2ª Edição
Porto 168h Português

Curso Motricidade Voluntária Funcional (MVF)

10 Out 2020 - 17 Out 2021

Curso Motricidade Voluntária Funcional (MVF)

Melhor preço

1990€

ATÉ 10 DE AGOSTO

2065€A PARTIR DE 11 DE AGOSTO

2140€A PARTIR DE 25 DE AGOSTO

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Ver regulamento aqui

MVF: uma metodologia imprescindível para a optimização do treino e da reabilitação

A Motricidade Voluntária Funcional (MVF), é uma metodologia destinada a todos os profissionais do exercício físico e da reabilitação que queiram aprofundar o seu conhecimento relativamente a esse bem-maior: a Motricidade.

Módulo 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 11 e 12:
Hotel Black Tulip | Av. República, 2038, 4430-195 Vila Nova de Gaia
Módulo 7:
R Space | Edf. Aviz Trade Center. Rua Eng. Ferreira Dias, 924, Fracção E7, 4100-246 Porto

Carga Horária:
180 horas - 168 horas (14h/módulo) presenciais + 12 horas online (esclarecimento de dúvidas)

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas e profissionais do exercício

VAGAS

30 formandos

DATAS

10 Out 2020 - 17 Out 2021

Módulo 1

10 Out 2020 - 11 Out 2020

Módulo 2

14 Nov 2020 - 15 Nov 2020

Módulo 3

19 Dez 2020 - 20 Dez 2020

Módulo 4

16 Jan 2021 - 17 Jan 2021

Módulo 5

20 Fev 2021 - 21 Fev 2021

Módulo 6

13 Mar 2021 - 14 Mar 2021

Módulo 7

10 Abr 2021 - 11 Abr 2021

Módulo 8

29 Mai 2021 - 30 Mai 2021

Módulo 9

19 Jun 2021 - 20 Jun 2021

Módulo 10

17 Jul 2021 - 18 Jul 2021

Módulo 11

11 Set 2021 - 12 Set 2021

Módulo 12

16 Out 2021 - 17 Out 2021

LIMITE DE INSCRIÇÃO

07 Set 2020

HORÁRIOS

9h00-17h00

sábado e domingo

LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

GALERIA
FORMADOR
A Motricidade Voluntária Funcional (MVF), é uma metodologia destinada a todos os profissionais do exercício físico e da reabilitação que queiram aprofundar o seu conhecimento relativamente a esse bem-maior: a Motricidade.

Ao percebermos que o movimento humano é dotado de grande complexidade, facilmente entendemos que a prescrição do mesmo como ferramenta de treino, aprendizagem ou reabilitação, exige aos profissionais um profundo conhecimento de várias áreas científicas que se relacionam e se influenciam mutuamente.

Tendo em conta esta linha de raciocínio, a MVF surge como uma metodologia imprescindível, na medida em que possui um vasto e científico conteúdo, permitindo aos profissionais do treino e/ou reabilitação elevar o seu nível de actuação profissional e pessoal.

Desta forma, a MVF desenvolveu a sua linha de trabalho apoiada numa forte componente neurofisiológica, relacionando-a com as várias áreas essenciais para a prescrição do movimento, tais como:
- Anatomia
- Fisiologia (geral, articular, muscular)
- Biomecânica
- Psicomotricidade
- Aprendizagem e controlo motor
- Cognitronics
- Física
- Treino desportivo (rendimento)
- Técnicas e terapias de reabilitação
- Histologia
- Cronobiologia
- Neurociências

Ao analisarmos tão vasto conteúdo, facilmente percebemos o acréscimo qualitativo que a MVF significa para qualquer professor, personal trainer ou fisioterapeuta, pois só após dominarmos e correlacionarmos as áreas referidas, seremos capazes de prescrever exercício físico/movimento de forma segura e eficaz.

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Módulo 1:
- Entender as características anátomofuncionais mais importantes;
- Reconhecer as diferenças de processos existentes entre SNC e SNP;
- Entender como a unidade motora se comporta sob efeito de estímulos;
- Saber quando e como aplicar o método “Circuito MVF”.

Módulo 2:
- Entender quais os processos neurofisiológicos que se relacionam com a aprendizagem motora;
- Diferenciar quais os tipos de aprendizagem existentes e quando aplicá-las;
- Entender como o nosso SN promove o controlo motor durante a realização do movimento humano;
- Experienciar o uso de ferramentas práticas na promoção de adaptações neurais em casos de dor, lesão ou na melhora da aprendizagem motora e da performance.

Módulo 3:
- Entender as características do desenvolvimento da criança nos aspetos motores, cognitivos e emocionais;
- Correlacionar desenvolvimento biológico e ambiente;
- Experienciar testes psicomotores;
- Planear e avaliar (na proposta do programa Céu) quais os estímulos mais adequados ao desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Módulo 4:
- Entender a dor como um fenómeno multifatorial, e quais as estratégias que podemos utilizar para reduzir e/ou prevenir quadros álgicos;
- Perceber quais as adaptações que ocorrem após uma lesão e como reabilitar/treinar tendo em conta as mesmas;
- Entender os processos que se relacionam com o domínio do comportamento motor;
- Identificar e relacionar fatores de desenvolvimento relacionados com o amadurecimento motor.
- Entender e aplicar na prática o método “Matriz MVF”.

Módulo 5:
- Entender quais as caraterísticas biomecânicas e fisiológicas relacionadas com a respiração;
- Entender qual a importância da respiração no movimento humano e qual a sua relação com a estabilidade da coluna;
- Identificar a relação sinérgica existente entre diafragma e pavimento pélvico;
- Perceber quais os défices funcionais e fisiológicos que caracterizam algumas patologias respiratórias;
- Conhecer vários exercícios (Set Terapêutico) que têm como objetivo primordial a melhora da respiração;

Módulo 6:
- Entender quais os fundamentos e funções da assimetria no movimento humano;
- Percecionar que o ser humano é capaz de exibir diferenças funcionais e estruturais intra e inter-indivíduos;
- Entender quão baseada na evidência é a temática da periodização;
- Analisar de forma crítica e abrangente a evidência científica referente à temática dos alongamentos e da flexibilidade: do CAE às três dimensões do alongamento, passando pelos seus efeitos no aquecimento e no retorno à calma;
- Identificar a relação privilegiada existente entre perceção e ação no movimento humano e na tomada de decisão.

Módulo 7:
- Reconhecer aspetos relacionados com assimetrias potencialmente lesivas;
- Identificar défices funcionais de movimento e correlacioná-los com défices sensoriais, vias fasciais, défices de controlo motor e/ou défices de aprendizagem;
- Saber quais e como aplicar um variado número de testes para melhor avaliar a qualidade da motricidade do seu aluno;
- Experienciar e aplicar o método “Animae 500”.

Módulo 8:
- Identificar características relacionadas com cronobiologia do indivíduo;
- Reconhecer o sistema metabólico originário dos ritmos circadianos;
- Identificar quais os fatores cronobiológicos que interferem em questões como força, tempo de reação, atenção, entre outras;
- Entender quais as tarefas motoras mais adequadas para a reabilitação e treino de pacientes/alunos com Parkinson, Diabetes, doenças cardíacas e AVC;
- Construir um programa de treino/reabilitação adequado às características da 3.ª idade;
- Identificar quais e de que forma podemos ofertar estímulos motores e sensoriais para estimular o desenvolvimento do bebé - proposta MVF BB Care.

Módulo 9:
- Desenvolver uma compreensão detalhada sobre os conceitos de postura e controlo postural;
- Estimular o pensamento crítico sobre reeducação postural;
- Compreender possíveis défices posturais da coluna vertebral;
- Construir, com base na metodologia MVF, orientações para prescrição de exercícios e programas posturais.

Módulo 10:
- Identificar quais as caraterísticas estruturais e funcionais do tecido fascial;
- Entender os mecanismos de mobilização neural, quais as manobras utilizadas nesta técnica e quais as respostas motoras e sensoriais que decorrem da sua aplicação;
- Perceber quais os mecanismos fisiológicos e neurais subjacentes ao treino excêntrico;
- Entender quais os cuidados a ter na aplicação do treino excêntrico;

Módulo 11:
- Elaborar um sistema de ação e coleta de dados;
- Projetar programas motores utilizando ferramentas tecnológicas;
- Identificar e saber como utilizar motivadores extrínsecos e motivadores intrínsecos;
- Entender quais as vantagens e desvantagens do uso dos jogos e de cognitronics;
- Entender de uma forma global e integrada de que forma a fadiga limita o desempenho motor;
- Uma nova visão sobre o papel do lactato.

Módulo 12:
- Identificar desvios estruturais através de métodos dinâmicos;
- Entender as relações de alavancas existentes no corpo humano;
- Relação de ações de movimento e conjuntos integrados sinérgicos;
- Reconhecimento anatómico pela técnica de anatomia palpatória.

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Módulo 1 (Marcus Vinícius Gomes)
- Aspetos morfo-funcionais do desenvolvimento;
- Unidades sensoriais e processos cognitivos e percetivo-motores;
- Nova citoarquitetura cerebral;
- Sistemas neuroendócrinos e a sua relação com o movimento;
- Método MVF: circuito (componente prática).

Módulo 2 (Tiago Rocha)
- Aprendizagem Motora:
a) Estruturas e processos neurofisiológicos envolvidos na Aprendizagem Motora;
b) Interferência contextual, aprendizagem diferencial, aprendizagem implícita, explícita e autorregulada como ferramentas de melhoria da aprendizagem;
c) O papel da aprendizagem no contexto desportivo, na reabilitação e no treino;
d) Adaptações neurais decorrentes da aprendizagem motora e a sua relação com o treino de força.
- Controlo Motor:
a) Neurofisiologia e neuromecânica do controlo motor;
b) Teoria dos Sistemas dinâmicos;
- Óculos Estroboscópicos, Motion Guidance, Terapia de Espelho, Kit Agilidade, Motor Imagery: implícita e explícita (componente prática).

Módulo 3 (Flávia Albuquerque)
- Psicomotricidade e suas relações com a vida adulta;
- Desenvolvimento infantil sob o ponto de vista socioeconómico;
- Défices motores na visão psicomotora;
- Psicomotricidade expressiva, executiva e impressiva;
- Método CÉU;
- Método MVF: Rallie (componente prática).

Módulo 4 (Marcus Gomes e Tiago Rocha)
- Ontogénese e desenvolvimento humano e as suas relações com a aprendizagem motora;
- Dor:
a) Abordagem Biopsicossocial;
b) Adaptações neurais resultantes de quadros álgicos.
- Adaptações neurais após lesão:
a) Alterações corticais;
b) Identificação de défices funcionais e aplicação de estratégias de treino/reabilitação para a geração de adaptações positivas.
- Método MVF Matriz (componente prática).

Módulo 5 (Carolina Freitas)
- Sistema respiratório:
a) Fisiologia e biomecânica dos músculos respiratórios e a sua relação com os laços fasciais;
b) Respiração e motricidade humana;
c) Respiração e estabilidade da coluna;
d) Respiração e incontinência urinária;
e) Patologias respiratórias.
- Método MVF: Set terapêutico (componente prática).

Módulo 6 (José Afonso Neves)
- Movimento humano:
a) Assimetria;
b) Variabilidade intra e inter-individual.
c) Periodização do treino: paradigmas pós-periodização.
- Mobilidade, flexibilidade e alongamento:
a) Ciclo encurtamento-alongamento (CAE);
b) As três dimensões do alongamento;
c) Aquecimento e retorno à calma.
- Velocidade de reação, tomada de decisão e acoplamento perceção-ação;
- Reconceptualização das capacidades motoras;
- “Homo Demens” – releitura da história e dos nacionalismos.

Módulo 7 (Marcus Vinícius Gomes)
- Sistema de avaliação física e funcional;
- Identificação de défices funcionais e a sua correlação com aspetos fasciais, motores, cognitivos ou sensoriais;
- Elaboração de propostas de treino/reabilitação adequadas a défices funcionais identificados;
- Método MVF: Animae 500 (componente prática).

Módulo 8 (Flávia Albuquerque e Marcus Gomes)
- Cronobiologia:
a) Ritmos biológicos e suas correlações com o treino;
b) Factores cronobiológicos que interferem na Força:
- Treino para grupos especiais: patologia cardíaca, AVC, Parkinson, Diabetes;
- MVF BB Care – desenvolvimento biológico e funcional do bebé;
- A importância das capacidades condicionais e informacionais na 3ª idade.

Módulo 9 (Marcus Vinícius Gomes e Edilene Dantas)
- Postura:
a) A visão da MVF;
b) Abordagem biopsicossocial;
c) ATM e Postura;
- Controle Postural:
a) Relação com a neurofisiologia: sistema vestibular e visão;
b) Importância da base de suporte na manutenção do equilíbrio;
c) Características e mudanças do controlo postural nas diferentes etapas: criança, adolescente, adulto e idoso.
- Coluna Vertebral: abordagem diante das mudanças funcionais e/ou estruturais;
- Ergonomia: da prevenção da lesão à melhoria da performance laboral diante das mudanças;
- MVF Pilates: a reeducação postural através do movimento integrado.

Módulo 10 (Marcus Vinícius Gomes e Tiago Rocha)
- Fáscia: anatomia e características fundamentais do tecido miofascial;
- Mobilização neural:
a) Biomecânica do sistema nervoso e sua relação com o movimento;
b) Quadro álgico, dermátomos e miótomos;
c) Transdução muscular e relação com o Sinergismo muscular.
- Treino Excêntrico:
a) Adaptações neurais e fisiológicas;
b) Titin and “The Winding Theory”;
c) Adaptações positivas e precauções a ter em consideração.

Módulo 11 (Marcus Gomes e Tiago Rocha)
- Gamification:
a) Da aprendizagem motora à reabilitação;
b) Biofeedback;
c) Como os jogos podem ser usados na promoção e controlo da saúde;
d) Cognitronics: vantagens e desvantagens da tecnologia.
- Fadiga:
a) Diferença entre fadiga central e fadiga periférica;
b) A fadiga como uma emoção?

Módulo 12 (Marcus Vinícius Gomes)
- Biomecânica Funcional;
- Sistemas poligonais;
- Anatomia palpatória: sistemas de identificação anatómica.
- Método MVF: Set de performance.

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Sem informação
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.

Formação homologada pelo Instituto do Desporto e Juventude (IDP, I. P) para efeitos da renovação de cédula (PROCAFD/TEF e DT) com 33.6 Unidades de Crédito Presenciais.

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

15%
na inscrição
7,08%
até 02.10.2020
7,08%
até 06.11.2020
7,08%
até 11.12.2020
7,08%
até 08.01.2021
7,08%
até 12.02.2021
7,08%
até 05.03.2021
7,08%
até 02.04.2021
7,08%
até 21.05.2021
7,08%
até 11.06.2021
7,08%
até 09.07.2021
7,08%
até 03.09.2021
7,08%
até 08.10.2021

Notas

Inclui coffee-break (água, chá e café) + certificado + 33.6 UC (PROCAFD/TEF e DT)

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Marcus Vinicius

Licenciado em Educação Física e Fisioterapia, com pós-graduação em cronobiologia e fisiologia do exercício. Marcus Vinicius tem ainda um MBA em Marketing e encontra-se a frequentar doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires. É o criador da Sociedade Brasileira do Movimento Inteligente (SBMI) e da metodologia Motricidade Voluntária Funcional (MVF). Ex-fisioterapeuta da selecção brasileira de Judo e autor de inúmeros livros sobre movimento funcional.

Tiago Rocha

Tiago Carvalho Rocha é licenciado em Desporto - Treino Desportivo de Alto Rendimento e mestre em Educação Física, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Detém uma pós-graduação em Reabilitação Neurológica na Lesão Encefálica Adquirida, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. É ainda Certificado e Master Trainer em Functional Movement Screen. Cumula a função de Coordenador Científico da área do Exercício da Master Science Lab, com a docência do curso Neurofisiologia do Movimento e Metodologia Motricidade Voluntária Funcional – MVF. É Personal Trainer nos espaços Ginásio Breathe Sport Fitness e Inspire Studio. É co-autor do artigo “A systematic review of meta-analyses comparing periodized and non-periodized exercise programs: why we should go back to original research”, publicado na revista Frontiers in Physiology, e co-autor do livro “Asymmetry as a Foundational and Functional Requirement in Human Movement: From Daily Activities to Sports Performance”, publicado na revista Springer.

Flávia Albuquerque

Licenciada em Educação Física (UFRJ) e pós-graduada em fisiologia do exercício (UGF). Flávia Albuquerque é psicomotricista e docente da metodologia MVF no Brasil e a nível internacional. Criadora do Método CEU.

Carolina Freitas

Fisioterapeuta e pós-graduada em fisioterapia ortopédica, com quase 20 anos de experiência em prática clínica privada. A frequência de numerosos cursos complementares como RPG, Anatomy Trains, MVF, estabilização segmentar vertebral, Mulligan, entre outros, permitiram a Carolina Freitas o desenvolvimento da sua própria técnica de avaliação, diagnóstico e atendimento que actualmente ensina no Brasil e a nível internacional.

José Afonso Neves

Com um percurso académico invejável – Licenciado em Desporto e Educação Física, Mestre em Treino de Alto Rendimento Desportivo, Doutorado em Ciências do Desporto e Pós-Doutorado no âmbito do Coaching Desportivo e Periodização – foi no Voleibol que José Afonso iniciou o seu percurso. De atleta a treinador e selecionador nacional, são vários os títulos nacionais e regionais que se poderiam destacar. Actualmente, partilha o seu extenso conhecimento enquanto docente e investigador da FADEUP e formador em Cursos de Treinadores de Voleibol (Graus 1, 2 e 3).

Edilene Dantas

Fisioterapeuta, licenciada em Educação Física e pós-graduada em reabilitação do exercício físico (FMUP), Edilene Dantas certificou-se em MVF em 2011. Pelo impacto que esta formação exerceu na sua prática, Edilene criou com Marcus Vinicius o método MVF postural. Tem formação complementar no autêntico método Pilates.

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1. Vai conhecer novos sistemas de integração de movimento;
2. Conseguirá reavaliar o que foi avaliado em sistemas de movimento;
3. Vai conseguir realizar um diagnóstico diferenciado;
4. Vai conseguir criar melhores planos de treino;
5. Vai adquirir conhecimento sobre sistemas de adesão à saúde.
CERTIFICAÇÕES E APOIOS
Certificado 1 - Master Science Lab
Certificado 2 - Master Science Lab

Formação Complementar

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Curso Kinetic Control - The Movement Solution

FORMADOR Pablo Marinho, Michal Hadala

Curso completo. Estratégias da neurociência. Diagnóstico e classificação da lesão. Análise da eficiência do controlo do movimento.

FORMADOR Ryan Foley

Neurologia aplicada. Pain neuromatrix. Neurotag reconditioning. Neuro-balancing movements. Input integration strategies. Kinetic Flow.

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