Nesta formação o aluno irá aprender a ensinar o movimento ao utente, no nosso caso na aplicação do exercício terapêutico, para garantir que o ensinado é realmente assimilado e integrado pelo utente e que este o pode reproduzir e praticar de forma autónoma e autossuficiente .
Trata-se de conhecer e aplicar de forma prática os conhecimentos de uma área chamada “Pedagogia das habilidades motoras” que combina a neurociência da pedagogia e a mecânica neuromotora para otimizar o profissional na aplicação do exercício terapêutico.
Ensinar o movimento de forma eficiente exige a escolha de ferramentas pedagógicas e didáticas muito específicas para cada caso, selecionadas entre as tantas que existem e são aprendidas.
Infelizmente os profissionais não recebem formação nesta área durante o estudo ou carreira, independentemente do método terapêutico que utiliza.
Este curso vem oferecer este conhecimento ESSENCIAL que permitirá obter melhores resultados com os utentes.
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• Como o movimento é ensinado para que o utente o entenda e aplique de forma eficiente.
• Ensinar ferramentas pedagógicas e didáticas para o ensino do movimento.
• Aplicar aprendizagem diferencial, explícito e implícito, sendo capaz de decidir em quais casos e por que um ou outro pode ser melhor.
• Como fazer para que o que se ensina seja terapêutico, eficaz e duradouro.
• O que não fazer e fazer ao ensinar exercícios terapêuticos.
• Otimizar os resultados de uma sessão de movimento terapêutico.
1. O QUE EVITAR:
- Uso do espelho
- Instrução direta
- Guiar com as mãos
- Dizer "bom" ou "mau"
- Dizer "tentar"
- Linguagem nocebo
- Ambiente ou ação irreal
- Métodos estruturados
- Perguntar demasiadas vezes ao utente o que sente
2. ESTABELECER METAS EXTERNAS
3. DESPERTAR O SNC EM RELAÇÃO AO MOTOR
- Jogos com percentagem cognitiva
- Novas ações
4. OS TIPOS DE APRENDIZAGEM E TODOS OS SEUS DETALHES
IMPLÍCITO:
Foco externo
Feedback do resultado
Foco holístico
Jogo aplicado
Treino diferencial
Variedade, Variabilidade, Variação
Abordagem liderada por restrições
Treino autogerenciado
Exploração de motores acionados por acções
Imagens, analogias e metáforas
Espelhamento
Visualização
Sombreamento
EXPLÍCITO:
Foco interno
Feedback de desempenho
Auto-observação
Auto-palpação
Pergunta vs ordem
Autodescrição motora
Imitação
Vídeo
5 Etapas de Execução do Motor
Preparação, Visualização, Concentração, Execução, Avaliação
5. EXPLORAÇÃO DO MOTOR GUIADA POR OPÇÕES
6. COORDENAÇÃO INTERPESSOAL
7. O “O.P.T.I.M.A.L." TEORIA SOBRE MOTIVAÇÃO
8. ASPECTOS A CONSIDERAR NA ESCOLHA DO EXERCÍCIO ADEQUADO PARA O UTENTE
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Sem informação
Certificado internacional emitido pela ESITEF.
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.
Formação homologada pelo Instituto do Desporto e Juventude (IDP, I. P) para efeitos da renovação de cédula (PROCAFD/TEF e DT) com 4 Unidades de Crédito Presenciais.
Modo de pagamento
Totalidade
100%
na inscrição
Notas
Inclui documentação de apoio + Certificado de formação profissional + Seguro
Tomás Bonino
É fisioterapeuta, diplomado em Osteopatia (DO) e tem vasta formação especializada, o que lhe permite ser, atualmente, formador em mais de 10 países. A par da prática clínica que desenvolve em Espanha e América latina, Tomás Bonino assume o cargo de presidente da Escola Internacional de Terapia Física (ESITEF), sendo ainda docente convidado em inúmeros congressos e universidades internacionais. Foi o primeiro fisioterapeuta convidado a palestrar numa conferência TEDx.
Esta formação surge da necessidade de responder às seguintes preocupações profissionais:
Porque motivo as pessoas fazem os exercícios errados, quando o profissional disponde muito tempo na explicação?
Como é que os utentes aprendem a fazer os exercícios propostos, mas depois de 15 minutos cometem erros?
Porque motivo tão poucas pessoas os fazem em casa? E dos poucos que os fazem, demostravam que não era exatamente o que faziam que o profissional tinha ensinado?