O movimento humano é, sem dúvida, a mais importante aquisição da nossa espécie, que nos permitiu evoluir ao longo dos milénios, sendo a base do nosso crescimento cognitivo e condicionado sobremaneira a vida humana. A neurofisiologia do movimento e a aprendizagem motora abrangem, por isso, um vasto campo da ciência.
A atividade física e o movimento nas suas diferentes formas de expressão são fenómenos que interessam atualmente a grande parte da população que intervém neste âmbito, seja no papel de praticante, treinador, readaptador ou educador. O domínio dos fundamentos biológicos, biomecânicos e (neuro)fisiológicos subjacentes ao exercício físico e à produção do movimento é uma competência essencial para o profissional de exercício nos contextos recreacional, de performance e/ou de reabilitação.
No entanto, existe um aspeto fundamental que é frequentemente negligenciado: o foco da nossa intervenção – o aluno, o atleta ou o paciente – é, em si e por direito próprio, um Sistema Dinâmico e Complexo, que possui um conjunto de características peculiares, mas importantíssimas, que fazem com que a abordagem mecânica e reducionista que nos dias de hoje ainda exerce uma forte influência na prescrição de exercício seja fortemente questionada e em muitos casos abandonada.
Sejam bem-vindos ao curso “Neurofisiologia do Movimento” e ao mundo da Complexidade e da Imprevisibilidade que são inerentes ao movimento humano. Neste curso vamos, através da integração e correlação entre várias áreas de conhecimento, procurar adquirir ferramentas para que a prescrição de exercício físico seja o mais adequada e orientada possível nos diferentes contextos encontrados.
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- Entender o que são Sistemas Dinâmicos e Complexos.
- Identificar as principais estruturas e trajetos anatómicos que influenciam criticamente o movimento do nosso aluno/atleta/paciente.
- Perceber de que forma o controlo do movimento muda de acordo com o contexto.
- Adquirir estratégias relevantes para melhorar a Aprendizagem Motora.
- Conseguir correlacionar o conhecimento de várias áreas científicas para melhor entender a motricidade humana.
1. Neuroanatomia e Neurofisiologia
• Introdução à Neuroanatomia e Neurofisiologia: estruturas e conceitos importantes.
• Identificar os trajetos e vias sensoriais e motoras mais importantes.
• O conceito de Neurotag.
• Identificar e entender os estímulos sensoriais importantes para o movimento humano.
• Realizar correlações práticas fundamentadas na Neurofisiologia.
2. Aprendizagem Motora
• O movimento como ferramenta de aprendizagem, treino e reabilitação.
• A Aprendizagem Motora na perspectiva da Teoria dos Sistemas Dinâmicos: atratores e flutuações.
• Interferência Contextual, Aprendizagem Diferencial, Aprendizagem Explícita vs Implícita, Aprendizagem Auto-Organizada.
• Foco Interno e Foco Externo – importância na AM e erros conceptuais frequentes.
• Abordagem baseada em Restrições (Constraints-Led Approach).
• Relação entre a Perceção Direta e a Aprendizagem
3. Controlo Motor
• Estruturas e trajetos neurais envolvidos no controlo motor.
• O Controlo Motor na perspectiva da Teoria dos Sistemas Dinâmicos e Complexos.
• Equilibrium-Point Theory.
• Uncontrolled Manifold Theory – O papel da variabilidade motora.
• Potencial de Diversificação/Imprevisibilidade
• Controlo Top Down vs Bottom Up – o que muda no controlo do movimento dependendo do contexto: Ginásio/Academia vs Ambiente Desportivo/Competitivo.
• O papel dos reflexos no controlo do movimento humano.
4. Postura e Controlo Postural
• Estruturas e trajetos neurais envolvidos no controlo postural.
• Estratégias utilizadas pelo Sistema Nervoso na manutenção e controlo postural.
• Reflexos integrados no controlo postural.
• Sinergias neurofisiológicas para a manutenção do equilíbrio postural.
5. Adaptações neurais e lesão: LCA e Tendinopatia
• O que muda no Sistema Nervoso após lesão.
• Ferramentas e estratégias para garantir um processo de reabilitação mais seguro e eficaz.
• “Stress Shielding” & “Stress Relaxation”.
• Equilíbrio entre Performance e Risco de Lesão.
6. Prescrição de exercícios com base na Teoria dos Sistemas Dinâmicos (módulo prático):
• Atratores e flutuações
• Imprevisibilidade e co-contrações
• Manipulação do foco de atenção
• Manipulação do feedback visual
• Tarefa-dupla
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No final da formação, os participantes terão de realizar um exame com componente teórica e prática.
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.
Formação homologada pelo Instituto do Desporto e Juventude (IDP, I. P) para efeitos da renovação de cédula (PROCAFD/TEF e DT) com 3.2 Unidades de Crédito Presenciais.
Modo de pagamento
Totalidade
100%
na inscrição
Notas
Inclui material de apoio + certificado de participação.
Tiago Rocha
Tiago Carvalho Rocha é licenciado em Desporto - Treino Desportivo de Alto Rendimento e mestre em Educação Física, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Detém uma pós-graduação em Reabilitação Neurológica na Lesão Encefálica Adquirida, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. É ainda Certificado e Master Trainer em Functional Movement Screen.
Cumula a função de Coordenador Científico da área do Exercício da Master Science Lab, com a docência do curso Neurofisiologia do Movimento e Metodologia Motricidade Voluntária Funcional – MVF.
É Personal Trainer nos espaços Ginásio Breathe Sport Fitness e Inspire Studio. É co-autor do artigo “A systematic review of meta-analyses comparing periodized and non-periodized exercise programs: why we should go back to original research”, publicado na revista Frontiers in Physiology, e co-autor do livro “Asymmetry as a Foundational and Functional Requirement in Human Movement: From Daily Activities to Sports Performance”, publicado na revista Springer.
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1. A correta prescrição do exercício físico obriga a um contínuo estudo dos profissionais do desporto, sob pena de não perceberem a complexidade inerente à sua profissão.
2. A integração de conhecimento multidisciplinar é, talvez, a mais importante competência que os profissionais do movimento devem possuir.
3. Compreenderá de que forma se processa o movimento humano e conhecerá possíveis causas que impedem a correta realização do mesmo.
4. Desenvolverá um pensamento crítico sobre as diversas áreas de conhecimento que são indispensáveis para a prescrição eficaz e segura de exercício físico/treino.