o sistema hidráulico semi-fechado expande-se e contrai-se em determinada extensão.

A expansão e contracção do sistema sacro-craniano cria um ritmo subtil mas palpável que, num individuo saudável, deverá ter uma frequência de 6 a 12 ciclos por minuto.

O ritmo sacro-craniano pode sentir-se, de uma forma clara e objectiva, por todo o corpo tal como se sente o ritmo dos sistemas cardiovascular e respiratório. O que diferencia o ritmo sacro-craniano dos outros ritmos é que se pode avaliar e corrigir o sistema sacro-craniano através da sua palpação. A palpação deste ritmo informa-nos sobre as zonas onde o sistema sacro-craniano se encontra a funcionar normalmente e onde se encontram anomalias. O estado de vitalidade de cada indivíduo e a sua capacidade de regeneração tecidular pode ser avaliado e monitorizado pela palpação do ritmo sacro-craniano.

Se o ritmo sacro-craniano estiver perturbado por diferentes razões, aparecerão várias alterações devidas à ineficácia das trocas metabólicas. Estas alterações podem situar-se no campo otorrinolaringológico (ouvido, nariz, laringe, seios perinasais), visual, motor, visceral, mas também podem ser generalizadas conduzindo a estados depressivos, fadiga e enxaquecas.

Exemplos de aplicações clínicas da TSC
- Dores de cabeça
- Distúrbios oculares (exemplo: estrabismo)
- Tonturas e vertigens
- Zumbidos
- Disfunções da ATM
- Dores de coluna vertebral
- Fadiga crónica
- Fibromialgia
- Dificuldades de coordenação motora
- Depressão
- Hiperactividade e problemas de concentração
- Disfunções do sistema nervoso
- Autismo
- Cefaleias e enxaquecas
- Sinusites e rinites
- Distúrbios da audição

Por ser uma técnica extremamente suave é também passível de ser aplicada em crianças, bebés e recém-nascidos. Esta terapia pode ser usada individualmente ou como complemento a outras técnicas.

Ver Mais

Adquirir competências clínicas que possibilitem a avaliação e a correcção de desequilíbrios no sistema sacro craniano, os quais podem causar disfunções neurológicas, mecânicas, digestivas, posturais e do SNC.
- Introdução da terapia sacro-sraniana
- Anatomia e osteologia geral do crânio
- Embriologia do crânio
- Dispositivo craniano
- Impulso rítmico craniano
- Sinais de anatomia das meninges e membranas de tensão reciproca (MTR)
- As suturas: tipologia, nomenclatura, fontanelas cranianas
- Introdução à palpação e à auscultação craniana
- Osso occipital, osso esfenoidal e SEB (anatomia, fisiologia e disfunções)
- Princípios teóricos e parte prática para os testes e as correções cranianas aplicados aos ossos descritos
Sem informação
Certificado internacional pela Associazione Italiana per la Divulgazione delle Cultura Osteopatica (AIDCO).

Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o Decreto Regulamentar n.º 35/2002, de 23 de Abril.

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 14.01.2022

Notas

Inclui documentação de apoio + certificado internacional + certificado nacional

Marco Mastrillo

Fisioterapeuta, diplomado em Osteopatia (DO) pelo European Osteopathic Project e reputado professor da Escola META Osteopatia (Itália). Desde muito cedo se apaixonou pela pediatria, neonatologia e obstetrícia, tendo privado com um dos nomes mais sonantes do mundo da osteopatia, Dra. Viola Frymann. Da sua jornada académica destaca-se ainda o estágio que realizou na European School of Osteopathy de Maidstone (U.K.).

1. Aprender conceitos de Sutherland, pioneiro na área

2. Intervir com eficácia em sintomas de aparente difícil resolução

3. Compreender a correlação entre a disfunção da biomecânica craniana e a origem de patologias neuro-músculo-esqueléticas
CERTIFICAÇÕES E APOIOS
Certificado 1 - Master Science Lab

Formação Complementar

A não perder 460€

Curso Terapia manual na abordagem ao sistema oculomotor

24 Mai - 26 Mai 2024 21h Vila Nova de Gaia

Curso Terapia manual na abordagem ao sistema oculomotor

FORMADOR Jesús Requena

Anatomia, fisiologia, biomecânica, fisiopatologia, relações com o crânio, cervical, sistema estomatognático, postura, testes de avaliação e tratamento através da terapia manual e exercício terapêutico são exemplos dos temas abordados.

FORMADOR Juan López Díaz

Método POLD. Módulos E+F. Crânio, ATM, visceral e genitourinário. Curso intensivo

1120€

Curso Método POLD de Terapia Manual

21 Out - 15 Dez 2024 83h Vila Nova de Gaia

Curso Método POLD de Terapia Manual

FORMADOR Ricardo Amorim, Juan López Díaz

Com o criador do Método POLD e o 1.º instrutor europeu do International POLD Institute. Verdadeiro conceito de terapia manual com técnicas para a pele, fáscia, músculos, articulações, cápsula entre outros.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!